Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick

Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaRestauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto, CorrimãoRestauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, VigaRestauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, CozinhaRestauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Mais Imagens+ 10

  • Equipe De Projeto: Adam Bresnick Hecht, Miguel Peña Martínez-Conde, Pablo Sebastian Baldo, Mireya Fernández Velasco, Carolina Gómez Perona, Jorge Ferrer Arapiles
  • Paisagismo: Citerea, Ana Luengo
  • Colaboradores: Emi, Jose, David aparejador
  • Cliente: Particular
  • Construtora: MACE 2000
  • Cidade: Madrid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Amores pictures
Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Imagem 12 de 15
Axonométrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi construída no final do século XIX como um dos seis hotéis para as filhas de um Barão. Quase um brinquedo Herreriano, é um retângulo de 26 x 11.5m de alvenaria de granito, rematada por uma cobertura de telha de 4 águas.

Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Exterior, Janela
© Amores pictures
Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Imagem 13 de 15
Planta

A porta de acesso é enquadra com duas pilastras toscanas coroadas com dois obeliscos. A casa se mescla com a parcela em declive através de duas terraços cercadas com muros de granito, escadas e balaústres, deixando o resto da parcela em suave descida ao sul.

Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto, Corrimão
© Amores pictures
Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Imagem 14 de 15
Planta primeiro nível

Abandonada, ocupada, a casa havia sofrido muitas modificações ao longo dos anos. A intervenção foi cuidadosa em termos materiais e conceituais, baseando-se nas existências para adequar a habitação ao século XXI.

Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Amores pictures
Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Imagem 15 de 15
Corte longitudinal

Com esse fim, a escada foi relocada, criando uma tripla altura com luz zenital na entrada, uma dilatação vertical que organiza as circulações enquanto casa as geometrias e eixos da casa principal. Esse gesto de verticalidade permite a ventilação natural como uma chaminé.

Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, Janela, Arco, Viga
© Amores pictures

A caixa de granito é limpa, isolada, e o muro central de tijolo é deixado à vista, testemunho da passagem do tempo. O piso térreo é revestido em concreto polido, somente os limiares de passagem no muro de tijolo são marcados com tábuas de calcário, enquanto revestimentos de gesso permitem a passagem das instalações.

Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga
© Amores pictures

A escada monolítica do mesmo concreto emerge do chão, unindo o térreo ao primeiro andar, onde uma passarela de chapa de aço dá acesso aos três quartos em suíte com seus banheiros. Dentro dos quartos, o taco de carvalho serrado dialoga com a materialidade do muro de tijolo e a laje de pinho tingida de branco.

Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, Janela
© Amores pictures

O térreo é um único espaço, uma sala ocupa toda a extensão do jardim, a cozinha está de um lado do hall de entrada, a sala de música está do outro. Dois grandes janelões foram abertos na metade do século passado, e são articulados com suas carpintarias internas para enfatizar o fato de serem intervenções posteriores. São dois olhos modernos, vista e acesso. O segundo desses vãos, uma grande janela pivotante conecta diretamente ao jardim através de um terraço de perfis metálicos e piso metálico em grade.

Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, Viga
© Amores pictures

O destino de um jardim histórico foi tratado com cuidado e projeto integrador, utilizando paleta de argila e granito, e plantas nativas. Os dois terraços superiores são quase uma reconstrução do original, enquanto no jardim inferior se desenha um meandro que incorpora árvores, um poço e vistas existentes para criar um novo percurso que se afasta da austeridade e da geometria da casa para entrar num sonho mundo, terminando em piscina e pavilhão.

Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Amores pictures

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madrid, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restauro e adaptação de casa do século XIX / Adam Bresnick" [Restauración y adaptación de una casa del siglo XIX / Adam Bresnick] 29 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008434/restauro-e-adaptacao-de-casa-do-seculo-xix-adam-bresnick> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.