Resíduos Urbanos

ARTIVISTA MUNDANO INAUGURA EXPOSIÇÃO IMERSIVA “RESÍDUOS MUNDANOS”
O uso de pigmentos de crimes ambientais, papéis feitos de bitucas de cigarro e o reaproveitamento de materiais descartados, trazem reflexões sobre a emergência climática atual

Em novembro, o artivista Mundano, fundador de projetos como Pimp My Carroça e o app Cataki, reconhecido pelo seu ativismo pelas causas ambientais e direitos humanos, abre sua exposição imersiva com obras feitas a partir de resíduos do consumo humano.

Após pintar grandes murais usando tinta produzida com pigmentos de crimes ambientais, como a lama de Brumadinho e as cinzas das florestas queimadas, a mostra Resíduos Mundanos agrega à sua pesquisa o uso de outros materiais, a reutilização e a experimentação de diferentes maneiras de dar uso aos resíduos, releituras de obras coletadas por catadores e a reflexão sobre o destino de descartáveis que são utilizados uma única vez, tornando-se um problema/desafio global que só aumenta com a produção desenfreada de plástico e acaba sendo a matéria prima mais abundante, em um mundo onde as ondas de calor, as secas severas, as enchentes são sinais nítidos de que a emergência climática é real e o maior desafio da humanidade. O Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico – 16 kg por cada brasileiro! –, segundo estudo do Blue Keepers.

"O artista utiliza resíduos que não podem ser reciclados ou que a reciclagem acaba gerando maiores prejuízos ambientais, como contaminação de água potável, emissão de gases poluentes e gasto de energia", afirma Maria Luiza Meneses, curadora da exposição.

A exposição ocupa, a partir de 15 de novembro, a Galeria Parede Viva, no We Sampa, mega espaço localizado na Barra Funda, que abriga o atelier do artista e é base para suas atividades.

SERVIÇO
Exposição: Resíduos Mundanos, de Mundano
Abertura: 14 de novembro, terça-feira, das 17h à 00h
Temporada: a partir de 15 de novembro
De terça a sexta-feira, das 13h às 19h; Sábados, das 12h às 16h
Agendamento de grupos pelo email paredeviva@gmail.com
Galeria Parede Viva
R. Gustav Willi Borghoff, 378 - Barra Funda
2º andar (acesso por escadas)
*a Galedria permanecerá fechada entre 22 de dezembro de 2023 a 8 de janeiro de 2024

ACESSIBILIDADE
A exposição conta com áudio descrição e legendas das obras em Braile.
O acesso à galeria é apenas por escadas. No térreo o banheiro é acessível e uma extensão de Resíduos Mundanos.

APOIOS
Resíduos Mundanos conta com o apoio dos catadores da Cooperativa Viva Bem, do Projeto Siri (na impressão/processamento de isopor e placas de plástico pad e pp), Sea Shepherd (Campanha Ondas Limpas, para erradicação do lixo marinho e pela proteção e conservação dos nossos oceanos, do Oiapoque ao Chuí), Poiato Recicla (no tratamento das bitucas para a produção de papel e pigmento), We Sampa e do projeto Bem-te-vi Diversidade, junto do Instituto Água e Saneamento - IAS.

LINKS
Resíduos Mundanos - Imagens
Instagram: @mundano_sp |@paredeviva | @pimpmycarroça | @catakiapp | @megafoneativismo
Biografia e Portfólio
Processo de fabricação de tintas
Releitura da histórica foto de Leo Malafaia e da pintura A ponte Japonesa, de Claude Monet
Retrato do brigadista voluntário @viniciuscurvade na Releitura do Lavrador de Café, do mestre Candido Portinari

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Resíduos Urbanos" 13 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009695/residuos-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.