Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio

Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de ExteriorPavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Viga, CadeiraPavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Escada, VigaPavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, VigaPavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos Responsáveis: Boonserm Premthada
  • Equipe De Projeto: Bangkok Project Studio
  • Cidade: Tambon Bang Lamung
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

"Wonderfruit" é um festival de música, artes, performance e sustentabilidade realizado no final do ano e o "Neramit" é um pavilhão da prefeitura que funciona 24 horas por dia durante o festival.

Este volume e seu espaço interno são criados a partir de uma única estrutura de telhado triangular. Baseamos o projeto do telhado em tubos de aço quadrados padrão, com tamanho de 100 mm x 100 mm x 6 metros, aproveitando todo o comprimento dos tubos para não gerar nenhum resíduo de construção.

Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Viga, Cadeira
© Spaceshift Studio
Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Imagem 20 de 23
Planta

Não-arquitetura: Estou interessado na "não-arquitetura" definida como uma estrutura que é simples de ser criada, acessível, feita localmente, atendendo às necessidades dos usuários, além de ser compatível com o clima e com o terreno. Um volume com telhado duas águas é um exemplo comum, especialmente em áreas rurais. Cada elemento da estrutura faz sentido e se apoia mutuamente. Cada peça está interligada e conectada para otimizar a capacidade de suporte de carga com a gravidade e as junções.

Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Spaceshift Studio
Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Spaceshift Studio
Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Imagem 21 de 23
Cortes

No processo surgiram muitas perguntas como que tipo de arquitetura contribui para um clima bom? Que tipo de arquitetura representa um ambiente saudável? Que tipo de arquitetura representa a vida rural? Que tipo de arquitetura expressa um modo de vida agrícola? Mas a pergunta central é: que tipo de arquitetura transmite a sensação de não-arquitetura?

Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Viga
© Spaceshift Studio
Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Imagem 22 de 23
Elevações

Neramit é literalmente uma cobertura. Sua existência é baseada em um grande telhado de 30x30 metros que proporciona espaço para várias atividades ao longo dos quatro dias do festival. É como o centro do evento, onde todos podem relaxar, socializar e realizar palestras e apresentações.

Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Spaceshift Studio

O pavilhão triangular, feito de tubos quadrados, serve como uma estrutura de suporte para as chapas de zinco. A extremidade de cada chapa é projetada de forma desigual, impedindo que a água da chuva respingue nos usuários. Esse método permite que o telhado sirva como cobertura e parede ao mesmo tempo e também oferece uma boa ventilação. A luz solar aparece em camadas à medida que passa pelas aberturas no teto. À noite, a luz dos shows dentro do Neramit brilhará através dessas aberturas, fazendo com que toda a estrutura pareça uma lanterna gigante iluminando a área circundante.

A estrutura do telhado é móvel, de modo que pode criar espaços internos e externos conforme desejado para acomodar diferentes atividades.

Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores
© Spaceshift Studio
Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Imagem 23 de 23
Isométrica

Tenho três motivos para escolher o aço na forma de tubos quadrados como material de construção principal.

  1. O aço tem sido um material de construção básico há séculos. Estamos acostumados a usá-lo para proporcionar resistência, durabilidade e flexibilidade aos edifícios. Os tubos quadrados são leves e fáceis de montar. Encarei isso como um desafio para criar elementos estéticos a partir de materiais industriais, como em The Walk (2019), onde barras deformadas foram transformadas em um percurso para caminhada. Projetar tubos quadrados comuns para alcançar a beleza da estrutura e do próprio material é algo que aprendi fora da arquitetura.
  2. Priorizo um orçamento eficiente. Cada peça de aço deve ser aproveitada da melhor maneira possível. Começamos projetando a estrutura que se ajustava perfeitamente aos tubos quadrados de tamanho padrão para evitar a geração de resíduos metálicos. Quando o corte dos tubos quadrados era inevitável, os utilizamos para compor a borda irregular do telhado, eliminando o que de outra forma seria considerado uma parte desordenada da construção.
  3. O aço é reciclável, desmontado e remontado em outras estruturas ou usado de outras maneiras. Não criar resíduos e aproveitar ao máximo o que temos é o que aprendemos com esta edificação.

Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Spaceshift Studio

Este volume me oferece várias perspectivas sobre o tema da não-arquitetura, como a aplicação da madeira local e do aço, fundindo as semelhanças e diferenças. Aprendemos a transmitir emoções por meio do sistema de telhado feito com peças sobrepostas, salientes e desordenadas. Calculamos a quantidade e o tamanho precisos de materiais necessários para a construção. Aprendemos a adicionar valor a materiais comuns, como chapas de zinco onduladas, um material de cobertura comum, transformando-as em um volume móvel com novas formas e espaços flexíveis.

Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3 at, 107/9 Bang Lamung, Tambon Bang Lamung, Amphoe Bang Lamung, Chang Wat Chon Buri 20150, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Municipal Neramit / Bangkok Project Studio" [Neramit Town-Hall Pavilion / Bangkok Project Studio] 26 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008492/pavilhao-municipal-neramit-bangkok-project-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.