Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos

Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, JanelaApartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, JanelaApartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, PiaApartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Vereda Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Scarpa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Edno Alcântara, Ladrilhos Saltense, Portobello, reka iluminacao
  • Arquitetos Responsáveis: João Paulo Meirelles de Faria / Autor
  • Equipe De Projeto: Bruno Manso / Arquiteto Colaborador
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do apartamento no Edifício Paulicéia na Av. Paulista tem como elemento central um grande painel de madeira que atravessa todos os espaços da unidade. Executado em compensado naval folheado com madeira natural, o painel, além de elemento visual, é utilizado como divisória dos dois quartos em relação aos espaços coletivos da sala e cozinha.

Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© André Scarpa

Dessa maneira, além de substituir as alvenarias antes presentes no ambiente, o painel cria um elemento que configura diferentes relações com os cômodos da residência, criando mesas de trabalho para os quartos, prateleiras e aberturas variadas, que possibilitam uma maior integração visual e física entre os ambientes. Sobre o tampo superior do painel possibilita-se também seu uso como calha de infraestrutura, servindo de base para o caminhamento do ar-condicionado e iluminação.

Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Porta, Janela
© André Scarpa
Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Imagem 16 de 21
Planta geral

A presença de diversas aberturas no painel integra os ambientes do apartamento de maneira muito fluida. Do quarto principal se configura uma grande porta de correr de acesso ao estar da unidade, que possibilita comunicação direta ou recolhimento total dos dois ambientes.

A relação entre os espaços é reforçada pelos revestimentos de piso das áreas sociais e privativas. Na primeira optou-se por um ladrilho hidráulico cinza, que "invade" o espaço dos quartos com um desenho que não coincide com o do painel divisória, contrastando com o piso de taco de madeira desses ambientes mais privados.

Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© André Scarpa

As portas pivotantes dos cômodos também compõem a volumetria do painel principal, complementadas por pequenas janelas internas de madeira. Estas, além de integrar visualmente os ambientes, possibilitam ventilação cruzada nos dormitórios.

Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela
© André Scarpa
Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Imagem 19 de 21
Corte BB
Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© André Scarpa

Com a demolição de um quarto de serviço, a área da cozinha foi completamente integrada a da lavanderia, conformando assim um único espaço que compartilha a mesma bancada para os dois usos. Essa junção permitiu que se ampliasse o espaço da cozinha, além de aumentar sua iluminação natural.

Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Janela, Banheiro
© André Scarpa

Como nos demais ambientes, a cozinha é marcada pela presença do painel de madeira, que delimita seu espaço com relação a um dos quartos. Ela, entretanto, contrasta visualmente com esse elemento central, possuindo acabamentos em fórmica branca nos gabinetes, armários e prateleiras, e uma grande bancada de porcelanato também branco.

Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento no Paulicéia / Vereda Arquitetos" 02 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009009/apartamento-no-pauliceia-vereda-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.