Sopão da Esperança / Tadu Arquitetura

Sopão da Esperança / Tadu Arquitetura - Fotografia de ExteriorSopão da Esperança / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaSopão da Esperança / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, CorrimãoSopão da Esperança / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaSopão da Esperança / Tadu Arquitetura - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Tadu Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diego Curcio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Itatiaia, Metalmaq
  • Arquiteto Responsável: João Duayer
  • Modelagem 3 D: Diego Curcio, João Duayer
  • Desenvolvimento E Detalhamento Do Projeto De Arquitetura: Diego Curcio
  • Execução Da Obra: Flecha Construções
  • Cidade: Juazeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sopão da Esperança / Tadu Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Diego Curcio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensado para ocupar um terreno de esquina em um bairro de Juazeiro, na Bahia, o espaço abriga a nova sede do “Sopão da Esperança”, ação voluntária promovida pela dona Nádia Ribeiro, que realiza distribuição de alimentos à comunidade. Construído do zero, o projeto foi desenvolvido para o quadro “Fazendo o bem, não importa a quem”, do programa Domingão com Huck, da Rede Globo. A atividade solidária, iniciada durante a pandemia de Covid-19, sobrevive de doações de alimentos. A iniciativa acontece uma vez por semana, atendendo cerca de 600 pessoas que recebem sopas e cestas básicas.

Sopão da Esperança / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Diego Curcio

O espaço se divide em dois blocos conectados por um salão central, utilizado para receber a população de maneira organizada. Neste pátio acontece parte da dinâmica de trabalho diário dos colaboradores e a entrega das sopas. Em um dos lados da construção fica a cozinha industrial, equipada com utensílios e espaços amplos para a execução das refeições. No lado oposto, banheiros e despensa ocupam o segundo bloco da sede. Na lateral, em frente ao pátio, uma horta fornece parte dos alimentos da produção.

Sopão da Esperança / Tadu Arquitetura - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Diego Curcio

O prédio foi erguido utilizando blocos estruturais de concreto, que dispensam a necessidade de pilares e vigas e contribuem para a agilidade da construção. Uma cobertura única repousa sobre a edificação, sustentada por treliças metálicas que afastam as telhas das paredes, criando vãos para a circulação de ar. Muros construídos com espaçamentos entre tijolos desempenham a mesma função. Compreendendo a relação entre a cidade e o Rio São Francisco, pinturas onduladas foram pensadas para a fachada. A ideia remete às curvas do Velho Chico, tão presentes no imaginário coletivo local.

Sopão da Esperança / Tadu Arquitetura - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© Diego Curcio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Juazeiro, BA, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sopão da Esperança / Tadu Arquitetura" 09 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010229/sopao-da-esperanca-tadu-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.