Apartamento Piauí / SuperLimão

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaApartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, CadeiraApartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Prateleira, CadeiraApartamento Piauí / SuperLimão - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Art des caves, Barotti Design, Bodenflex, Boomspdesign, By Kamy, Casa Pronta, Cia das Fibras, Cris Bertolucci, Dalle Piagge, Decameron, Enjoy House, Estúdio Bola, Fernando Jaegger, Futon Company, Granitorre, Lumini, Lurca Azulejos, Palimanan, Portobello, Prototype, +7
  • Equipe De Arquitetura: Thiago Rodrigues, Lula Gouveia, Antonio Carlos Figueira de Mello, Inaiá Botura, Pâmela Paffrath, Julia Berreta e Ana Galante.
  • Paisagismo: Teco Paisagismo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Superlimão assina o projeto de arquitetura do Apartamento Piauí, de 350 m², que leva no nome a referência a rua em que está situado, no tradicional bairro de Higienópolis. Reformado para um casal e seus três filhos, o projeto reflete o apreço dos moradores pela arte e pelo convívio.

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Viga
© Maíra Acayaba

Respeitando a arquitetura existente e elementos originais do prédio, construído nos anos 70, o projeto Superlimão eliminou boa parte da compartimentação original dos ambientes, abrindo espaço para a passagem da luz natural, além de reaproveitar o buraco das grelhas para construir um novo sistema para o ar-condicionado dutado existente. O piso em taquinhos de madeira foi recuperado, as vigas e tubulações foram expostas, e o mármore travertino foi reaproveitado para criar o efeito de granilite expandido no piso. Na cozinha, manteve-se a ilha em inox, com um complemento em pedra. 

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Maíra Acayaba
Apartamento Piauí / SuperLimão - Imagem 33 de 34
Planta baixa
Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Maíra Acayaba

As janelas são generosas em todo o perímetro do apartamento, e trazem para o dia a dia o visual arborizado do Parque Buenos Aires. 

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira
© Maíra Acayaba

Em uma das extremidades da sala de estar, a marcenaria desenhada pela equipe de design Superlimão delimita uma das principais demandas dos clientes: um escritório, onde o morador trabalha, faz reuniões e lê os livros da sua coleção. As portas de correr, com fechamento em vidro canelado, permitem que o espaço se isole ou se integre à sala de estar. 

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Maíra Acayaba

Do lado oposto, atrás da porta mimetizada, fica o home theater, xodó da família. Assim como em todo o apartamento, a tecnologia de ponta aparece por aqui: automação, sistema de som integrado e um Centro de Processamento de Dados. É neste ambiente que fica também a adega climatizada e o bar. 

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Maíra Acayaba

A área privativa é formada por uma suíte para o casal e três quartos para os filhos, todos eles projetados para refletirem a personalidade dos moradores. Na suíte do casal, materiais naturais como madeira e palha combinam com a paleta clara para criar atmosfera de descanso e aconchego, e dão destaque para as texturas dos tijolinhos e concreto aparentes.  

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela, Dormitório
© Maíra Acayaba
Apartamento Piauí / SuperLimão - Imagem 34 de 34
Diagrama
Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Pia, Janela
© Maíra Acayaba

Os quartos dos adolescentes, por outro lado, têm estilo mais marcante, como o painel em serralheria e mobiliário em tons escuros para uma das filhas, no auge da adolescência, e a suíte com pegada minimalista japonesa, com destaque para a cama tatame e piso revestido de palha de arroz. Além disso, o banheiro foi projetado com uma porta de correr e revestido com seixo telado de pedra natural no piso.    

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Maíra Acayaba
Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Maíra Acayaba

A coleção de obras de arte é um dos grandes orgulhos dos moradores. De clássicos de Alfredo Volpi a obras do artista indígena Jaider Esbell, o acervo está distribuído por todos os ambientes. Dessa forma, atribuiu-se ao corredor de acesso aos quartos ares de galeria de arte, com tijolos à vista e um banco em concreto de fora a fora. Um dos principais destaques dessa área foi a descoberta durante o descascar da parede: a cinta curva de concreto, que revela as formas da escada interna do edifício. 

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores
© Maíra Acayaba

Na paleta de cores predominam tons claros para as paredes. Cores mais intensas aparecem em pontos específicos, como nas pedras do hall principal e nos ladrilhos do piso do lavabo, refletidos no teto. 

Apartamento Piauí / SuperLimão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Sofá, Mesa
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Higienópolis, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Piauí / SuperLimão" 26 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008892/apartamento-piaui-superlimao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.