Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura

Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, JardimCasa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Interiores, JanelaCasa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Exterior, JanelaCasa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Mais Imagens+ 17

Oeiras, Portugal
  • Paisagismo: Baldios Arquitectos Paisagistas
  • Estrutura: PPE Planeamento e Projectos de Engenharia
  • Instalações: Espaço Energia Gabinete de Estudos e Projectos
  • Cidade: Oeiras
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Nuno Almendra

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi construída como parte de um plano diretor de residências independentes com parâmetros fixos para a área máxima de construção, número de pavimentos e recuos. O terreno apresentava um formato difícil e uma inclinação acentuada, com o desafio adicional para área do jardim e das vistas mais agradáveis voltadas para o norte. Um pinheiro maduro existente ao lado da estrada marca o terreno.

Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nuno Almendra
Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Nuno Almendra

A casa está voltada para a rua e suas paredes se estendem além do volume da casa para proteger os espaços de convivência dos lotes vizinhos. O terreno é densamente arborizado, o que intensificará a sensação de privacidade com o tempo. A vegetação e a construção se alternam e se equilibram - arbustos escondendo a construção e copas de árvores espreitando por trás das paredes. O primeiro andar está afastado da copa dos pinheiros. A casa é rosa em contraste com a vegetação ao seu redor.

Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Nuno Almendra
Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Imagem 19 de 22
Planta - Térreo
Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada
© Nuno Almendra

Devido à acentuada inclinação do terreno, o nível do porão (garagem, depósito e áreas de plantas), juntamente com o terraço da piscina, atua como um sólido patamar que recebe os andares superiores.
No térreo, a área de estar se abre simultaneamente para o norte, em direção à piscina e às vistas, e para o sul, em direção a um pátio fechado com paisagismo que bloqueia as vistas diretas da rua, resolvendo assim o desafio de orientação entre as vistas e a exposição solar ideal.

Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Nuno Almendra
Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Nuno Almendra
Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Iluminação, Janela
© Nuno Almendra

Ao entrar na casa, a fachada externa fechada é imediatamente contraposta por vistas abertas para o pátio e para o terraço ao norte e vistas mais amplas. A vegetação do pátio é exuberante e abundante, com uma profusão de flores, cores e aromas que invadem o interior na primavera.
O pátio voltado para o sul e o terraço norte da piscina se unem ao interior para criar um grande espaço contínuo para uso informal e relaxamento.

Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta
© Nuno Almendra
Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Imagem 21 de 22
Cortes
Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Nuno Almendra

No primeiro andar, os quartos aproveitam ao máximo a orientação sul. As janelas são de tamanho generoso e, ao mesmo tempo, proporcionam uma sensação de isolamento com peitoris altos, e persianas sólidas permitem uma relação regulada com o exterior.

Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Nuno Almendra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Caxias / João Caetano Arquitetura" 06 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009312/casa-em-caxias-joao-caetano-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.