Casa Marcela / Erbalunga estudio

Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de ExteriorCasa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Cadeira, Pátio, AidoCasa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de InterioresCasa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraCasa Marcela / Erbalunga estudio - Mais Imagens+ 14

Toledo, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Arminda Espino, Rubén Rodríguez.
  • Equipe: Marta Tobio
  • Cidade: Toledo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Exterior, Tijolo, Aido, Pátio
© Iván Casal Nieto
Casa Marcela / Erbalunga estudio - Imagem 16 de 19
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Exterior
© Iván Casal Nieto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta edificação está localizada em um bairro de Toledo, Espanha. Um lugar caracterizado por suas poucas precipitações, baixas temperaturas no inverno e altas no verão. Um local onde a vida social e a vida familiar se separam no limiar de entrada de cada casa, e que ganha especial importância no seu interior. A maioria dos nossos projetos são desenvolvidos a partir da busca pela luz. No entanto, quando recebemos este projeto de uma casa com pátio em Toledo, o processo de desenho foi baseado na busca pela sombra, luz filtrada e áreas de penumbra.

Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Cadeira, Pátio, Aido
© Iván Casal Nieto
Casa Marcela / Erbalunga estudio - Imagem 17 de 19
Planta - Térreo
Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Exterior
© Iván Casal Nieto

A residência é apresentada como um conjunto de construções articuladas em torno de um pátio, de acordo com a disposição tradicional do local. Cada uma dessas construções oferece aos seus habitantes diferentes possibilidades de uso e realização pessoal. O conjunto inclui (residência principal, pátio, espaço com pórtico de acesso, ateliê para artista, módulo de hóspedes, fogão à lenha para comemorações, lavanderia).

Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Iván Casal Nieto
Casa Marcela / Erbalunga estudio - Imagem 18 de 19
Corte
Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Cadeira, Pilar
© Iván Casal Nieto

Externamente, são preservadas as características da arquitetura vernacular espanhola, paredes espessas, pouco perfuradas, que configuram o limite da rua e criam uma barreira em relação à vida interior. Mas no pátio, essas paredes se transformam em peles muito mais permeáveis, leves, dotadas de grande eficiência e que conseguem entrelaçar referências visuais por meio do vazio e entre os diferentes cômodos.

Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Iván Casal Nieto
Casa Marcela / Erbalunga estudio - Imagem 19 de 19
Corte
Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Interiores
© Iván Casal Nieto

O pátio é configurado como o epicentro social da residência. Nesse espaço interno descoberto, é possível permanecer ou acessar cada um dos diferentes cômodos. O elemento principal, a residência, atua como um pano de fundo através de uma pele cerâmica permeável, que além de conferir privacidade, também atua como elemento de controle solar, tão importante nessas latitudes. Dessa forma, é possível obter o controle luminoso das residências tradicionais sem perder a conexão com seu espaço exterior privado.

Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Iván Casal Nieto

Foram utilizados materiais próprios da região, buscando homogeneizar a paleta de cores. O uso de tijolos em espinha de peixe gera suaves declives que escoam a água da chuva, mas quando estiverem secos, configuram um espaço exterior contínuo com o interior; tijolos cerâmicos "semi manuais" nas novas fachadas dialogam com as antigas; peças cerâmicas em tons ocre nos pisos e paredes internas com texturas são muito mais suaves e fáceis de limpar.

Casa Marcela / Erbalunga estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Iván Casal Nieto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Marcela / Erbalunga estudio" [Casa Marcela / Erbalunga estudio] 18 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010860/casa-marcela-erbalunga-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.