Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Janela, VigaCasa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Dormitório, VigaCasa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Viga, PilarCasa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Mais Imagens+ 23

Balnarring, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  223
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pier Carthew
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  J.D Lee Furniture, Marz Designs, Ross Gardam, Ross Thompson, Sabu Studio, Tide
  • Diretor De Projeto: Adam Markowitz
  • Arquitetos: Nicole Henderson, George Stavrias
  • Construtora: Ross Bakker
  • Engenharia Estrutural: Ray Schneider
  • Paisagismo: Jo Ferguson
  • Produção: Jess Kneebone
  • Cidade: Balnarring
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pier Carthew

Conceito Geral - Esta casa familiar, localizada na vila costeira de Balnarring, na Península de Mornington, Austrália, foi projetada para se inserir de forma sensível em seu contexto - uma resposta direta aos empreendimentos novos e homogêneos impulsionados pelas mudanças populacionais em Victoria. Stumpy Gully sugere uma maneira mais sensível de interagir com um local considerando a orientação solar, a frente da rua e a forma arquitetônica.

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pier Carthew
Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Imagem 28 de 28
Planta
Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pier Carthew

Enquanto as mais novas casas construídas na região são projetadas com largura total e um recuo mínimo, a Stumpy Gully propõe uma abordagem mais consistente com os padrões de empreendimento antigos em Balnarring, oferecendo uma frente arbustiva para a rua. Em vez da garagem dupla voltada para a rua, um plano linear abre toda a casa para a orientação norte ao longo da divisa lateral em vez do quintal oeste. Este quintal linear paisagístico, feito por Jo Ferguson, percorre todo o comprimento da casa. No lugar do grande quintal australiano, ele se configura como o grande quintal "lateral" australiano.

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Janela
© Pier Carthew

Os clientes, uma família jovem em crescimento, estavam procurando uma casa que pudesse evoluir para acomodar sua família à medida que ela crescesse, envelhecesse e amadurecesse. Eles queriam poder supervisionar crianças pequenas enquanto se permite a separação à medida que elas crescem e precisam de seu próprio espaço. A planta linear alcança isso, ligando uma sequência de espaços habitáveis que fluem perfeitamente para a paisagem externa ao norte. Esses espaços são pontuados por paredes perpendiculares revestidas de madeira, que visualmente atravessam o plano envidraçado externo ao norte para criar uma série de barreiras de privacidade internas e externas. Essas barreiras cercam, demarcam e filtram as vistas à medida que se segue o plano linear para definir diferentes áreas funcionais (jardim frontal/quintal; quarto principal/sala de estar/área das crianças/área de serviço). Esse dispositivo arquitetônico repetido cria espaços de conexão variados, separados ou em um estado de ambiguidade liminar. Internamente, uma sequência de grandes portas de correr permite que a planta linear seja completamente aberta, permitindo a visão e circulação de uma extremidade da residência à outra, ou alternativamente ser fechada e separada conforme necessário. 

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Janela, Viga
© Pier Carthew

Layout A entrada foi situada no ponto médio em vez da típica "porta da frente" para levar o usuário centralmente ao espaço de estar, evitando corredores longos e maximizando a eficiência da circulação. Os convidados são guiados para este ponto de entrada recuado através de um pórtico rítmico de pilares de madeira estrutural que sustentam a garagem aberta. A procissão de entrada leva a um espaço de chegada que se abre através de uma grande janela envidraçada para o pátio sul, levando ao espaço habitável central. Este local de entrada cria uma antecâmara térmica e separação de privacidade dos ambientes ao sul - lavanderia e escritório.

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Pier Carthew

O espaço de estar, central para a casa, está completamente aberto para o norte - grandes portas de correr de madeira permitem que este espaço seja completamente aberto nos meses mais quentes. Um tranquilo pátio fresco está localizado ao sul da cozinha e oferece um espaço de descanso no verão, com uma bancada de café da manhã de chapa de aço personalizada acessada por uma janela de serviço da cozinha. Este pátio sul permite a ventilação cruzada dos grandes espaços habitáveis. 

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© Pier Carthew

O corredor que leva aos três quartos das crianças foi ampliado para criar uma área de lazer com acesso direto à luz do norte e ao jardim, contando também com uma marcenaria personalizada que ativa inteligentemente este espaço para criar uma área de TV e exposição com parede de cortiça e mesa ao lado norte, além das caixas de brinquedos dobráveis. Na extremidade oposta da casa, o quarto dos pais tem vista para um jardim privado demarcado por paredes, permitindo se afastar do barulho das crianças. A suíte compartilha esta vista do jardim privado com um espaço que tem como protagonista a banheira de madeira estilo onsen japonês. 

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga
© Pier Carthew

Forma Arquitetônica - Um único telhado inclinado com caibros expostos é uma homenagem à clássica casa de praia australiana do meio do século, endêmica das comunidades litorâneas da região. Isso permite que a casa se abra para o sol do norte, minimizando o envidraçamento e a altura do pé-direito no lado sul. Essa abordagem arquitetônica detalhada foi trazida da experiência de Markowitz como marceneiro e arquiteto. A casa possui um estrito alinhamento horizontal e vertical, que dita o layout e o ritmo e é capturado e refletido por diferentes elementos arquitetônicos ao longo do volume. Ross Bakker, o construtor e colaborador de longa data de Markowitz, exclamou durante a construção, "Você projetou uma casa como um móvel!". Essa rigidez foi desafiadora, com vigas expostas, pilares estruturais e caibros formando uma lógica estrutural legível que deve ser cuidadosamente considerada durante toda a construção. Isso só poderia ter sido alcançado por Bakker, cuja abordagem artesanal à construção permitiu a execução precisa de detalhes sutis que percorrem toda a casa. Essa linguagem estrutural e ritmo expresso são legíveis ao longo do comprimento da casa e definem sua forma. 

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga, Cadeira
© Pier Carthew

Uma pérgola de madeira ripada define e sombreia o espaço principal de entretenimento ao ar livre e difunde o forte sol de verão das grandes janelas voltadas para o norte. Vidraças altas permitem a entrada do sol de inverno para aquecer a massa térmica da laje de concreto no inverno, enquanto são sombreadas no verão. A linguagem estrutural que sustenta o telhado é expressa no lado mais baixo do telhado inclinado por um calha estrutural em "V", que se estende além da casa como um detalhe de escoamento, lembrando precedentes como Richard Neutra. 

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Pier Carthew
Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores
© Pier Carthew

Materialidade e Interiores - O revestimento externo de cedro é utilizado também no interior para definir o fluxo das paredes e reforçar a relação entre exterior e interior. Tons suaves de eucalipto e neutros quentes definem os principais espaços habitáveis. Uma linha de base a 2,4m de altura percorre todo o projeto e é expressa por um trilho personalizado (usinado por Markowitz em sua oficina), que divide áreas coloridas inferiores de tons mais escuros no alto e é projetado para expressar a inclinação do telhado internamente. A madeira escura contrasta com os tons mais claros da pintura para definir a forma estrutural interna, fazendo referência a influências japonesas e Arts & Crafts, assim como o uso de argamassa texturizada no exterior. Madeira enegrecida de tonalidade quente foi usada em espaços-chave ao longo do projeto, desde a marcenaria da cozinha até os móveis apoiados e contrastados por madeira reciclada mais clara. A paleta de cores interna de verdes e brancos quentes foi projetada para complementar os tons madeira. Em alguns momentos, é lúdica, com toques de cor e elementos terrosos animando o banheiro familiar, e em outros momentos é mais suave, com brancos, metais e cinzas terrosos no banheiro japonês.

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Pier Carthew
Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Interiores, Porta
© Pier Carthew

Markowitz é um marceneiro treinado, além de arquiteto, e seu estúdio interdisciplinar se orgulha da consideração cuidadosa dos detalhes de madeira e marcenaria como parte integrante do conceito de projeto. Várias peças de Markowitz em madeira enegrecida vitoriana foram feitas sob medida para este projeto, combinando com a marcenaria, incluindo suas cadeiras Flea, mesa Fred e sua cama Plane (projetada pela primeira vez para a Cabbage Tree House de Peter Stutchbury) com cabeceira e mesa de cabeceira especialmente projetadas para este projeto. Outros detalhes fabricados na oficina de Markowitz incluem:

  • Uma ilha com blocos personalizados feito de madeira enegrecida maciça (mais de 1000 pequenos blocos colados!) com pernas contrastantes que são integralmente conectadas à bancada para se tornarem parte da superfície de corte
  • Maçanetas personalizadas esculpidas à mão com 2,4 m de altura
  • Itens menores em toda a casa, como molduras de quadros personalizadas.

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Exterior
© Pier Carthew

Este projeto foi realizado com o apoio da equipe da Stavrias Architecture, que forneceu informações de desenho e suporte documental durante todo o projeto, sendo o segundo entregue com sucesso na colaboração produtiva entre essas duas práticas (e velhos amigos universitários!).

Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© Pier Carthew

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Stumpy Gully / markowitzdesign + Stavrias Architecture" [Stumpy Gully House / markowitzdesign + Stavrias Architecture] 29 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008496/casa-stumpy-gully-markowitzdesign-plus-stavrias-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.