Restaurante Joomak / NOMAL

Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Exterior, JanelaRestaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Madeira, Janela, Viga, CadeiraRestaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Mesa, Cadeira, VigaRestaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaRestaurante Joomak / NOMAL - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: NOMAL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  104
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roh Kyung
  • Arquitetos: Minyuk Chai, Bokki Lee, Seyeon Cho, Eungyo Lee
  • Construção Civil: Nam-A
  • Cidade: Jeonju-si
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roh Kyung

Descrição enviada pela equipe de projeto. A centralização da área metropolitana, o desenvolvimento de novas cidades locais, mudanças na estrutura industrial e o declínio populacional têm contribuído para a deterioração das pequenas cidades que, em tempos passados, prosperavam. A regeneração e revitalização de uma cidade decadente não se limitam apenas aos investimentos e políticas do governo local; empresas privadas também estão participando, e o interesse dos residentes está aumentando. No âmbito dessas iniciativas, 'MBC Empty House 3' representa uma parceria comercial público-privada entre a cidade de Jeonju, uma empresa privada e uma estação de televisão, buscando abordar as favelas em Palbok-dong, Jeonju, na Coreia.

Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Exterior
© Roh Kyung
Restaurante Joomak / NOMAL - Imagem 25 de 27
Planta - Primeiro andar - renovado
Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Cadeira, Viga
© Roh Kyung

Nos anos 1970, Palbok-dong era uma área industrial que representava Jeonju, experimentando uma onda de industrialização. Huvis, Munhwa Pencil e Jeonju Paper ainda estão localizadas em Palbok-dong. Com a abertura de fábricas durante o ressurgimento da manufatura, muitas pessoas migraram para Palbok-dong em busca de emprego. Atualmente, as fábricas de manufatura negligenciadas e as áreas residenciais abandonadas para os trabalhadores são testemunhos do passado de Palbok-dong. Do mesmo modo, Palbok-dong, que por muito tempo representou a história e a economia de Jeonju, não conseguiu evitar a rápida mudança na estrutura industrial doméstica, com a indústria manufatureira declinando nos anos 1990, deixando para trás fábricas abandonadas, poluição ambiental severa e tornando-se uma área negligenciada.

Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Madeira, Janela, Viga, Cadeira
© Roh Kyung

'MBC Empty House 3' escolheu quatro casas antigas e vazias em Palbok-dong. Quatro escritórios de arquitetura participaram da regeneração dessas casas de maneiras semelhantes, e 'Joomak' é um deles. O início do projeto envolveu os conceitos de hanok, publicidade e restaurante. Joomak é um termo coreano para uma taverna tradicional e é um símbolo que poderia incorporar todos esses elementos. Joomak era um espaço comercial onde os viajantes descansavam e vizinhos se encontravam. Joomak possuía espaços internos para hospedagem e cozinha, enquanto os espaços externos tinham bancos chamados pyung-sang e mesas onde os hóspedes podiam descansar ou comer. O 'Joomak' de Palbok-dong, um pyung-sang, é parcialmente interno, tornando-o menos vulnerável às condições climáticas. De fato, diversos componentes de design transformam simbolicamente esse espaço interno em um espaço externo.

Restaurante Joomak / NOMAL - Imagem 19 de 27
Diagrama de Conceito e Realidade
Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Mesa, Cadeira, Viga
© Roh Kyung

Dado que as paredes externas eram de metal, a parede entre a cozinha e o salão também era de metal, e o material do telhado estava conectado ao teto interno, sugerindo que o salão interno era simbolicamente um espaço externo, como um Joomak tradicional. Além disso, a paisagem quebra a fronteira entre o interior e o exterior. O objetivo era garantir uma sensação de abertura visual em um espaço relativamente estreito e enfatizar o salão interno como um espaço externo. Ademais, o terreno vago adjacente foi convertido em um parque da vila, e o muro foi removido para eliminar a fronteira entre os dois locais. Isso permite que o Joomak tenha um jardim frontal mais proeminente, e o parque poderá utilizar as instalações do Joomak.

Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Janela
© Roh Kyung

As casas existentes nesse local estavam criticamente danificadas. Um hanok (casa tradicional coreana) e três casas com telhados e pisos desabaram, e as paredes se quebraram. Embora a estrutura superior do hanok fosse praticamente utilizável, a maior parte das bases estava apodrecida. Três casas foram consideradas inutilizáveis em uma inspeção de segurança estrutural. Entretanto, o projeto concentrou-se em preservar as trilhas existentes tanto quanto possível, pois é um edifício que existe na cidade há muito tempo, fazendo parte da paisagem da vila com várias memórias de Palbok-dong. No caso do hanok, o telhado foi cuidadosamente removido para evitar o colapso da estrutura existente, e a estrutura de madeira apodrecida foi reforçada envolvendo a parte inferior com metal e preenchida com concreto. Materiais modernos foram substituídos considerando a carga e o desempenho do telhado em vez de telhas tradicionais.

Restaurante Joomak / NOMAL - Imagem 23 de 27
Estratégia - Diagrama

O verdadeiro desafio foram as três casas. Embora tenham sido declaradas inutilizáveis, a intenção não era demolir e apagar todas as memórias de sua existência. Optou-se por manter as paredes existentes e construir novas por dentro exigia espaço de construção entre as novas e as antigas, reduzindo muito a área. A abordagem, portanto, foi deixar as paredes existentes para trás, elevar a casa pré-fabricada do lado de fora para o ar e encaixá-la. Houve muitas preocupações, já que esse método não havia sido tentado internamente, mas felizmente, a grua instalou com segurança a nova casa

Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© Roh Kyung
Restaurante Joomak / NOMAL - Imagem 27 de 27
Planta - Cobertura Renovada
Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Roh Kyung

Não deve ser um evento simples e único, mas a operação e a gestão subsequentes devem ser realizadas de maneira sistemática e apoiadas por políticas e orçamentos para conduzir à próxima fase de mudança. As comunidades de residentes existentes devem se beneficiar da regeneração urbana, coexistindo em vez de serem alienadas. Como arquitetos participantes, esperamos ver o desenvolvimento de Palbok-dong como uma vila viva de comunidades locais e distritos comerciais com menos casas vazias.

Restaurante Joomak / NOMAL - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Roh Kyung

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palbok-dong, Deokjin-gu, Jeonju-si, Jeollabuk-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Restaurante Joomak / NOMAL" [Joomak Restaurant / NOMAL] 09 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010582/restaurante-joomak-nomal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.