-
Arquitetos: KSM Architecture
- Área: 7600 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sreenag BRS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório administrativo desta fábrica de tubos metálicos está localizado em um terreno de aproximadamente 16.000 metros quadrados em Vallam, Índia. O escritório proposto é construído ao norte da fábrica existente, de frente para a estrada. A estrutura de um único andar, feita em tijolo, possui salas envidraçadas adjacentes a jardins, com amplos caminhos interligando os vários espaços.
A jornada deste projeto começou com quatro situações que moldaram o pensamento criativo. Em um documentário sobre BV Doshi, no qual ele está em Sarkhej Roza, Ahmedabad, enquanto percorre os espaços, ele descreve a beleza do espaço através de sua qualidade de luz, sombra, sensação de transparência e graduação de ambientes. Ele também descreve uma beleza inerente na imperfeição, resultado de um edifício artesanal e sua simplicidade sendo uma celebração da frugalidade. Um volume completamente construído e finalizado em um único material. Existe uma oportunidade de abordar um projeto a partir de uma perspectiva "monomaterial"?
A segunda história que influenciou o projeto é sobre uma das visitas à instalação existente do cliente, uma pequena unidade de produção situada em uma parte congestionada da cidade. Muitas plantas, suculentas, cactos e variedades exóticas preenchiam todas as margens do local e os espaços entre os galpões de produção. Como podemos preservá-los de forma eficiente e também torná-los parte integral do projeto?
Quando visitamos o novo empreendimento, passamos por várias olarias. O solo local é argiloso, o que é ideal para a fabricação de tijolos. O tijolo de barro, disponível localmente como material, conferiu uma sensação de calor ao espaço, uma conexão com o solo que ressoou com nosso pensamento. Poderia ser o tijolo nosso material escolhido?
Por último, as crescentes emissões de CO2 têm se tornado sinônimo da indústria da construção há algum tempo. A fabricação de cimento é uma das principais contribuintes para esse problema ambiental. Como podemos abordar o projeto tendo em mente a redução da quantidade de concreto utilizado, podemos tentar reduzir a quantidade de CO2 gerado por este projeto?
O pensamento inicial foi criar uma série de jardins e pátios espalhados pelo terreno, desenhando um caminho e uma experiência que permitiriam ao usuário caminhar, pausar e desfrutar dessa jornada pelo espaço. O caminho dentro do jardim foi, então, definido por uma série de varandas parcialmente internas ou parcialmente externas.
O programa foi formalizado na forma de salas ao longo dessas varandas para orientar e direcionar as várias vistas e experiências. Com o objetivo de reduzir a quantidade de concreto utilizado, o primeiro pensamento foi usar tijolo para paredes, pisos e telhados também. O tijolo passa a impressão de ser muito pesado e sólido. O sistema tradicional de arco "Jack" (um sistema raso de arco sem argamassa, testado e comprovado) com vigas de apoio e vigas periféricas é usado para fazer com que o tijolo pareça mais leve, parecendo flutuar sobre o espaço.
Em um sistema de arco convencional, as vigas secundárias são projetadas como elementos de apoio e parecem pesadas. Trazer a viga para cima, no início do arco, torna possível a criação de uma superfície plana onde o arco começa a surgir. Isso permite que os arcos de tijolo flutuem sobre a estrutura, resultando em uma sensação de leveza no espaço abaixo deles. Foram usados 23 tijolos no arco após muitos testes para otimizar esse número. Os tijolos foram obtidos localmente e custaram cerca de 10 centavos cada um.
Isolar o volume é muito importante para manter a temperatura agradável no calor dos trópicos. Para reduzir o ganho de calor, o espaço acima dos arcos, entre as vigas de apoio, foi preenchido com material leve para fornecer uma superfície superior plana. Essa montagem de materiais e sua espessura reduziu significativamente o ganho de calor térmico do telhado que, por sua vez, reduziu a carga no sistema de ar condicionado. As superfícies de vidro sombreadas e as paredes com cavidades reduzem ainda mais a carga térmica nos interiores, assim a luz e as vistas podem ser apreciadas sem a necessidade de qualquer proteção nas janelas. Durante 6 meses do ano, quando o clima está um pouco melhor, não há necessidade de usar ar-condicionado já que o envoltório da edificação e a brisa suave mantêm os espaços frescos.
O uso de tijolos, principalmente na estrutura do telhado, não apenas isolou o volume e reduziu a carga de refrigeração mecânica, mas também reduziu o uso de concreto como elemento de cobertura. O tijolo, em comparação com o cimento no concreto, pode reduzir as emissões de CO2 em até 70%, resultando em uma redução total de CO2 de cerca de 50 toneladas.