Feira na Rosenbaum em Belo Horizonte

Com o objetivo de promover o design independente, o artesanato contemporâneo e a arte brasileira, a Feira na Rosenbaum elege Belo Horizonte para realizar mais uma edição “Feira pelo Brasil”, entre os dias 23 e 26 de novembro, no histórico Mercado Novo, localizado na Avenida Olegário Maciel 742, Centro.

Em parceria colaborativa com a "Quermesse da Mary”, evento tradicional em Belo Horizonte idealizado pela empresária e artista Mary Figueiredo Arantes, a Feira na Rosenbaum estará presente com 31 criativos que apresentarão produtos autorais nas áreas de design, decoração, moda, bem-estar e gastronomia, reunindo talentos locais e comunidades criativas de todo o Brasil. Juntamente com os 49 expositores da “Quermesse da Mary”, o evento ganha ainda mais força e diversidade com a participação de 80 marcas.

A "Feira pelo Brasil" é uma iniciativa itinerante da Feira na Rosenbaum com o propósito de fortalecer as conexões entre as comunidades criativas de todo o país. A iniciativa estimula a troca de ideias e práticas relacionadas à reutilização, reciclagem e ao uso eficiente de recursos, incentivando a criação de produtos e soluções inovadoras que minimizam o desperdício e o impacto ambiental. Além disso, ao reunir talentos de diversas regiões, a “Feira pelo Brasil” fomenta a colaboração e a disseminação de conhecimentos sobre práticas sustentáveis, contribuindo para a construção de um cenário mais consciente em todas as cidades onde são realizadas as edições.

Em sinergia com os valores da Feira na Rosenbaum, Belo Horizonte foi selecionada pela quarta vez para receber uma edição especial que celebra a rica diversidade cultural de Minas Gerais, suas tradições e expressões artísticas.

Conhecida por sua rica tradição cultural e artística, Belo Horizonte se destaca como um vibrante centro de expressão artística e diversidade no coração do estado de Minas Gerais. O influente polo cultural e criativo desempenha um papel fundamental na preservação das tradições culturais da região e na promoção da inovação e criatividade.

Um exemplo emblemático é o complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer na região da Pampulha, que recebeu o prestigioso reconhecimento da UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2016. Esse marco arquitetônico representa tanto a riqueza da herança cultural de Minas Gerais quanto a capacidade da cidade de Belo Horizonte de abraçar a modernidade e a inovação.

A cidade mineira, abriga galerias de arte, espaços culturais, museus e estúdios de design. além de diversas instituições de ensino e pesquisa que desempenham um papel crucial na formação acadêmica de artistas, artesãos e designers locais que incorporam elementos da cultura mineira em suas criações, contribuindo para a preservação e a evolução da identidade cultural da região.

A música desempenha um papel significativo na vida cultural da cidade, com uma cena vibrante que vai desde o tradicionalismo caipira até a modernidade do rock e da música eletrônica. A culinária também é uma parte vital da cultura belo-horizontina, com a tradicional comida mineira, famosa por seus sabores marcantes, e uma crescente cena gastronômica que explora a fusão de ingredientes e técnicas de todo o país e do mundo.

Nesse rico universo onde tradições e inovação se entrelaçam, o Mercado Novo de Belo Horizonte foi o espaço escolhido para o evento, representando a tradição, a pluralidade e a inovação que são características marcantes da capital mineira. Com seis décadas de história, é um lugar onde pessoas de diferentes origens e gerações podem se reunir, explorar a cultura local e desfrutar de uma variedade de experiências, desde a culinária até o artesanato, contribuindo para a riqueza da vida cultural da cidade.

O projeto do edifício ganha destaque ao priorizar elementos estéticos que melhoram sua eficiência energética. Os "cobogós" que compõem as estruturas das laterais desempenham um papel crucial, permitindo a entrada de luz natural e promovendo uma ventilação adequada. Além disso, o Mercado Novo adota uma abordagem sustentável ao utilizar energia solar como fonte de energia, reduzindo assim seu impacto ambiental negativo.

CRIATIVOS | FEIRA PELO BRASIL | EDIÇÃO BH

JOIAS | ACESSORIOS

BAUTTI (RJ) @bautti.joias | AZULERDE (PE) @azulerde | NAISHA CARDOSO (PA) @naishacardosoatelier | LE TOLENTINO (SP) @letolentino_jewels | TATXOZ (RJ) @tatxoz | SUKA BRAGA (BH) @sukabraga

MODA

JULIA FONTES (BH) @julia__fontes | MOLETT (BH) @molettshop | NA SUPERFÍCIE (SP) @nasuperficie_ | VAIQUE (RJ) @vaique.vaique

CERAMICA | PORCELANA

PAMELITAS (SP) @studiopamelitas | CALL JIM! (SP) @call_._jim | CERAMIQUINHO (PE) @ceramiquinho | BREVE CERÂMICA (SP) @breve cerâmica | MI MOLINARI (SP) @mimolinari

DESIGN | DECOR

VOADOR TECELAGEM (RJ) @voadortecelagem | NATI FELIPE (RJ) @natifelippe | OIAMO (RS) @oiamodesign | HOLI HOME (RJ) @holihome | NU ARTE TEXTIL (RJ) @manualmeidaartetextil | CURIOSA (SP) @curiosa_curiosa_ | ROSANA PILO (BH) @rosanapiloarquitetura | OCA OBJETO (SP) @ocaobjeto | EXPERIMENTAL (RJ) @marcoshusky | ESTUDIO CRUZETA (SC) @estudiocruzeta | TOKO (PE) @tokodesignutilitario | ECO2YOU (SP) @eco2you

BEM-ESTAR

ALYA VELAS (PR) /l@alyavelas | PAVIO DE VELA (SP) @paviodevela | SABOARIA BRASIL (SP) @saboariabrasil | BE.NATO BIOCOAMETICOS (BH) @be.nato

A FEIRA NA ROSENBAUM USA O DESIGN PARA EXPOR A ALMA BRASILEIRA

Em formato de plataforma criativa, a FEIRA NA ROSENBAUM traz como propósito “expor a alma brasileira”. Por meio de suas edições que reúnem artistas e artesãos, desde comunidades criativas tradicionais até designers independentes, leva ao público criações autorais que ajudam a contar e promover a rica diversidade cultural, em uma atmosfera multissensorial, que inclui uma narrativa visual, sabores, música, cheiros, cenários e encontros, em uma energia de casa aberta e acolhimento.

Com DNA para o apoio e promoção de comunidades criativas tradicionais, por meio do Instituto Socioambiental (ISA), que propõe soluções a questões sociais e ambientais com foco na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos, a FEIRA NA ROSENBAUM é membro associado da Origens Brasil, rede que garante negócios sustentáveis na Amazônia, em áreas prioritárias de conservação, com garantia de origem, transparência e ética.

Como empresa participante, mantém seu firme compromisso com o Instituto Kabu, que representa nove aldeias das Terras Indígenas Menkragnoti e Baú, onde vivem os povos Kayapó.

Reconhecida pelo esforço voltado à sustentabilidade social e ecológica, recebeu o “Prêmio Muda” das Edições Globo Condé Nast na categoria “Gente”, em 2019. Desde 2018, assumiu o compromisso em reduzir o impacto ambiental de suas edições, por meio da máxima redução de seus dejetos e da correta destinação de seus resíduos orgânicos e materiais recicláveis a fim de enviar a mínima fração possível de lixo para o aterro sanitário, conceito “Lixo Zero”. Essas ações contam com a consultoria ambiental da empresa social Roda Ambiental e em edições passadas com as ações da Comida Invisível.

Idealizada pela curadora de arte e design Cris Rosenbaum, a FEIRA NA ROSENBAUM comemorou os dez anos de sucesso com a abertura de sua primeira loja física em São Paulo, em fevereiro de 2022.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Feira na Rosenbaum em Belo Horizonte" 23 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010181/feira-na-rosenbaum-em-belo-horizonte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.