Pavilhão ∞ / Atelier Lai

Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaPavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Interiores, Viga, PilarPavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, CadeiraPavilhão ∞ / Atelier Lai - Mais Imagens+ 27

Hangzhou, China
  • Arquiteto Responsável: Dao Ma
  • Equipe De Projeto: An Yan, Ming Tang, Fuying Li
  • Consultoria Estrutural: Zhun Zhang
  • Wood Construction: Shanghai Wood-lk Construction Design co. LTD.
  • Interior Construction: Hangzhou Qilong Construction co. Ltd.
  • Illumination Consultant: Shanghai Shanse Lighting Company, Ltd.
  • Tipologia: Restaurante
  • Cliente: Hangzhou Qianshan Tourism Development Co., Ltd.
  • Sistema Estrutural: Estrutura de concreto armado e estrutura de madeira
  • área Do Terreno: 200m²
  • Cidade: Hangzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Yilong Zhao

"Pavilhão ∞" está localizado em uma vila na área montanhosa da província de Zhejiang, no oeste. A vila fica no meio da montanha e tem boas vistas de todos os lados. A maioria das casas da vila foi renovada para serem hostels residenciais, então um restaurante e um espaço de recepção eram necessários. Este pavilhão é o primeiro prédio a ser visto ao entrar na vila e é reconstruído a partir de uma casa particular. O primeiro andar é adjacente à estrada e serve como área de recepção da vila e área logística da cozinha; enquanto o segundo andar tem uma ampla vista e seria um bom local para um restaurante. A parte de trás do pavilhão é próxima à floresta de bambu e em frente à paisagem natural. Então, como essa arquitetura deve se encaixar na paisagem natural? É uma pergunta que o design precisa responder.

Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Yilong Zhao

Seleção da madeira: de "Pequenos materiais, grande carpintaria" para "Grandes materiais, pequena carpintaria". A madeira é um material quente e afável, cultivado pela natureza. A madeira é uma vitalidade solidificada e uma natureza domesticada. Sua disponibilidade e capacidade de processamento fazem da madeira o material de construção mais primitivo e rústico. A afinidade entre madeira e humanos vem de uma convivência de longo prazo. Os humanos podem fazer implementos de madeira obtidos na natureza com ferramentas simples. No entanto, o tamanho da madeira natural é limitado, então é necessário alcançar uma maior extensão estrutural empilhando pequenos materiais. Na construção tradicional de madeira chinesa, há a habilidade e a herança de "pequenos materiais, grande carpintaria". A sobreposição de "pequenos materiais" não é apenas um teste das habilidades dos artesãos, mas também um símbolo de hierarquia na sociedade tradicional. (como o nível de dougong, o nível de caisson,...) Pode-se dizer que o trabalho de carpintaria em madeira é um sistema formdo por sociedade, cultura e filosofia na arquitetura tradicional chinesa.

Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yilong Zhao

Com o advento da tecnologia moderna de madeira laminada colada, o comprimento dos materiais de madeira ultrapassou os limites naturais, e "grandes materiais" são facilmente obtidos nas fábricas. Portanto, no projeto estrutural moderno que visa a "eficiência em primeiro lugar", as técnicas modernas de estrutura de madeira tentaram de todas as maneiras fazer com que as propriedades mecânicas dos materiais de madeira fossem próximas às estruturas de aço e concreto armado, em vez de explorar o temperamento da madeira em si. As estruturas de madeira modernas se tornaram a "embalagem verde" da construção industrial. Impulsionado por esse pensamento, o sistema de construção em madeira norte-americano é extremamente grosseiro, com seu enorme tamanho de componentes e juntas metálicas volumosas. O sistema de construção em madeira japonês, derivado do sistema norte-americano, é uma expressão superficial, simples e final de sua propriedade física.

Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Yilong Zhao
Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Terraço, Pátio
© Yilong Zhao
Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Imagem 28 de 32
Planta - Segundo Pavimento

A própria estrutura de madeira tradicional chinesa é completa em termos de cultura, e a tecnologia não busca eficiência. Reviver o espírito das estruturas de madeira tradicionais é a direção que as estruturas de madeira chinesas contemporâneas devem seguir. Portanto, para fazer com que a eficiência estrutural dê lugar à cultura, o vão estrutural do "Pavilhão Companion Moon" não é concluído com um único grande material, mas dividindo o grande material em múltiplos pequenos materiais, e a superposição de múltiplas camadas se torna uma espécie de redundância. Isso é uma rebelião contra a eficiência em primeiro lugar. Se de "pequenos materiais, grande carpintaria" para "grandes materiais, grande carpintaria" é o abandono cultural após dominar a habilidade de outro, então de "grandes materiais, grande carpintaria" para "grandes materiais, pequena carpintaria" é o retorno cultural da correção.

Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Exterior, Viga
© Yilong Zhao
Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Interiores, Fachada, Pilar
© Yilong Zhao

Arco invertido: de "Arco de madeira trançada" para "Corda de madeira trançada". O protótipo estrutural do Pavilhão ∞ vem da tradicional "Ponte de Arco de Madeira Trançada Chinesa", que é um modelo de "pequenos materiais, grande carpintaria". Na grande pintura chinesa "Cena à Beira do Rio na Festa de Qingming" de Zhang Zeduan, da dinastia Song do Norte, "Hongqiao" (ponte em forma de arco-íris) é o núcleo de todo o rolo, que é a imagem artística da "Ponte de Arco de Madeira Trançada". Entre o patrimônio arquitetônico real, a ponte coberta no sul da província de Zhejiang é a construção real desse protótipo estrutural. A "Ponte de Arco de Madeira Trançada" (ponte de arco de madeira trançada) é um arco longitudinal composto por treliças feitas de muitas hastes de madeira curtas, que formam a rigidez geral e completam a estrutura de grande vão por meio de penetração transversal. Apenas dependendo das juntas de encaixe articuladas para completar um vão tão grande, os pequenos materiais aparecem como um tipo de compromisso mútuo, e o trabalho permanece por cem anos, o que pode ser considerado uma habilidade soberba e um design maravilhoso.

Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Yilong Zhao
Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Interiores, Viga
© Yilong Zhao
Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Imagem 31 de 32
Modelo 01

A estrutura deste pavilhão coloca os arcos de madeira trançada de cabeça para baixo, transformando os arcos em cordas. A relação mútua da força nas barras não muda, mas a direção da força é invertida: a pressão axial do arco se torna a tração axial, e o empuxo lateral do suporte do arco se torna a tração lateral. Isso pode ser compensado pela ampliação lateral das colunas sem a necessidade de uma grande fundação rígida na estrutura do arco. De "arco de madeira trançada" para "corda de madeira trançada", é a inversão de forma e também a inversão de força. É um hábil empréstimo da estrutura de madeira tradicional e também faz com que o espaço produza uma tendência de se elevar para fora.

Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Xuguo Tang

Fazendo Luas: de "Luas sobrepostas" para "Ondas de água". As peças de haste do Pavilhão ∞ não são diretamente seguidas pelas hastes redondas de madeira no protótipo, mas sim por placas curvas como as hastes. A interseção das duas extremidades é pequena, e a sobreposição no meio é curvada para fora. É a forma de estresse do momento fletor, também como a forma da lua. Muitas hastes parecidas com luas são empilhadas umas sobre as outras, como a paisagem de "uma brisa agita a água no outono", que é uma pintura chinesa da dinastia Song chamada "Atlas da Água". De "luas sobrepostas" para "ondas de água", é poesia oriental, e essa poesia também flui para as paredes e escadas. A viga e a coluna também são tratadas com uma espécie de onda curva, e esse tipo de onda curva como uma onda de água está em todos os lugares.

Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Xuguo Tang

Paisagem emprestada da vista das montanhas: O Pavilhão ∞ é moldado com o "osso", mas não pelo "osso". Exceto pela construção de madeira da estrutura de suporte, ele é transparente como um pavilhão em todos os lados. Ele também empresta a paisagem da vista das montanhas ao longe. Ao mesmo tempo, a estrutura de madeira não é mais a protagonista e se retira para trás, como um refúgio para olhar para a natureza. Embora esteja em retirada, ainda assim, devido à sua forma, ele entrega um certo encanto a esse espaço.

Pavilhão ∞ / Atelier Lai - Fotografia de Exterior, Fachada
© Xuguo Tang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tonglu County, Hangzhou, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão ∞ / Atelier Lai" [Pavilion ∞ / Atelier Lai] 08 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009088/pavilhao-atelier-lai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.