Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Exterior, BancoCasa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de InterioresCasa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Interiores, DormitórioCasa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Mais Imagens+ 21

  • Arquiteto Responsável: Yang Hyunjun
  • Equipe De Projeto: Kim Leesun, Moon Soyoung, Eim, Hyunsun
  • Cidade: Cheju
Mais informaçõesMenos informações
Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Exterior
© Yoon Joonhwan

Um refúgio tranquilo na floresta: a arquitetura que se torna parte de Gotjawal. As florestas de Gotjawal na Ilha de Jeju evocam memórias encantadoras ao longo das quatro estações. Frequentemente considerado como o "pulmão" de Jeju, Gotjawal é composto por uma floresta de lava que mantém sua exuberante vegetação verde o ano todo. Gotjawal designa uma área onde a lava altamente viscosa se separa em grandes e pequenos fragmentos rochosos durante erupções vulcânicas, resultando em um terreno topográfico irregular (凹凸). Eventualmente, esse processo leva ao estabelecimento de uma floresta onde árvores, cipós e várias vegetações se misturam. O termo "Got-Jawal" é uma palavra composta, originada de duas palavras do dialeto de Jeju: "got", que significa floresta, e "jawal", que se refere a arbustos emaranhados e desordenados no dialeto local.

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Exterior
© Yoon Joonhwan

Gotjawal já foi considerada uma área abandonada e subdesenvolvida, em grande parte devido à sua impraticável agricultura em seu entorno. No entanto, desde então, tem recebido atenção como uma região de grande valor de conservação para recursos naturais e ecossistemas, principalmente devido à preservação meticulosa de seu ambiente natural. Essa mudança de perspectiva tem gerado um aumento nos projetos residenciais privados que oferecem B&B (acomodação com café da manhã) seguindo os códigos de construção. Nos últimos anos, tanto os residentes quanto os recém-chegados, encantados pela beleza e valores intrínsecos de Jeju, têm se esforçado dedicadamente para encapsular as paisagens naturais da ilha e sua cultura distinta em seus empreendimentos arquitetônicos. Esse esforço busca capturar as sensibilidades básicas dos humanos no projeto arquitetônico.

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Exterior, Banco
© Yoon Joonhwan

O retiro "Seon Heul Sup" foi projetado como um espaço onde as pessoas podem se envolver completamente na esplendor natural da Ilha de Jeju, abraçando suas colinas, mares, ventos e céus noturnos. A visão do cliente transmitiu esse conceito, pois eles tinham como objetivo criar uma pequena casa ideal para uso como uma pousada B&B. O alojamento "Seon Heul Sup" está situado contra o pano de fundo do Albam Oreum e de uma floresta pitoresca ao norte de Seonheul-ri. Está localizado na região montanhosa de Jeju, perto de Gotjawal, onde a luminosidade suave das lanternas de pesca e o brilho das estrelas no céu noturno se engajam em um diálogo sutil com o horizonte distante. A residência "Seon Heul Sup" é uma casa aconchegante de dois andares, com um primeiro andar com um quarto, uma cozinha, uma sala de estar, um quarto versátil e um banheiro. No segundo andar, você encontrará outro quarto e um banheiro. A casa tem um design aberto que harmoniza com seu entorno natural. Os espaços interiores e exteriores são cuidadosamente planejados para oferecer privacidade, permitindo que a área interna se estenda perfeitamente para o quintal da frente.

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Yoon Joonhwan
Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Imagem 19 de 26
Planta - Primeiro Piso
Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto, Viga
© Yoon Joonhwan

Na área da cozinha, no lado leste do prédio, buscamos criar uma sensação de amplitude ao oferecer uma conexão visual com a paisagem de Gotjawal. Incluímos escadas externas e uma parede de concreto exposta voltada para a estrada para criar um fluxo vertical natural semelhante ao fluxo do vento. Essas escadas externas servem como elementos verticais projetados para ajudar os ocupantes a apreciar completamente a beleza dos arredores naturais de Jeju, ao mesmo tempo em que funcionam como uma extensão do muro de limite da propriedade, mantendo a privacidade de observadores externos. Esses elementos de design têm a intenção de otimizar a experiência para os moradores e gerentes de propriedades. Ao entrar pelo espaço exterior do térreo e subir as escadas externas de concreto exposto, você será recebido pelas vistas refrescantes das cores e humores sempre em mudança do "Seon Heul Sup" que variam com as estações.

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Yoon Joonhwan
Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Imagem 25 de 26
Corte 01

Temos uma janela de vidro do chão ao teto que se abre para uma vista incrível das florestas de Gotjawal na frente da casa, e a estrutura é um espaço amplo e alto em forma de telhado em água-furtada com uma altura de piso de 6m. A linearidade dos espaços interiores no primeiro andar pode ser acentuada por Miseogimun, a porta de correr dupla com janelas e padrões de papel tradicionais que servem como divisórias temporárias. O retiro "Seon Heul Sup" está pacificamente situado em um local sereno onde você pode desfrutar de vistas das florestas de Gotjawal de qualquer janela que abrir. Ele se integra sem esforço em seu entorno natural com um senso de escala bem proporcionado.

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Yoon Joonhwan
Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Imagem 20 de 26
Planta - Segundo Piso

Quando você sai pela janela frontal do primeiro andar, com dois andares de altura, conectada ao quarto, a jacuzzi aberta e a área de relaxamento criam uma conexão perfeita com a natureza. Esse espaço de jacuzzi aberta, inserido no abraço dos arredores naturais, oferece aos visitantes uma experiência única de cura na floresta. Permite que eles aproveitem as águas termais enquanto contemplam o céu, proporcionando um momento especial de relaxamento e rejuvenescimento, especialmente para os habitantes urbanos em busca de um refúgio de suas vidas agitadas. Pela manhã, ao despertar, a luz natural banha suavemente o espaço através do teto e das paredes. A iluminação suave e indireta realça o ambiente quando a noite chega, adicionando ao encanto do retiro.

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Pia, Janela, Viga
© Yoon Joonhwan

Temos o quarto no andar superior, a sala de estar no andar inferior e a cozinha situada aproximadamente 600 mm abaixo do nível. As funções espaciais se dividem naturalmente aproveitando os diferentes níveis do terreno. A cozinha, um espaço tranquilo preenchido pelos sons reconfortantes da natureza, oferece uma sensação elevada de tranquilidade psicológica semelhante a estar dentro do abraço acolhedor da natureza. Se você fechar os olhos suavemente e ouvir atentamente, notará os belos sons da natureza que podem ter passado despercebidos anteriormente: o canto dos pássaros, o sussurro do vento e o farfalhar das folhas. Nosso objetivo foi tornar a área da cozinha, parcialmente afundada e integrada com a floresta, ainda mais encantadora através de sua abertura horizontal em direção a "Gotjawal".

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yoon Joonhwan

A cozinha no primeiro andar reflete a forma funcional de cada espaço de uma casa com telhado de palha, uma casa tradicional da Ilha de Jeju. Ela incorpora elementos como o "Chatbang" (uma pequena área de jantar de madeira localizada entre a cozinha e a sala de estar) e o "Gulmuk" (uma fogueira usada para aquecimento do ambiente) dentro de "Jeongji", a cozinha tradicional de Jeju, que tem uma divisão espacial de funções semelhante que pode ser adaptada aos estilos de vida modernos e o "Gulmuk" é posicionado cerca de 600 a 700 mm abaixo do nível do Chatbang. Minha experiência de infância de crescer na casa da minha avó me permitiu incorporar naturalmente o layout da cozinha Jeongji de Jeju, aproveitando a diferença de nível no local planejado. É por isso que o espaço tem um lugar especial no meu coração, me fazendo sentir especialmente ligado a ele.

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Exterior, Janela
© Yoon Joonhwan

A natureza de Jeju representa nossos sonhos, esperanças e uma fonte de alegria profunda. Como uma mãe acolhedora, a floresta nos fornece generosamente, estendendo seus braços largos para nos abraçar calorosamente. As profundezas enigmáticas da floresta escura e as vistas intocadas de Gotjawal mantêm seu senso de maravilha. Com um profundo respeito pela manutenção da ordem natural, a abraçamos e acalmamos delicadamente. Criamos um refúgio aconchegante escondido em Seonheul-ri, transformando matérias-primas em algo novo. O retiro "Seon Heul Sup" é um testemunho de nosso compromisso de não esquecer que a arquitetura e as pessoas são partes integrantes da Mãe Natureza no processo criativo de moldar algo a partir do nada.

Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yoon Joonhwan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Seon Heul Sup / SOHUN Architects & Planners" [Seon Heul Sup House / SOHUN Architects & Planners] 13 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010612/casa-seon-heul-sup-sohun-architects-and-planners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.