Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura

Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Prateleira, JanelaEscritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraEscritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Prateleira, JanelaEscritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraEscritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: CoDA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  92
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Júlia Tótoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alberflex, Antunes Marcenaria, Casa do Vidro, WS marmoraria, WSG Leg Technology
  • Autores: Pedro Grilo, Gabriel Góes
  • Equipe: Júlia Coutinho, Rafferson Camel (obra), Gabriel Monteiro, Carolina Piana
  • Mestre De Obras: Antônio Estêvão e Carlos da Rocha
  • Serralheria: Antônio Dias
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Júlia Tótoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante a pandemia, o escritório voltou seus esforços para o trabalho remoto, deixando nosso antigo espaço físico. Aos poucos, as atividades presenciais foram voltando e, em 2022, tivemos o privilégio de unirmos a outros escritórios para dividir um andar no Morro Vermelho, edifício icônico modernista em Brasília.

Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Júlia Tótoli

Junto ao seu edifício “irmão”, Camargo Corrêa, o Morro Vermelho é localizado no coração de Brasília, o Setor Comercial Sul. Esta área da cidade infelizmente foi esvaziada entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000, mas recentemente vem passando por uma revitalização como um centro efervescente da cidade.

Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Júlia Tótoli
Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, Viga
© Júlia Tótoli

O edifício em si foi construído em um período de intensa experimentação na formação da recém-nascida cidade, marcada pelo uso do concreto armado e aparente, bem como com a pré-fabricação. Seu autor, João Filgueiras Lima, foi um dos arquitetos que mais explorou essa técnica construtiva em Brasília. A escolha do local que abriga a sede do escritório dialoga totalmente com o propósito da CoDA, de unir o moderno ao contemporâneo, ressaltando os pontos fortes e características icônicas dos edifícios de Brasília. O projeto, portanto, enfatiza o caráter modular do edifício, bem como as instalações aparentes e a textura do concreto.

Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Júlia Tótoli
Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Imagem 26 de 27
Planta de inserção

Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Imagem 27 de 27
Planta baixa
Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Júlia Tótoli

O andar, de cerca de 402 m2 mé dividido com outros três escritórios e segue a divisão do andar superior, desenhada pela equipe do BLOCO Arquitetos. A CoDA ocupa um retângulo de 92 m2 que, por sua vez, é dividido em quatro espaços: a área de trabalho da equipe, uma sala de reuniões, uma copa e uma sala de servidor.

Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Júlia Tótoli
Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa
© Júlia Tótoli

A copa e a sala de servidores ocupam um módulo em uma das extremidades do escritório, que é dividida do restante do espaço por uma grande estante com portas simétricas em cada lado. Nem a estante nem as portas encostam na laje superior, ressaltando ainda mais este elemento original do projeto. Na outra extremidade do espaço fica a sala de reunião, fechada por uma fachada de vidro com cortinas que permitem que ela se “abra” ou “feche” visualmente para o escritório. No ambiente foram usadas peças garimpadas de mobiliário modernista, complementadas por um rack de 5 metros de madeira.

Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© Júlia Tótoli

A materialidade do projeto se baseia nos elementos existentes do edifício – o interior da fachada, branca, de fibra de vidro, e o concreto aparente. Portanto, branco foi uma cor predominante no projeto, assim como os de madeira escura, tom escolhido como contraposição. As janelas e seus icônicos brises laranja inspiraram as cores do carpete laranja do piso do escritório e dos ladrilhos hidráulicos usados na copa, bem como da nova identidade visual do escritório.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul, Brasília - DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório CoDA Sede Morro Vermelho / CoDA Arquitetura" 18 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008460/escritorio-coda-sede-morro-vermelho-coda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.