Museu Nacional da Marinha / Snøhetta

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de InterioresMuseu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de InterioresMuseu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores, EscadaMuseu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de InterioresMuseu Nacional da Marinha / Snøhetta - Mais Imagens+ 30

  • Diretor De Projeto: Lionel Dubois e Pierre Bortolussi
  • Cenografia Auditório: Scenevolution
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© Maxime Verret

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo por trás da renovação foi repensar a organização dos serviços dentro do museu, oferecendo aos visitantes e funcionários um ambiente funcional para trabalho, descoberta e intercâmbio.

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Arco
© Maxime Verret

O projeto do novo museu é caracterizado por formas curvas e circulares, em consonância com a geometria do volume existente e fazendo referência sutil ao movimento natural da água. Esse movimento arquitetônico dinâmico facilita a circulação e a conectividade entre os espaços e encoraja uma interação mais fluida.

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Imagem 25 de 35

O Musée National de la Marine é a principal instituição francesa totalmente dedicada à história marítima do país e abriga uma importante coleção de pinturas, modelos e artefatos marítimos. 

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores
© Maxime Verret

Ele está localizado no histórico Palais Chaillot, que foi construído em 1878 e posteriormente reestruturado pelos arquitetos Carlu, Boileau e Azéma para a Exposição Mundial de 1937 e é protegido por seu status de patrimônio. Os arquitetos da h2o e Snøhetta trabalharam em conjunto na renovação do prédio, estabelecendo um diálogo próximo entre os estados sucessivos de construção e uma visão renovada e contemporânea do mundo marítimo e seus desafios. 

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Janela
© Maxime Verret

Uma jornada simplificada para os visitantes foi criada pela reabertura de uma escada histórica que remonta ao projeto original de 1878 e sua integração nos itinerários das exposições temporárias e permanentes. Esses mesmos espaços são pontualmente abertos para o mundo exterior, em consonância com o objetivo duplo de reconstituir os volumes do projeto de 1937 e ancorar o museu no ambiente circundante. 

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Arco, Pilar
© Maxime Verret

O escritório responsável pelo projeto museológico e expográfico Casson Mann criou uma experiência imersiva e acessível para os visitantes do Musée National de la Marine. Com uma visão de trazer o mar para Paris, a cenografia de Casson Mann evoluiu em resposta direta à escala extraordinária e à fluidez das galerias curvas originais do museu.

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores
© Maxime Verret
Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Maxime Verret

No museu renovado, os visitantes são guiados em uma jornada imersiva e intuitiva com várias possibilidades de caminhos. Assim como a maré, a nova experiência do visitante une elementos contemporâneos e existentes, contando a história dessa instituição prestigiosa com vitalidade renovada. A coexistência da arquitetura histórica e contemporânea leva a imaginação do visitante para além das paredes do museu, até as praias mais amplas e distantes.

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores
© Maxime Verret
Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores
© Maxime Verret

A visita começa na atmosfera íntima e tranquila do hall, imergindo progressivamente o visitante no mundo do museu antes de entrar no núcleo espaçoso e luminoso, a partir do qual se pode acessar diretamente os diversos serviços do museu, como espaço de exposição, restaurante, livraria e loja, salas de seminário e auditório.

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores
© Maxime Verret

O jogo de transparência revela as curvas graciosas da Galerie Davioud - inspirada em seu layout de 1937 - e permite vislumbrar as funções associadas aos mezaninos recém-criados, incluindo uma sala de imprensa, sala de associados e espaço de exposição. Uma parede dupla cria um espaço de transição funcional, abrigando dispositivos técnicos necessários para a instalação de exposições e o envoltório térmico.

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Escada
© Maxime Verret
Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores
© Maxime Verret

A escada reaberta simplifica a experiência do visitante, criando múltiplos caminhos possíveis entre os níveis da praça e do jardim. A posição do prédio, aninhado na encosta entre a Praça do Trocadero e os Jardins, é revelada por meio de aberturas pontuais na fachada e pela criação de um óculo no pavilhão final, estabelecendo uma conexão visual entre os dois níveis.

Museu Nacional da Marinha / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Maxime Verret

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:17 Pl. du Trocadéro et du 11 Novembre, 75116 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Nacional da Marinha / Snøhetta" [Musée National de la Marine / Snøhetta] 06 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010576/museu-nacional-da-marinha-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.