Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura

Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de ExteriorCasa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga, AidoCasa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaCasa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Mais Imagens+ 36

San Pedro Garza García, México
  • Arquiteto Responsável: David Martínez Ramos
  • Equipe De Trabalho: Alejandro Gutiérrez
  • Obra Civil: GC3
  • Paisagismo: Oswaldo Zurita
  • Cidade: San Pedro Garza García
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Dove Dope
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Imagem 18 de 41
Planta de Contexto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trezentos e sessenta graus de vistas para morros, montanhas e colinas conectam o usuário ao horizonte no terraço da cobertura desta casa. Seu interior é diferente, com atmosferas robustas avermelhadas, pátios e espaços ajardinados que convidam a uma vida tranquila, mais íntima e desconectada.

Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga, Aido
© César Béjar
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Imagem 23 de 41
Corte Longitudinal

Ederlezi é o nome da celebração que marca o início da primavera nos Bálcãs e na Turquia. Uma quebra com o cinza do inverno que se manifesta com música, danças e flores. Os contrastes entre o verde da vegetação com os tons vermelhos da massa das paredes, o tezontle dos jardins e as portas buscam perpetuar a calor e movimento daquele momento do ano e emular recordações de paisagens desérticas e mediterrâneas presentes nas conversas com os clientes durante o processo de projeto.

Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© César Béjar
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Imagem 24 de 41
Corte Longitudinal
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© César Béjar
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Imagem 19 de 41
Planta Térreo
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Imagem 38 de 41
Croqui

A partir da particularidade de sua volumetria e dos mistérios e surpresas que definem seus percursos, constrói-se a personalidade da casa profundamente semelhante, mas diferente de seu contexto, combinando elementos clássicos da arquitetura do noroeste mexicano, como o embasamento e a proporção das aberturas, com elementos contemporâneos mais abstratos.

Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© César Béjar
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Imagem 20 de 41
Planta Superior

Implantada em um terreno estreito de cinco metros de largura por vinte metros de profundidade no centro histórico de San Pedro Garza, na região metropolitana de Monterrey, a casa é organizada por uma coluna vertebral de circulações e serviços ao longo de seu limite lateral e um pátio central que divide o programa em dois volumes.

Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© César Béjar
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Imagem 29 de 41
Croqui

O primeiro, voltado para a rua, contém o hall de entrada, a garagem, o quarto de hóspedes de pé-direito duplo, com um mezanino e um terraço na cobertura. No segundo, localizado parte posterior do terreno, encontra-se a sala, a sala de jantar, a cozinha, um pátio azul que arremata o final do terreno e o dormitório principal, que tem acesso a um terraço ajardinado.

Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© César Béjar
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Imagem 30 de 41
Croqui
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores
© César Béjar

Embora a planta derive de uma sequência racional de quadrados, o corte é mais dinâmico, com degraus, plataformas, sobreposições nas esquadrias e frisos que terminam no zigurate vermelho, que forma uma contenção para a rua e soluciona, na fachada, as restrições vigentes em termos de patrimônio e conservação. Diante dos desafios e oportunidades que a habitação em áreas patrimoniais em cidades em crescimento implica, a Casa Ederlezi concilia noções como a fluidez de um espaço etéreo e aberto, com a privacidade que permite separar a vida das ruas e vizinhanças do que acontece dentro.

Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Escada, Fachada
© Apertura Arquitectónica
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Imagem 28 de 41
Diagrama
Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Apertura Arquitectónica

O projeto busca desfazer a ideia de rotina a partir da diversidade de experiências que oferece e, ao mesmo tempo, repensar a condição dos terrenos longos e estreitos nesta área como uma tipologia fértil para explorar com volumes que se perfuram, cortam e escavam em um diálogo estereotômico entre a personalidade do usuário, a casa e a montanha.

Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura - Fotografia de Exterior, Urbano
© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura" [Casa Ederlezi / Práctica Arquitectura] 27 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009914/casa-ederlezi-practica-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.