Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo

Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, JanelaHabitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, FachadaHabitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaHabitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaHabitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Mecanoo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4050
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ethan Lee
Mais informaçõesMenos informações
Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, Janela
© Ethan Lee

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma iniciativa inovadora, a Mecanoo apresenta um projeto de habitação social inovador em Kaohsiung, simbolizando a primeira empreitada da cidade em soluções de vida comunitária. Este empreendimento não apenas aborda a necessidade urgente de moradia acessível, mas também enfatiza a importância dos espaços coletivos na melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. O complexo habitacional em Kaohsiung abriga 245 unidades entre 25 e 75 m2, projetadas para uma grande variedade de usuários, desde casais jovens até famílias com filhos, estudantes, idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ethan Lee
Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Imagem 29 de 29
Conceito

Uma mudança de paradigma na participação pública. No coração do projeto de habitação social da Mecanoo está uma abordagem sem precedentes para a participação pública. Ao contrário dos modelos convencionais, esse empreendimento coloca o poder de tomada de decisão diretamente nas mãos dos futuros moradores. Ao adotar uma estratégia inovadora, os usuários poderão definir ativamente os programas dentro dos espaços coletivos. Esse modelo participativo garante que as áreas comuns atendam precisamente às necessidades, preferências e aspirações da comunidade. 

Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Ethan Lee

Sky Park. Localizado entre a nova área verde e o bairro existente ao longo da ferrovia, o complexo habitacional será um projeto inaugural como parte de uma grande reurbanização urbana com edifícios de uso misto para toda a região. O terreno triangular define a forma dos dois prédios conectados por uma cobertura verde em torno do pátio, servindo como entrada para os moradores. 

Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ethan Lee
Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Ethan Lee
Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Imagem 24 de 29
Corte

Salas comerciais no perímetro do térreo geram vida nas ruas e ativam os espaços públicos ao redor do prédio. O volume leste abriga a maioria dos apartamentos, enquanto a torre oeste concentra-se no programa de uso misto, com instalações sociais e apartamentos. Distribuído em vários andares e conectado por terraços verdes, o "sky park" é um centro social aberto ao público, reunindo moradores e a comunidade local.

Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ethan Lee
Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ethan Lee

Fachada. Uma malha lúdica de elementos verticais e janelas cria ritmos variados na fachada. A profundidade entre a estrutura e as paredes exteriores fornece sombra e reduz o ganho de calor solar dentro dos apartamentos. Diferente da maioria dos blocos habitacionais em Taiwan, onde materiais de fachada são usados para cobrir paredes, pilares e lajes, a escolha da Mecanoo para esta habitação social é criar um contraste entre estrutura e paredes: azulejos cerâmicos verdes e brancos são usados para preencher a grade estrutural. Os azulejos coloridos, um material típico amplamente utilizado na arquitetura taiwanesa, se unem em uma composição lúdica para padronizar a identidade visual do Kaohsiung.

Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo - Fotografia de Exterior, Urbano
© Ethan Lee

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kaohsiung, Taiwan

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Habitação de Interesse Social Kaohsiung / Mecanoo" [Kaohsiung Social Housing / Mecanoo] 09 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010574/habitacao-de-interesse-social-kaohsiung-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.