Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura

Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, CorrimãoCasa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, VigaCasa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Lioz Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  84
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:   Perfectwood, GHOME, Ladridecor, MACIÇA, Marcenaria Artística Pereira, Superbotânica, Viero, Zangra
  • Arquitetos Líderes: André Costa, Marina Malagolini
  • Estrutura: Daniel Maio
  • Instalações: Core Projects
  • Supervisão: Mezcla
  • Empreiteira: Blue Arqmove
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício localiza-se na Rua da Oliveirinha, uma conexão pedonal existente já em 1650, que liga o Largo de Santa Marinha à Rua das Escolas Gerais. O edifício faz parte de um conjunto de três volumes integrados, cada um com dois pisos – térreo e piso superior. Originalmente composto por duas frações habitacionais, uma por piso, com escada lateral de um lance, com características e tipologia pré-pombalina, o edifício do número 25 encontrava-se em ruína, sem cobertura, restando apenas o robusto invólucro perimetral, com as aberturas originais em cantaria de pedra, preservadas.

Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, Corrimão, Viga
© Francisco Nogueira

A intervenção foi realizada no sentido de garantir novas condições de habitabilidade para manutenção da viva dinâmica residencial do bairro, através de uma nova solução de organização espacial, garantindo a integridade histórica e estrutural do conjunto.

Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Francisco Nogueira
Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Francisco Nogueira
Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Imagem 23 de 30
Planta - Pavimento térreo
Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Francisco Nogueira

Para tal, optou-se pela transformação das duas frações residenciais em apenas uma, de modo a incorporar a circulação vertical como parte integrante do volume total e potencializar a iluminação e ventilação da habitação. A definição dos ambientes internos foi pensada de forma que pudesse dialogar com as aberturas existentes, assim como com a geometria do telhado cerâmico original, de modo a respeitar o invólucro existente e sua relação com as edificações vizinhas.

Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Francisco Nogueira

Considerando a geometria longitudinal do invólucro - de largura diminuta, a face de melhor insolação (sudeste) e o desafio de conectar dois pisos, o volume foi conceptualmente dividido em quatro quadrados (dois em cada piso), usando a escada de dois lanços como elemento transversal de conexão e de conformação das partes. 

Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Francisco Nogueira
Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Imagem 25 de 30
Corte A
Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Francisco Nogueira

Desta forma cada um desses quadrados assume uma função distinta: sala e núcleo hidráulico (kitchenette e instalação sanitária) no primeiro piso; dois quartos no segundo piso. De forma a otimizar a circulação e garantir a definição da instalação sanitária sem uma barreira rígida convencional, o módulo da kitchenette foi pensado como um mobiliário solto do tecto, e com porta integrada, para acesso à casa de banho. Os quartos são definidos por painéis retráteis, que podem ser abertos ou fechados a depender do uso. Assim não há divisões rígidas entre os ambientes, garantindo boa condição de iluminação e ventilação, com optimização das aberturas existentes e amplitude do espaço interno.

Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Francisco Nogueira

Para conformação do primeiro piso foram definidos barrotes em madeira lamelada, no sentido de menor vão, com contraplacado de madeira para estrutura do piso, cuja simplicidade remete às características construtivas do edifício original. A nova escada se desenvolve em dois lances independentes, de chapa metálica, fixa ao piso e à parede lateral. O módulo da kitchenette possibilita a infraestrutura dos equipamentos básicos, assim como a instalação sanitária.

Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, Corrimão
© Francisco Nogueira

Para otimizar a iluminação das aberturas existentes, optou-se por caixilhos de madeira com uma folha simples, também na porta de acesso. Os novos pavimentos foram definidos pelo desempenho técnico e definição das áreas: piso social em ardósia cinzenta e piso privativo em tábuas de pinho coladas ao contraplacado. As paredes existentes do invólucro foram revestidas com argamassa térmica, caiadas pelo exterior e estucadas a cal pelo interior. 

Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Arco
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Rua da Oliveirinha / Lioz Arquitetura" 15 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009747/casa-na-rua-da-oliveirinha-lioz-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.