Restaurante Niko / URBANODE arquitetura

Restaurante Niko / URBANODE arquitetura - Imagem 2 de 21Restaurante Niko / URBANODE arquitetura - Fotografia de InterioresRestaurante Niko / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRestaurante Niko / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraRestaurante Niko / URBANODE arquitetura - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  22
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Pierini
  • Arquiteto Líder: Eduardo Paiva Ribeiro
  • Equipe De Projeto: Alessandra Fassina, Eduardo Paiva Ribeiro
  • Fachada E Móveis: Nova Canaã - Joel Costa
  • Elétrica: Gold - Jonatan Gonzalez dos Santos
  • Drywall: Koru - Diego Silveira
  • Bancadas Inox: AM - Alexandre Pena
  • Design Gráfico: Brio Design Co - Asdrubal Fabris
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Niko / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Niko é um pequeno restaurante japonês, entre a tradição e o futuro. Coube à arquitetura dar materialidade a essa contradição. Por um lado, remeter ao comércio de rua, às luzes, as placas, as cores em contraste com o concreto da cidade. Por outro lado, oferecer dinâmica através das possibilidades tecnológicas, projetando o que seria desse comércio no encontro de tempos distintos. 

Restaurante Niko / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Marcelo Donadussi

A loja está situada dentro de uma galeria comercial, que tem dois acessos pela rua. A principal fachada do Niko, que tem a abertura alongada — uma espécie de olho — está de frente para um dos acessos. Essa abertura revela quase toda a pequena loja: à esquerda está o atendimento e à direita, protegida pelo vidro com película, está a cozinha. Na fachada lateral, menor, fica a entrada de funcionários e também uma outra abertura circular que dialoga em alinhamentos com a abertura principal. 

Restaurante Niko / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Marcelo Donadussi
Restaurante Niko / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores
© Marcelo Donadussi

Queríamos que a loja tivesse um design minimalista de qualidade — como é o japonês — mas que também tivesse o aspecto ‘’over’’ das ruas, carregado visualmente. Portanto, optamos por usar policarbonato em toda a fachada, que está fixado e suspenso do solo graças a elementos metálicos pensados exclusivamente para o projeto. Usamos LED por trás do policarbonato, com programação controlada por aplicativo. Para reforçar a estética ‘’over’’, sobrepusemos caixinhas luminosas ao longo da abertura maior. A caixinhas não seguem alinhamento com a marcação do módulo do policarbonato pois buscamos reforçar a camada de desordem sobre o design minimalista. 

Restaurante Niko / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores
© Marcelo Donadussi

Em termos de materialidade, gostaríamos de explicar o funcionamento da fachada. Uma estrutura de drywall faz todo o ‘’L’’ de fechamento, porém o drywall não tem as duas faces de gesso. Somente a fachada interna é de gesso pois seria revestida na parte da cozinha (e facilitaria para passagem da elétrica), a outra face do sistema tem MDF como fechamento. Chegamos à conclusão que o MDF daria mais sustentação ao policarbonato que ficaria suspenso. As placas de policarbonato estão fixadas por tubos metálicos com tampas e temos chapas metálicas fazendo o contorno de todas as aberturas, visando dar acabamento de topo. As caixas luminosas estão fixadas por um sistema que lembra um painel de TV. Tudo foi pensado exclusivamente para o projeto.  

Restaurante Niko / URBANODE arquitetura - Fotografia de Interiores
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Niko / URBANODE arquitetura" 18 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009925/restaurante-niko-urbanode-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.