Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura

Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, CadeiraEstudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, JanelaEstudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Pia, Janela, BancadaEstudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, CadeiraEstudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos Responsáveis: Ana Laterza e Alessio Gallizio
  • Equipe De Projeto: Ana Laterza e Alessio Gallizio
  • Construtor: Genivaldo Reformas
  • Instalações Elétricas: Fábio Luiz Eletricista
  • Marcenaria: Tiago Queiroz Santo
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Bancada, Cadeira, Pia
© Júlia Tótoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma tranquila entrequadra na Asa Norte de Brasília, esta reforma transformou uma sala residencial de 27 m² em um espaço completo e acolhedor, projetado para acomodar turistas ou profissionais em visitas curtas à capital do Brasil. A premissa por trás desse projeto era criar um ambiente prático e bem localizado, no coração da cidade, proporcionando uma experiência única da vida nas superquadras do Plano Piloto.

Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© Júlia Tótoli
Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Júlia Tótoli

Uma decisão-chave foi eliminar todas as divisórias pré-existentes, permitindo a criação de um único espaço amplo, luminoso e arejado que maximizasse o potencial das janelas em fita ao longo de dois lados do apartamento.

Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Janela, Mesa
© Júlia Tótoli

O espaço resultante foi dividido em duas áreas distintas: A primeira área abriga o corredor de entrada, um banheiro e uma área de estar, que inclui uma cozinha totalmente equipada, uma mesa de jantar e um sofá-cama. A segunda área acomoda um espaço noturno, composto por uma cama, uma mesa de trabalho oculta e um guarda-roupa.

Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Júlia Tótoli

As duas áreas são conectadas por um armário que percorre toda a extensão da sala, começando na cozinha e terminando na área de descanso. Este armário, suspenso do chão e com 90 cm de altura, não só amplia a sensação de espaço na sala, mas também facilita a limpeza. Ele oculta todos os eletrodomésticos da cozinha, uma mesa de trabalho e o guarda-roupa. Para preservar a privacidade, as duas áreas podem ser separadas por uma leve cortina de tecido branca.

Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Júlia Tótoli

Durante todo o projeto, foi feita a escolha de trabalhar com uma paleta limitada de materiais e tons, com o objetivo de criar um ambiente luminoso, coeso, limpo e funcional. Tanto as paredes quanto os móveis são brancos, enquanto o piso e o teto foram revestidos com resina PU e pintados de amarelo, conferindo um toque de vitalidade ao espaço. No banheiro, as cerâmicas de parede originais do edifício foram mantidas, preservando um elo com a história da construção.

Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Imagem 18 de 20
Planta

Esta sala tem capacidade para acomodar até quatro adultos. A mesa quadrada pode ser ampliada por uma extensão redonda de compensado naval, que, quando não está em uso, serve como um elemento decorativo pendurado na parede. Da mesma forma, as mesinhas de cabeceira da cama, também em compensado naval, podem ser usadas como assentos adicionais à mesa de jantar, otimizando o espaço de convivência.

Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama, Cadeira
© Júlia Tótoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Norte, Brasília - DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estudio 201 / LADRILHARIA arquitetura" 24 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008659/estudio-201-ladrilharia-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.