Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura / Cité Arquitetura

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, BalcãoEdifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, AidoEdifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Jardim, AidoEdifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, AidoEdifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Mais Imagens+ 32

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: Cité Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  62398
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi 
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucomaxx, Celite, Deca, Eliane, Força Carioca, Ibratin, Itanova, La Fonte, PORTOBELLO S.A., Pial, Santa Luzia, Suvinil, Tramontina, Yale, thyssenkrupp
  • Coordenadores De Projeto: André Caterina, Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Thiago Godoy e Vanessa Moreira. 
  • Equipe De Projeto: Ana Terra Vettori, Eduardo Romano, Fabiana Melo, Gabriela Sales, Giselle Costa, Isadora Coelho, Júlia de Queiroz, Kátia Alves, Leonardo Leal, Leonardo Milano, Lila Monteiro, Luisa Linden, Luiz Eduardo Rayol, Luiza Loureiro, Luiza Melo, Mariana Neto, Mateus Fragoso, Nicholas Manso, Pedro Brito, Rachel Birman Tonietto, Renata Oliveira, Romário dos Anjos, Thamires Carrilho, Thiago Lopes, Victoria Michelini. 
  • Incorporação: Opportunity Investimentos Imobiliários / Performance Empreendimentos Imobiliários 
  • Construção: Artha Construtora 
  • Gerência De Obra:: Performance Empreendimentos Imobiliários 
  • Acústica: Traço Verde Arquitetura Ambiental 
  • Ancoragem: FHX 
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Pedro Vannucchi 

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rio de Janeiro, 2023 – O Highlight e Spotlight Jardim Botafogo, conjunto de condomínios residenciais localizados em Botafogo, com arquitetura da Cité Arquitetura, são projetos que ocupam lotes contíguos com desnível entre si e se comunicam internamente, formando um grupo de cinco torres que buscam diálogo com a cidade e agregam comércio e vida ao entorno.

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi 

Highlight. O Highlight traz ativação a uma região de grande fragmentação urbana. Junto à avenida que liga o Aterro do Flamengo à Copacabana, o terreno antes abrigava, em diversos lotes, um posto de gasolina e concessionárias de carros, com uma qualidade ambiental ao nível do pedestre muito aquém do seu potencial. Agora, o complexo consiste em três torres residenciais, oferecendo instalações de lazer completas e um piso térreo comercial com fachada ativa ao longo de sua extensa esquina. Essa transformação traz vida a um local antes isolado, em um dos bairros mais culturais e boêmios do Rio. 

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Imagem 27 de 37
Implantação
Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Balcão
© Pedro Vannucchi 
Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Imagem 19 de 37
Planta
Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Aido
© Pedro Vannucchi 

O embasamento do projeto inclui 20 lojas, de metragens entre 1.679m² e 41m², o que o aproxima em escala do bairro de Botafogo, conhecido por sua interação entre edifícios modernos em altura e a arquitetura antiga, que varia de palacetes a pequenas vilas. Através do jogo de volumes, reentrâncias e cores da nova arquitetura, atrai-se a atenção dos pedestres, acolhendo não apenas o morador e demais usuários, mas a todos que vivenciam a região.

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Imagem 22 de 37
Seção
Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Imagem 25 de 37
Planta

Desta intenção de projeto, surge uma nova proposta de relação com o entorno a partir do pavimento de uso comum do complexo, que inclui uma arquibancada com vista para a cidade, inspirada em referências contemporâneas como o Highline, de DillerScofidio+Renfro. No mesmo nível, na altura das árvores, espaços de lazer e convívio, incluindo redários e hortas, são integrados ao paisagismo - feito pela Sá&Almeida Arquitetura e Paisagismo -, proporcionando qualidade de vida excepcional em um local central da cidade.  Com 300 unidades de dois e três quartos, os edifícios foram posicionados de maneira a maximizar as vistas disponíveis, funcionando como mirantes que ressaltam as diversas paisagens ao redor, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Seus volumes claros, em diálogo com o céu, são pensados em contraste às cores terrosas do embasamento, contando com marcantes jardineiras, cujas diferentes volumetrias são responsáveis pelo dinamismo visual.    

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Pedro Vannucchi 

Além disso, o projeto inclui canteiros suspensos com uma variedade de espécies vegetais nativas, desde arbustos até árvores, o que proporcionará mudanças visuais ao longo do ano, à medida que as plantas mudam de cor e volume. Essa fachada viva adiciona uma dimensão de natureza à arquitetura e faz parte da manutenção do condomínio. Detalhes cuidadosos também são evidentes no projeto, trazendo para essa região a renovação que Botafogo vivenciou nos últimos anos. Um exemplo disso ocorre na torre, com cabos que suportam o paisagismo entre os pavimentos, filtrando a luz que entra nos apartamentos e destacando-se na paisagem. A iluminação projetada em feixes dentre as reentrâncias do embasamento também revitaliza a rua, transformando-a de um local ermo à noite em um espaço com comércio e atividade constante através do cuidado arquitetônico.

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi 

Esse modo holístico de fazer arquitetura refletiu-se no processo de projeto, ao envolver vários grupos, desde formadores de opinião até possíveis perfis de moradores, em workshops de cocriação. Isso ajudou a identificar a identidade e o estilo de vida do bairro, bem como suas potencialidades e características, que foram incorporados ao projeto. A arquitetura, projetada com base no entorno e respeitando a essência do bairro, se torna uma transformação significativa para seus moradores e para a cidade como um todo. O Highlight conquistou o Destaque Ademi 2022, na categoria Empreendimento Residencial de Grande Porte, e foi o vencedor da categoria Residential Buildings do Build Awards 2020, organizado pela revista britânica BUILD Magazine.   

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Pedro Vannucchi 

Spotlight. Com acesso pela Rua General Severiano, que desemboca na entrada do parque do Morro do Pasmado, o Spotlight encontra-se com uma relação urbana distinta quando comparada à Avenida Lauro Sodré, onde está o Highlight. Com menos movimento de carros e pessoas, e caráter residencial, o entorno do lote propõe maior introspecção. 

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Pedro Vannucchi 

Essa análise leva a uma proposta sem térreo comercial, com uma aproximação maior entre o nível residencial e o rés do chão, adicionando, inclusive, unidades Garden no primeiro pavimento, que remetem aos quintais de uma casa. O embasamento mantém a paleta de cores terrosas presente no Highlight, criando uma coesão visual entre os dois empreendimentos. Além disso, o projeto possui uma conexão para pedestres entre os dois terrenos, permitindo o compartilhamento de áreas comuns e um acesso direto para os moradores à Avenida Lauro Sodré e à Rua General Severiano. 

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Aido
© Pedro Vannucchi 

Com duas torres residenciais, implantadas linearmente, e uma fachada para a rua, o Spotlight possui 76 apartamentos, com unidades de três e quatro quartos, assim como coberturas dúplex, distribuídos pelos nove andares das duas torres. Aqui, os blocos assumem de maneira enfática a característica de mirantes urbanos, possibilitando o enquadramento das paisagens circundantes pelo morador.  Enquanto a relação com a paisagem no projeto Highlight é direta e aberta, no Spotlight, a abordagem é mais sutil. Aqui, são criadas molduras que filtram a relação com a cidade e sugerem uma atmosfera mais bucólica, especialmente com a introdução da textura amadeirada. 

Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura  /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Pedro Vannucchi 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifícios Highlight e Spotlight - Cité Arquitetura / Cité Arquitetura" 05 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008940/edificios-highlight-e-spotlight-cite-arquitetura-cite-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.