galpão / sauermartins

galpão / sauermartins - Fotografia de Exteriorgalpão / sauermartins - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Vigagalpão / sauermartins - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimãogalpão / sauermartins - Fotografia de Interiores, Vigagalpão / sauermartins - Mais Imagens+ 16

  • Arquiteto Líder: Cássio Sauer, Elisa t Martins
  • Equipe: Tomás Culleton, Antonio Cornely, Lucas Schneider Zimmer, Pedro Reichelt
  • Cidade: Canela
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
galpão / sauermartins - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um pequeno atelier em madeira
Com o objetivo de aprender com a construção, com o comum, com o local, investigam-se interações possíveis entre arquitetura contemporânea e práticas tradicionais de construção em madeira.

galpão / sauermartins - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

A pequena construção explora essa linguagem construtiva. testa módulos, vãos, sistemas de fixação e acabamentos ao mesmo tempo em que aborda relações de espaço, de luz e dos limites entre interior e exterior.

galpão / sauermartins - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Pedro Kok

A intenção de reaver a importância do ofício e da construção passa a ser essencial ao entendimento do projeto que busca expressar uma arquitetura possível em nosso contexto fundamentada na utilização de técnicas construtivas vernáculas, do uso de um material tradicional e da presença de uma mão de obra especializada na construção artesanal com um importante conhecimento prático no trabalho com a madeira, características que vem, gradativamente, desaparecendo do cenário da construção. portanto, o pequeno volume, anexo à residência existente, estabelece conexões tanto com a casa e seu jardim como com um contexto cultural e regional mais amplo.

galpão / sauermartins - Fotografia de Interiores, Vidro, Janela
© Pedro Kok

Implantada na esquina interna do terreno, ao fundo do lote, a construção é cercada pela vegetação de grande porte, árvores frutíferas e uma pequena horta.

galpão / sauermartins - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga
© Pedro Kok

O espaço interno abriga um programa indefinido de atelier, além de um pequeno depósito de jardinagem e um lenheiro; áreas auxiliares que se tornaram, pouco a pouco, essenciais ao cotidiano da casa.

galpão / sauermartins - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Pedro Kok

De alguma forma, estes usos indeterminados permitiram o estudo do projeto como um volume diáfano que explora, através da construção, diferentes relações entre exterior e interior.

galpão / sauermartins - Imagem 17 de 21
Planta - Piso principal

A estrutura aparente em madeira evidencia a repetição dos elementos - com vigas e colunas a cada 80cm -, revelando os encaixes entre as peças e a sequência de módulos estruturais. nesse sentido, a madeira maciça interage com os elementos industrializados como a telha e as chapas de multilaminado presentes no forro e piso.

galpão / sauermartins - Fotografia de Interiores, Viga
© Pedro Kok

O envoltório em telha de policarbonato oferece uma camada translúcida que possibilita aproveitar a iluminação natural e também observar uma leve transparência que traz a sombra da vegetação para dentro do pequeno espaço.

galpão / sauermartins - Fotografia de Exterior, Janela
© Pedro Kok

O volume é elevado do terreno por uma base em blocos de concreto que afastam a madeira do solo natural e acomodam a construção à topografia gerando uma faixa de pátio elevada - um corredor de acesso ao atelier.

galpão / sauermartins - Fotografia de Interiores, Janela
© Cássio Sauer

A área construída de 25m2 é praticamente duplicada com a utilização da cobertura como um espaço de jardim elevado. assim, o percurso de subida leva a um espaço de estar exterior junto às copas das árvores.

galpão / sauermartins - Imagem 21 de 21
Axonométrico

Uma zenital sobre o volume de acesso à cobertura proporciona uma vista surpreendente para as árvores desde o interior do atelier ao mesmo tempo em que a janela pivotante voltada ao norte enquadra o jardim existente.

galpão / sauermartins - Fotografia de Interiores
© Pedro Kok

Como ponto fundamental da proposta, o uso da madeira possibilitou tanto a viabilidade econômica da construção como a opção por uma técnica construtiva com menor impacto e interferência no dia a dia dos moradores.

galpão / sauermartins - Imagem 20 de 21
Corte

Assim, o pequeno projeto busca preservar parte da identidade e da cultura local. uma aproximação com a história e uma conexão com a paisagem; em referência a alguma simplicidade essencial da relação entre lugar e arquitetura.

galpão / sauermartins - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Canela, Río Grande del Sur, 95680-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "galpão / sauermartins" 05 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008481/galpao-sauermartins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.