Lançamento da coleção Cápsulas Bob Cris Bertolucci

Referência no mercado brasileiro de iluminação, a designer Cris Bertolucci inaugura ampliação da loja conceito como parte das comemorações dos 13 anos da marca autoral.

A expansão da loja conceito representa um marco significativo na carreira da renomada designer Cris Bertolucci. Com mais de quatro décadas de expertise dedicada à pesquisa, design e desenvolvimento de luminárias, e há 13 anos à frente de seu próprio estúdio, Cris Bertolucci consolida uma trajetória marcante no mundo da arte e do design da iluminação.

A extensão dedicada à luz proporciona uma experiência imersiva. Com o dobro de espaço disponível, estará exposta uma ampla gama de coleções, incluindo desde as luminárias mais emblemáticas até os produtos fruto de colaborações com outros designers, bem como os mais recentes lançamentos.

A ampliação de sua loja é uma evolução natural dessa jornada de criatividade e excelência no design de luminárias de alta qualidade.

Em sua incansável busca por inovação criativa, a designer investiga novos materiais, adota métodos de criação e produção inovadores e explora diferentes abordagens em relação a formas e paletas de cores.

Diante da ampliação do espaço conceito, Cris Bertolucci expande para novos horizontes criativos e lança a coleção comemorativa "Cápsulas BOB", uma extensão provocativa da “Coleção Cápsula”, apresentada na 19ª edição da SP-Arte, em 2023.

Em uma série exclusiva e de tiragem limitada, a Coleção “Cápsulas BOB” transcende a estética moderna minimalista com o lançamento de 4 designs inéditos. Composta por 10 peças, incluindo pendentes e abajures em alumínio pintado e latão, suas formas puristas e geométricas harmonizam com cores luminosas e metálicas.

Inspirada nas cores sólidas e saturadas dos “block colors”, paleta cromática idealizada pelo Grupo Memphis, movimento de design e arquitetura que revolucionou os anos 80, a "Coleção Cápsulas BOB" apresenta 7 novas cores vibrantes e intensas, que complementam as 25 opções originais, em tonalidades neutras e suaves.

CRIS BERTOLUCCI

Desde jovem, Cris demonstrou interesse pela arte, design e arquitetura. Sua formação em desenho industrial na Universidade Mackenzie, em São Paulo, em 1981, marcou o início de sua educação formal na área.

A experiência na Università Internazionale dell’Arte, em Firenze, aprofundou ainda mais seu conhecimento e paixão pelo design de luminárias. O aprendizado e a inspiração absorvidos na Itália serviram como uma base sólida para sua futura trajetória.

Ao retornar ao Brasil, Cris Bertolucci ingressou na Bertolucci, uma empresa especializada em iluminação decorativa fundada por seu pai, Walter Bertolucci. Durante 25 anos, ela desempenhou um papel fundamental como diretora de arte na empresa. Em 2010, Cris sentiu que era o momento de seguir seu próprio caminho e explorar seu potencial criativo de maneira independente.

O DNA de Cris Bertolucci é impregnado com uma profunda apreciação por materiais nobres e naturais, como vidro, madeira, cobre, bronze, latão, aço, cerâmica e palha artesanal, bem como uma variedade diversificada de têxteis. Seu trabalho é a expressão da fusão entre a natureza e o urbano, criando peças que transmitem a poesia da luz.

Além de sua habilidade natural para trabalhar com materiais diversos, Cris se destaca também pelo uso de técnicas manuais e exclusivas, como a fundição de bronze, na qual é considerada uma vanguardista e pioneira, caracterizando-se pela originalidade e inovação não apenas em luminárias, mas também no design de mobiliário, um novo mercado de atuação.

A autenticidade e a paixão pelo design são as forças matrizes por trás de sua busca por soluções criativas e projetos inspiradores que desempenham um papel de destaque, iluminando tanto os ambientes quanto as vidas daqueles que valorizam sua arte.

PROJETO ARQUITETÔNICO | CRIS BERTOLUCCI EM EXPANSÃO

Texto por Camila Paulon, arquiteta responsável pelo projeto arquitetônico

“Há muitos anos, a Cris vem desenvolvendo um delicado e autoral trabalho com a iluminação decorativa, criando peças com personalidade e emoldurando a luz em perfeita poesia. Assim, o projeto de expansão do Cris Bertolucci Estúdio teve como base o próprio trabalho da designer, buscando expor da melhor maneira as suas inspirações e processos criativos.

Com intuito de propagar a luz e dar o devido destaque às peças, tratamos o showroom quase como uma caixa monocromática, mas com diferentes texturas que permitem múltiplas percepções visuais das luminárias.

O piso foi o fio condutor da escolha dos materiais, se tratando de uma manta vinílica em uma cor creme com pequenos grânulos (lascas de cacau residuais da região produtora em que ele é feito, na Holanda) que fazem com que ela se assemelhe a um granilite. A composição da manta é feita de 97% de matérias-primas naturais e renováveis. A partir disso, essa cor base foi utilizada em todas as outras superfícies do projeto. Nas áreas onde destacamos as peças, a madeira foi o material escolhido para trazer o contraste com as cores dos materiais, ao mesmo tempo que se equilibra com a temperatura da luz. Formas orgânicas no forro e nos mobiliários também fazem alusão ao desenho das peças da designer.

O showroom se divide em basicamente dois grandes blocos. O primeiro, conectado com a entrada, possui a maior área de exposição das peças, onde aproveitamos para criar um grande espaço de estar que recepciona a todos que adentram a loja. Nessa área aproveitamos para criar ambientes que remetem a espaços residenciais, com materiais mais sofisticados, criando uma conexão maior com os clientes que buscam peças nesse intuito. O segundo bloco que denominamos de “Oficina”, é dedicado a um espaço mais dinâmico de experimentações, reuniões e exposição de outros componentes, amostras e inspirações que fazem parte do processo criativo da Cris. Nele aproveitamos para dar um tratamento mais industrial com laje de concreto aparente e detalhes em chapas metálicas.

A solução de forro que utilizamos para o primeiro bloco do showroom – uma mescla contemporânea de chapas metálicas perfuradas e gesso – se assemelha ao tratamento que era utilizado na fábrica do pai da Cris, onde ela cresceu vendo de perto todo o processo de fabricação das luminárias.

Com a participação constante da designer pudemos concretizar em conjunto memórias materiais e imateriais, que se estenderam ao presente momento na inauguração e expansão da nova fase da carreira da Cris Bertolucci.”

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento da coleção Cápsulas Bob Cris Bertolucci " 23 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010182/lancamento-da-colecao-capsulas-bob-cris-bertolucci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.