Exposição “Paisagem Construída”

“Paisagem Construída”
Exposição de Ana Durães e Luiz Dolino abre dia 25 de novembro, em Lisboa

A exposição “Paisagem Construída”, que abre no dia 25 de novembro, em Lisboa, marca o encontro de dois artistas que têm se cruzado em diálogo assíduo nos últimos tempos, com exposições conjuntas em Madrid, Buenos Aires, São Paulo e agora em Portugal.
“Esta exposição que apresentamos em Lisboa é mais uma breve paragem neste caminho comum”, diz Ana Durães.

Ana Durães, nascida em Diamantina, Minas Gerais e Luiz Dolino, natural de Macaé, Rio de Janeiro, são, ambos, artistas com carreiras sólidas e viajadas. Os itinerários, as mudanças, os diferentes olhares que ambos foram experienciando levou-os a que a ideia de paisagem se tornasse um diário gráfico de memoria, um caderno mental de cores e formas.

Dolino apresenta regularmente o seu trabalho há mais de meio século em museus e galerias no Brasil e no estrangeiro, tendo mostrado a sua obra em mais de 40 países.
Ana Durães atravessa constantemente o Atlântico para viver cerca de meio ano em Lisboa e a outra metade entre o Rio, Minas Gerais e Petrópolis.
Em constante movimento, as paisagens e os artistas vão-se fundindo, fazendo nascer novas formas e cores, paletas botânicas que brotam para surpresa geral. São assim estas paisagens de geração espontânea, entre rios e avenidas, montanhas e museus, oceanos e cafés.
Luis Dolino desde cedo abraçou a expressão geométrica. É através dela que o artista constrói, comunica, aponta, sublinha e reflete. A pintura, geométrica na sua forma, e que poderemos ligar ao Movimento Concretista, parte de outras reflexões, matemáticas, musicais e poéticas e assim, no momento do estúdio, materializam-se em planos de cor e forma. O ponto torna-se linha, paisagem, poema e filme. Torna-se pintura. Por seu lado, Ana Durães trabalha imersa na natureza, fala com as plantas, é acarinhada pelos bichos e tem o estranho poder de chamar os pássaros que vêm comer na sua mão. Ana pinta como respira. A sua paleta é a paleta da natureza que a rodeia. A pintura que produz vem de dentro, do ponto onde tudo nasce, onde os riachos e as arvores são criadas. A mesma origem, a mesma fonte. Ana e Luiz, uma história feita de caminhos, uns empoeirados e irregulares, outros seguros e cosmopolitas.

Serviço
[A] SPACE
Arco Escuro, 6 - Lisboa (Campo das Cebolas)
Visitação: até dia 19 de janeiro de 2024


BIA SAMPAIO
(21) 98181-8351
www.briefcom.com.br
Rua Jardim Botânico N° 600 sl 507 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

  • Título

    “Paisagem Construída”
  • Tipo

    Inauguração de Exposição
  • Organizadores

    BEATRIZ LOPES SAMPAIO
  • De

    25 de Novembro de 2023 04:17 PM
  • Até

    19 de Fevereiro de 2024 12:00 AM
  • Onde

    [A] SPACE
  • Endereço

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição “Paisagem Construída”" 27 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010270/exposicao-paisagem-construida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.