Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto

Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaCasa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Mais Imagens+ 7

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Proviento
  • Equipe De Design E Construção: Emilio López Herrera
  • Consultoria Técnica : Johan Grimaldos Rothoblaas
  • Consultoria Sistemas De Energia Solar: Olaf Schwetj
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Fotografia de Exterior, Floresta
© Andres. V. Fotografía

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Quinchuyaku está localizada em uma das encostas ao leste do Ilaló (vulcão extinto), a 15 km de Quito, e a uma altitude de 2600 metros acima do nível do mar. Com um clima seco e temperado, esse habitat faz parte de um projeto gradual de substituição da floresta existente de eucaliptos por flora e fauna nativas.

Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Imagem 9 de 12
Plantas - Corte

A arquitetura é concebida como parte da paisagem e de sua geografia. Um invólucro de dupla abertura funciona como um mediador na paisagem a partir de dois "funis" que convergem em um de seus lados. Os dois lados abertos do invólucro, orientados leste-oeste, se abrem para a floresta. A dupla abertura permite a ventilação cruzada e gera uma importante conexão com o local sem a necessidade de sistemas de ar-condicionado. 

Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Andres. V. Fotografía

50% da construção foi feita com materiais reciclados: parte de seus móveis (escada e bancadas), as vigas e pilares de sua estrutura, e todas as janelas e portas são de uma antiga casa modificada do centro de Quito. 

Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Imagem 8 de 12
Planta

Desde o início da obra, foi realizada uma série de processos participativos de construção e testes de projeto, tomando decisões ao longo do caminho que transformaram o projeto inicial. Aqui, trabalhadores locais da construção e amigos próximos participaram, promovendo um ambiente de aprendizado e compartilhamento a partir de afetos. 

Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Andres. V. Fotografía

Toda a água consumida é "coletada" nos telhados existentes e armazenada em tanques próximos. Essa condição determinou a decisão de que o telhado/invólucro não coincida com as saídas de água da fachada (como inicialmente planejado no projeto). Isso facilitou a localização das cisternas. Além disso, essas "expansões" das duas fachadas laterais permitem a instalação das baterias de armazenamento de energia fornecidas pelos painéis solares. Esses painéis solares estão localizados no mesmo invólucro e fornecem 100% da energia utilizada. 

Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Imagem 10 de 12
Corte

As encostas do Ilaló sofreram um forte processo de erosão, que tem aumentado nos últimos anos. Por essa razão, uma parte importante do trabalho é a regeneração do solo. As águas cinzas dos banheiros e da cozinha são aproveitadas para regar árvores em crescimento, assim como um sistema de terraços é alternado com valas de infiltração para a água da chuva, a fim de melhorar as condições do solo local. 

Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Fotografia de Interiores, Janela
© Andres. V. Fotografía

A casa possui um banheiro seco, que é um sistema onde os resíduos humanos vão para uma composteira a qual decompõe a matéria e produz adubo para as plantas e árvores. Há também outra composteira para resíduos orgânicos da cozinha.

Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Andres. V. Fotografía

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto" [Casa Quinchuyaku / Emilio López Arquitecto] 05 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008913/casa-quinchuyaku-emilio-lopez-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.