Residência M&J / Atelier Paralelo

Residência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, CadeiraResidência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, SofáResidência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, VigaResidência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, DormitórioResidência M&J / Atelier Paralelo - Mais Imagens+ 13

Brasilia, Brasil
  • Arquiteto Líder: Thiago de Andrade e Manoel Fonseca
  • Desenhos: José Henrique Freitas e Raquel Vitória
  • Imagens: Gustavo Santos
  • Equipe Projeto: José Henrique Freitas
  • Execução Da Obra: construção a cargo do cliente
  • Cidade: Brasilia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Exterior
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Da implantação, as surpresas. O projeto para esta residência em condomínio bucólico nasce da intenção de atender as demandas do casal no sentido de se manter a vista predominante para oeste e noroeste, elevando-se em posição de mirante.

Residência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira
© Joana França

As análises de custo e implantação feitas no local, criaram a possibilidade de a casa se assentar no terreno e se apresentar como uma casa térrea que revelasse, aos poucos, a riqueza de espaços distintos no jogo de platôs que o trabalho com o terreno sugeriu. Assim, entra-se por um pátio caracterizado pela horizontalidade, marcado por pórtico artístico delimitador que revela tensões acerca do equilíbrio e da sutileza dos enquadramentos, para, em seguida, descer rumo a uma porta dupla pivotante de grandes dimensões.

Residência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Joana França

Nessa descida de pouco mais de um metro, é criada uma ampla sala longilínea, de pé-direito alto, com um mezanino em meio nível que abriga também funções sociais, como TV, atelier e um possível escritório. A cozinha, situada abaixo desse mezanino e mais protegida em pé-direito simples, encontra-se noventa centímetros abaixo do piso do estar, criando bancada em nível com o piso dessa sala.

Residência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Joana França
Residência M&J / Atelier Paralelo - Imagem 16 de 18
Planta Térreo
Residência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Joana França
Residência M&J / Atelier Paralelo - Imagem 18 de 18
Corte
Residência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá
© Joana França

No eixo longitudinal central encontram-se ambas as escadas, uma para a ala reservada dos quartos e as outras para subir da cozinha à sala e desta para o mezanino. Todos os cômodos com abertura para a fachada oeste têm saída direta para deques escalonados que denotam toda a movimentação da implantação e o trabalho com a topografia original. Esses espaços além de servirem como lazer e transição para a piscina, também conformam extensões de uso, especialmente debaixo da marquise que cria uma varanda. Defronte à cozinha, sob essa cobertura, cria-se um pequeno recanto para uma mesa que mantém a pessoa sentada com os olhos paralelos à água da piscina em raia.

Residência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa
© Joana França

Portanto, os esforços resultantes do trabalho com o terreno surgidos da necessidade de criação de uma casa prioritariamente térrea, acabam por ensejar percepções distintas baseadas no movimento do sujeito no espaço, causando surpresas e modificando a recepção a partir da reversão das expectativas de quem a mira da rua.

Residência M&J / Atelier Paralelo - Fotografia de Exterior
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência M&J / Atelier Paralelo" 15 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010982/residencia-m-and-j-atelier-paralelo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.