Casa em San Sebastián / proyecto triangular

Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoCasa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Exterior, FachadaCasa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Interiores, Dormitório, Fachada, Janela, VigaCasa em San Sebastián / proyecto triangular - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos Responsáveis: Becerro, Flavio. Fernández Mauro, Gimenez Guadalupe, Mulet Marcelo
  • Equipe De Projeto: D’amico Lucas, Marino Micaela, Seguil Ezequiel
  • Cidade: Zelaya
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Exterior, Fachada
© Javier Agustín Rojas
Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Imagem 16 de 27
Axonométrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um bairro fechado em pleno desenvolvimento, na cidade de Pilar, Província de Buenos Aires. Entendemos que uma casa é uma comunidade de espaços que dialogam uns com os outros, podendo dar lugar a diversos modos de habitar.

Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Exterior, Fachada
© Javier Agustín Rojas
Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Imagem 17 de 27
Planta

A premissa que define o projeto é a do genérico, do repensar os modos de habitar e como essa condição dialoga com uma arquitetura contemporânea. Sua organização térrea propõe uma ala social e uma ala íntima, separando as atividades domésticas.

Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Javier Agustín Rojas
Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Imagem 18 de 27
Corte

A autonomia dos serviços, independentes do perímetro, define um núcleo de apoio, responsável por condensar os equipamentos, os espaços de armazenamentos e os banheiros, concebidos não como móveis, mas como objetos capazes de serem acessados em todas as suas faces e que, consequentemente, liberam o restante do espaço para uma ocupação flexível ou estática, dependendo das atividades que suportam.

Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Exterior, Fachada
© Javier Agustín Rojas
Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Imagem 20 de 27
Corte

A casa é dimensionada a partir de uma unidade mínima dentro das normas estabelecidas pelo bairro em coincidência com a solicitação do cliente, definida em 120m2 cobertos e 80m2 semicobertos. É projetada a partir de um equilíbrio entre espaços privados e comuns, com uma proposta flexível, configurações extensíveis, e sem hierarquias ou distinções.

Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Interiores, Viga
© Javier Agustín Rojas
Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Imagem 19 de 27
Corte

A condição interna propõe uma homogeneidade espacial entre os programas compatíveis, tanto os de maior privacidade quanto aqueles que abrigam as atividades coletivas da casa. Essa atenção é articulada por uma série de espaços externos concebidos como paisagens graduadas de acordo com as atividades próprias das ocupações da habitação, permitindo transições reguladas de frente para trás.

Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Interiores
© Javier Agustín Rojas
Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Imagem 21 de 27
Axonométrica Interna

O desafio foi pensar uma habitação em termos sistemáticos e racionalizados, sustentando uma linguagem doméstica e contemporânea, acima de um método tradicional, estudando as lógicas próprias dos elementos.

Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Javier Agustín Rojas
Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Imagem 23 de 27
Axonométrica Interna

A concepção do projeto foi, então, híbrida, estudada como um modelo entendido como célula, que, estruturalmente, se materializa com painéis de steel frame, complementando-se no telhado com vigas de madeira, configurando um módulo compatível com as placas de rocha de gesso que consolidam o paramento para o interior simultaneamente com as placas fenólicas que reforçam o telhado e operam como forro. Para o lado de fora, a parede é construída com tijolos, mediando algumas oportunidades onde a madeira também se torna protagonista.  

Casa em San Sebastián / proyecto triangular - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Javier Agustín Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zelaya, Província de Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa em San Sebastián / proyecto triangular" [Casa en San Sebastián / proyecto triangular] 15 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010616/casa-em-san-sebastian-proyecto-triangular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.