Casa das Vidocas / Rede Arquitetos

Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, AidoCasa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, Tijolo, VigaCasa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Cadeira, Tijolo, Viga, Corrimão, Terraço, PátioCasa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, AidoCasa das Vidocas / Rede Arquitetos - Mais Imagens+ 30

Caucaia, Brasil
  • Arquitetos: Rede Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  227
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Igor Ribeiro
  • Arquitetos Líderes: Bruno Braga, Luiz Cattony
  • Equipe De Projeto: Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro, Luiz Cattony
  • Projeto Estrutural: Pilotis Estrutural
  • Projeto Instalações Prediais: Pilotis Estrutural
  • Paisagismo: Julia Miyasaki e Viviane Furtado
  • Luminotécnico: Helem Soares
  • Produção: amma estúdio
  • Cidade: Caucaia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© Igor Ribeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro pedido do casal de clientes da casa das Vidocas foi que a edificação fosse toda construída em bloco de concreto aparente e que suas instalações elétricas também fossem visíveis. Além disso, eles queriam uma casa compacta e com muitas áreas verdes. O projeto, então, se desenvolveu como um sistema a partir do bloco de concreto como módulo-base, ocupando somente o necessário no terreno e sempre buscando que as áreas verdes se mesclassem com os ambientes internos.

Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Igor Ribeiro
Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Igor Ribeiro

O projeto se divide em três blocos muito definidos e bastante ortogonais, devido ao material utilizado. Os blocos das extremidades, mais largos, possuem os programas da casa e o do meio, mais compacto, as circulações verticais, horizontais e caixa d’água. No bloco da entrada estão o estacionamento e o escritório no térreo e as suítes no pavimento superior, e no dos fundos sala de estar e jantar e cozinha compartilhando um único espaço, além de um mezanino de lazer. Neste, ainda há um terraço na cobertura que permite uma vista do mar.

Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, Tijolo, Viga
© Igor Ribeiro
Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Imagem 34 de 35
Diagrama
Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Igor Ribeiro

A casa é composta por um sistema misto de alvenaria estrutural, concreto armado e estrutura metálica. As paredes são estruturais e sustentam uma laje treliçada com a complementação de algumas vigas internas. As escadas e as lajes do núcleo de circulação são em concreto armado em função dos poucos apoios presentes para distribuição da carga. Já a estrutura metálica é utilizada em vigas que precisam vencer vãos maiores, criando um contraponto na materialidade da casa, onde praticamente todos os elementos vem do cimento. Além dos blocos de concreto e a laje treliçada, os pisos da casa são em cimento queimado e as áreas molhadas em ladrilho hidráulico pigmentado.

Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Corrimão
© Igor Ribeiro
Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Imagem 23 de 35
Planta - Pavimento térreo
Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Mesa, Viga
© Igor Ribeiro
Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Imagem 33 de 35
Axonométrica
Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Igor Ribeiro

Para reforçar o peso do material e proteger da insolação direta, as esquadrias estão recuadas em relação ao perímetro construído, e em alguns pontos foi utilizado também cobogós de concreto, a fim de reforçar a proteção, permitir a ventilação e manter a materialidade proposta. As aberturas foram pensadas, também, para reforçar a presença do verde dos recuos e pátios internos, de forma a integrar interior e exterior em todos os ambientes da casa.

Casa das Vidocas / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Igor Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Vidocas / Rede Arquitetos" 17 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008405/casa-das-vidocas-rede-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.