8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes

8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Mais Imagens+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  529
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografías:Florence Vesval
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ATLANTEM, CHAUVAT, CLAREO lightning, MALERBA
  • Arquitetos Responsáveis: Charles Lacroix and Jonathan Benyamine
  • Gerente De Projeto: Charles Lacroix
  • Gestão De Obras: Jonathan Benyamine
  • Projeto Estrutural: I2C
  • Escritório De Estudos De Todas As Agências Estaduais: AD2i Ingénierie
  • Oficina Técnica: BET B2C
  • Design: BMBTP
  • Carpinteria: MSBTP
  • Impermeabilização: MIE
  • Gesso E Tinta: C2CONCEPT
  • Encanamento: EITP
  • Eletricidade: EGBTI
  • Escavação: SCTP
  • Programa: 8 Unidades de Habitação Social Média
  • Cidade: Gignac-la-Nerthe
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Florence Vesval

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na área frontal de um novo loteamento à entrada da cidade de Gignac-la-Nerthe, o projeto propõe a integração de habitações sociais através da utilização de uma materialidade especial que incorpora o território. O desenho arquitetônico propõe dois volumes que procuram harmonizar-se com o contexto urbano envolvente de casas isoladas e agrupadas. O projeto e a sua distribuição tipológica permitem oferecer oito unidades de habitação neste lote. O edifício, construído em pedra maciça, está em sintonia com as construções vernaculares da aldeia. Os espaços exteriores são concebidos numa estrutura de madeira e completam o alojamento com lugares de contemplação do maciço de la Nerthe. As pedras das pedreiras vizinhas compõem a fachada e marcam o local com uma atmosfera particular. A matéria-prima exprime a sua força.

8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Florence Vesval
8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Imagem 26 de 26
Axonometria

O projeto está localizado no centro do local. É criado um diálogo com a vegetação circundante, de modo que os elementos formem uma atmosfera quente e forte. A configuração da planta de situação permite oferecer amplas vistas sobre a paisagem. Além disso, a espessura diminui a poluição sonora da avenue de la Méditerranée. Os volumes que compõem o projeto, estruturados em dois blocos distintos, representam duas massas desordenadas. Uma posição radical simples, formando um quadrado na composição global. O térreo do menor volume abriga os espaços técnicos e depósitos. Os 8 apartamentos distribuem-se pelos outros pisos.

8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada
© Florence Vesval
8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Imagem 17 de 26
Planta - Térreo

Todos os alojamentos dispõem de um espaço exterior generoso. É proposto um acesso pedonal a partir da estrada do loteamento, dividido em dois percursos. O primeiro permite um acesso rápido às circulações verticais através de uma escada. O segundo mais suave, em forma de rampa, envolve o volume menor. O projeto pretende ser um lugar acolhedor e permeável, convidando os utilizadores a explorá-lo. As ligações assumem a forma de percursos exteriores que servem os numerosos espaços de encontro que acompanham os residentes até as suas casas.

8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Florence Vesval
8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Cerca, Fachada, Terraço
© Florence Vesval

O projeto foi concebido em torno de dois sistemas de construção: um para os espaços internos e outro para as extensões habitacionais e os espaços exteriores. Os volumes principais são construídos com uma estrutura mista concreto/pedra maciça. Os alicerces e os rodapés são em concreto de cor ocre para proteger a pedra da humidade do solo e sublinhar a relação do edifício com o terreno.

8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Imagem 10 de 26
© Florence Vesval
8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Interiores, Cerca, Fachada, Corrimão, Terraço, Viga, Pilar
© Florence Vesval
8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Florence Vesval

Ao misturar pedra maciça, concreto e madeira, o projeto cria a sua própria identidade, referindo-se ao seu contexto. O concreto trata da relação com o solo, abraçando a altimetria do local. Uma composição simples de postes e vigas forma a estrutura dos espaços exteriores privados e da ponte pedonal de acesso. A cobertura foi concebida como um terraço para esconder os equipamentos técnicos.

8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Florence Vesval

A madeira clara vai gradualmente dar lugar a um cinzento natural que contrastará com a cor ocre das fachadas de pedra. A estrutura de madeira assume a forma de uma estrutura simples de postes moldados em torno das vigas que suportam os pavimentos e a cobertura destes espaços e a carpintaria é de madeira. O resto do terreno é deixado como terreno livre, permitindo as áreas de lazer ao ar livre.

8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes - Fotografia de Exterior, Janela
© Florence Vesval

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:13180 Gignac-la-Nerthe, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "8 Unidades habitacionais / Atelier Régis Roudil Architectes" [8 unidades de vivienda / Atelier Régis Roudil Architectes] 21 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009508/8-unidades-habitacionais-atelier-regis-roudil-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.