Curso “Urbanismo Social e Segurança Pública”, do Laboratório Arq.Futuro de Cidades

Laboratório Arq.Futuro de Cidades lança curso sobre a segurança pública no Brasil´

Entre 30 de novembro e 2 de dezembro, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades, do Insper, ministrará o curso “Urbanismo Social e Segurança Pública”. As aulas acontecerão presencialmente na Vila Olímpia, São Paulo, com o intuito de abordar vários fatores relacionados ao tema, para que os participantes possam elaborar ideias de políticas de uma segurança pública eficiente e sustentável no Brasil.

O curso se baseia no contexto em que muitas cidades do país sofrem com o crime organizado e com as intervenções estaduais repressivas. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, o cenário nacional mantém a taxa de 3,2 mortes por 100 mil habitantes, decorrentes de intervenção policial (MDIP).

Ainda, no ranking deste ano do Índice Global do Crime Organizado (Ocindex), o Brasil ocupa o 22º. Em primeiro lugar, encontra-se o país asiático Myanmar, seguido da Colômbia, em segundo, e com o Paraguai em quarto. 

As aulas irão destacar como a segurança pública eficaz não pode ser obtida sem um programa de urbanismo social – e vice-versa. Com isso, além da identificação dos principais problemas sobre o tema no Brasil, os participantes estudarão iniciativas governamentais de urbanismo social que estão sendo implantadas não só em território nacional como também em outras regiões da América Latina.

Esses modelos permitirão que os alunos comparem os modelos, analisando as similaridades e as diferenças entre eles. As análises de casos serão acompanhadas pela observação de suas possibilidades e de seus riscos, além do aprofundamento das dinâmicas criminais brasileiras e de seus impactos no desenvolvimento do país.


----------------
Abordagens no curso “Urbanismo Social e Segurança Pública”


O curso organizado pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades pretende auxiliar os alunos a compreenderem o papel das cidades e dos estados na elaboração de políticas de segurança pública e de urbanismo social sistêmicas – capazes de gerar oportunidades inclusivas. 

Para isso, o corpo docente apresentará vários aspectos a serem levados em consideração ao desenvolver soluções para a crise de segurança pública no Brasil – especialmente em locais mais vulneráveis. Dentre os temas que serão abordados em classe estão: 

- Inclusão social;  

- Oferta qualificada de serviços;

- Educação;

- Saúde;

- Esgotamento;  

- Iluminação pública;

- Arruamentos;

- Equipamentos de uso coletivo;  

- Fomento à cultura, ao esporte e ao lazer;  

- Assistência jurídica e psicológica;  

- Qualificação profissional; 

- Empregos;

- Apoio às iniciativas de empreendedorismo.


------------------- 
Serviço – Urbanismo Social e Segurança Pública 

Local: Insper – Rua Quatá, 300, Vila Olímpia, São Paulo, SP.
Carga horária: 24 horas.
Início das aulas: 30 de novembro de 2023.
Fim das aulas: 2 de dezembro de 2023.
Horário: Quinta e sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 8h às 17h.
Inscrições abertas: https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/insper-cidades/urbanismo-social-e-seguranca-publica/
Encerramento das inscrições: 29 de novembro de 2023.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso “Urbanismo Social e Segurança Pública”, do Laboratório Arq.Futuro de Cidades" 27 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010269/curso-urbanismo-social-e-seguranca-publica-do-laboratorio-aruturo-de-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.