Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura

Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, VigaCasa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, PátioCasa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraCasa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Mais Imagens+ 30

Brasília, Brasil
  • Autores: Renan Mendes, Lana Rocha
  • Colaboradores: Paula Iohana, Rosane Carvalho
  • Designer De Iluminação: Filamento Iluminação
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Exterior, Mesa, Fachada, Jardim
© Maurício Araújo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do projeto foi transformar a casa existente, conferindo-lhe um estilo moderno e funcional, aproveitando ao máximo as estruturas e paredes existentes. A proposta buscou criar uma residência com ambientes integrados, leveza visual e maior conexão com o exterior, mantendo a implantação original da casa.

Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Maurício Araújo

Partindo da demanda dos clientes, que desejavam uma casa com "cara de casa moderna", nossa estratégia consistiu em estudar detalhadamente a estrutura existente, as necessidades dos moradores e as possibilidades de intervenção. Foi primordial preservar a espacialidade existente, minimizando a interferência estrutural.

Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Pátio
© Maurício Araújo

A fachada frontal passou por uma renovação completa, com a retirada do telhado original e a expansão da varanda já existente, reinterpretando a herança da arquitetura colonial que a casa possuía. Esse espaço, revestido de grandes brises móveis (feitos com aproveitamento das ripas existentes do antigo telhado), propicia maior integração entre o interior e o exterior, oferecendo leveza à transição visual e funcional entre os ambientes além de proporcionar um efeito visual muito marcante nesse ambiente.

Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Maurício Araújo
Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Imagem 26 de 35
Planta baixa
Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, Viga
© Maurício Araújo

A composição volumétrica da fachada posterior originou-se da parede já existente na área de serviço da residência, que apresentava um formato curvo. Esta forma curva foi ampliada, incorporando uma curvatura adicional, e culminando em uma parede de elementos vazados feitos in loco, que proporcionam uma suavização visual aos espaços destinados ao serviço.​

Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira, Viga
© Maurício Araújo

Internamente, a maioria dos ambientes foi preservada, sendo a maior intervenção realizada na área da sala de estar, jantar e TV. Nesse espaço, a ligação com a nova varanda é ampliada, proporcionando maior iluminação natural, ventilação cruzada e uma conexão estética harmoniosa. Essa reformulação trouxe mais amplitude e fluidez aos ambientes, criando uma atmosfera convidativa e acolhedora.

Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira, Viga
© Maurício Araújo

A parceria com os clientes resultou em um projeto altamente satisfatório, que atendeu aos desejos estéticos e funcionais, além de respeitar ao máximo a construção original bem como seus materiais, o que trouxe uma economia considerável.

Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Maurício Araújo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Rosas / Renan Mendes Arquitetura" 02 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009929/casa-das-rosas-renan-mendes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.