Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação, VigaEdifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de InterioresEdifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, PátioEdifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Fieldwork
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tom Ross
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tom Ross

Descrição enviada pela equipe de projeto. 38 Albermarle Street, projetado pela Fieldwork para a Assemble, oferece o primeiro empreendimento de média densidade do país, destinado à locação com opção de compra, facilitando lares saudáveis, socialmente conectados e financeiramente sustentáveis no noroeste de Melbourne. O projeto de 73 apartamentos, que combina unidades de um, dois e três quartos, é o primeiro passo na implementação da estratégia BTRTO da Assemble Futures. A iniciativa, fundada pela construtora e empresa de gestão comunitária Assemble, permite que os moradores aluguem novos apartamentos por até cinco anos, com a opção de comprar o imóvel por um preço fixo ao final do período de locação. O 38 Albermarle Street questiona e eleva os padrões típicos das habitações de média densidade, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para conectar os moradores de maneira significativa - com a paisagem, o ambiente urbano circundante e entre si.

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tom Ross
Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Interiores, Fachada
© Tom Ross

O edifício existente no local, projetado pelo arquiteto australiano Harry A. Norris, é uma estrutura industrial significativa do início do século, que já foi um estúdio de gravação e fábrica de CDs e cassetes Dex Audio. O ponto de partida para o projeto da Fieldwork foi encontrar uma maneira de adaptar o local à sua nova função residencial, respeitando o edifício existente. Isso foi alcançado por meio de intervenções no térreo e esforços para criar um diálogo com o contexto mais amplo do bairro. Os apartamentos térreos dos anos 1950, 60 e 70, espalhados pelos subúrbios internos de Melbourne, se tornaram um ponto de referência importante para a Fieldwork - em particular, a maneira como os moradores personalizam os caminhos externos de circulação dos apartamentos. Tipicamente decorados com plantas, bicicletas e móveis externos, "esses espaços servem como uma extensão informal das áreas de estar e proporcionam uma transição agradável entre o público e o privado - uma expressão que você simplesmente não encontra em um corredor interno", diz Quino Holland, co-diretor da Fieldwork. Inspirado por essa filosofia espacial, o 38 Albermarle Street é dividido inovadoramente em duas torres individuais conectadas por uma passagem externa. Um vazio paisagístico e semicircular conecta cada nível - uma resposta artística ao acesso obrigatório de guindastes através do local - enquanto cada apartamento está conectado à passagem por uma varanda em ponte que incentiva os moradores a personalizarem o ambiente compartilhado. "Este 'tecido conectivo' torna-se o foco da arquitetura, construindo um local acolhedor e comunitário", diz Quino.

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Interiores
© Tom Ross

Buscando abordar as limitações reais da vida em apartamentos, a equipe de projeto revisitou conceitos implementados no 122 Roseneath Street - um empreendimento anterior da Assemble também projetado pela Fieldwork. Este projeto foi influenciado pela vivência possibilitada por um típico apartamento com fachada única e introduziu instalações as quais permitiriam que os moradores desfrutassem de "uma vida tão plena como se estivessem morando em sua própria casa, com seu próprio quintal, varanda frontal, edícula dos fundos e jardim", diz Quino. Baseado nesses princípios, o 38 Albermarle Street foi projetado para ser amigável com animais de estimação e crianças, e incentivar a diversidade de moradores. No térreo, uma oficina comunitária multiuso com estação de reparo de bicicletas, bancada, ferramentas e pias industriais acomoda projetos de bricolagem, projetos criativos e reparos, enquanto uma lavanderia dá aos moradores flexibilidade para converter seu próprio espaço de lavanderia para outro uso. Uma sala de encomendas apoia a entrega segura de mercadorias, enquanto uma biblioteca de empréstimos incentiva os moradores a compartilharem itens úteis, mas raramente utilizados, como utensílios de cozinha e ferramentas elétricas.

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação, Viga
© Tom Ross
Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Interiores, Janela
© Tom Ross

Um espaço de hospitalidade adjacente, chamado apropriadamente de "Cassette" em homenagem às origens do antigo prédio, é administrado pela equipe da Assemble e projetado pela Six Degrees Architects, oferecendo um local intermediário que abre um diálogo entre Assemble, os moradores e a cidade. Essas adições fornecem comodidades anteriormente consideradas inacessíveis em empreendimentos típicos de apartamentos australianos, promovendo momentos incidentais de interação entre vizinhos. Painéis fixos não envidraçados em todos os apartamentos permitem a instalação de portas para animais de estimação com facilidade, enquanto uma área dedicada para banho de cachorros no primeiro andar incentiva maiores níveis de cuidado com animais de estimação. Os pisos sintéticos criam um acabamento resistente e de baixa manutenção nos espaços comuns, suportando o desgaste causado por animais de estimação e crianças, enquanto os interiores dos apartamentos são projetados com foco em qualidade e durabilidade. Áreas de estacionamento seguro para carrinhos de bebê e áreas de lazer estão incorporadas em várias localizações, com 140 vagas seguras para bicicletas acessadas pelo hall. "O 38 Albermarle St foi uma oportunidade para explorar e implementar pequenos movimentos projetuais nos espaços comunitários, com grande impacto", explica a arquiteta do projeto, Briony Massie.

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela
© Tom Ross
Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Interiores, Janela
© Tom Ross

Uma sala comunitária e um mirante no último andar democratizam as melhores vistas do projeto sobre a cidade. Concebido como um local multiuso com cozinha, banheiro e churrasqueira ao ar livre, este espaço pode ser reservado gratuitamente pelos moradores, atendendo a eventos privados e comunitários, como sessões de yoga, festas de aniversário, jantares e noites de cinema - estendendo efetivamente os espaços habitáveis para além da área de cada apartamento.

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Tom Ross
Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Exterior
© Tom Ross

"Transferir os moradores para o nosso primeiro empreendimento Assemble Futures é uma prova de nossa missão chamada 'lares para a mudança'", reflete Kris Daff, diretor executivo da Assemble. "O projeto do 38 Albermarle Street fomenta uma sensação de comunidade e habitabilidade e é o primeiro de uma série que criará um impacto real na melhoria das opções justas de moradia", continua.

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tom Ross

Desde a rua, o 38 Albermarle oferece um pano de fundo sutil para a complexidade do edifício histórico de tijolos vermelhos. Elementos verticais de concreto pré-moldado articulam a fachada oeste, fazendo uma referência sutil ao friso e capitéis do edifício Harry Norris. Ao norte, uma série de painéis de alumínio perfurados e corrugados, combinados com a cor do concreto, transformam as qualidades de luz do edifício ao longo do dia. A forma dividida do prédio é reforçada por uma sacada em balanço que espreita sobre a Rua Albermarle - "um lugar para acenar aos seus amigos quando eles estão chegando para uma festa no espaço comunitário", diz Quino. Embora a Fieldwork tenha buscado que a nova forma do prédio se apresente de maneira simples e consistente em todos os aspectos, o desempenho passivo do edifício e o conforto dos ocupantes permaneceram como uma consideração primária. Em resposta a isso, os terraços privativos profundos dos apartamentos ao norte são protegidos por telas para controle solar passivo, enquanto os espaços de estar estão mais próximos da fachada na torre sul para maximizar a entrada de luz natural. As molduras das janelas são termicamente isoladas, alcançando uma impressionante classificação de 7 no NatHERS, enquanto materiais de alta durabilidade, ausência de gás natural, ventilação cruzada e painéis solares no telhado alimentam as operações da comunidade para melhorar ainda mais o desempenho do edifício.

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tom Ross
Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Pátio
© Tom Ross

O 38 Albermarle Street está situado em uma região conectada e de fácil acesso a importantes comodidades, como escolas, serviços de saúde, áreas de compras e centros de negócios, apoiado por um esquema inovador de estacionamento no local. As vagas de estacionamento são de propriedade comunitária e alugadas pela Assemble conforme a necessidade - um espaço atrativo que pode ser adaptado para um novo uso caso a posse de carros diminua no futuro. Com uma sensação de comunidade vibrante já em crescimento, o 38 Albermarle Street oferece uma proposta habitacional atraente, oferecendo estabilidade de locação e uma alternativa para a aquisição de uma casa. Projetado pela Fieldwork com pensamento e rigor, o edifício demonstra a importância de um bom desenho para dar vida ao modelo habitacional BTRTO da Assemble - oferecendo opções de moradia justas ​​e edificantes para diferentes gerações de australianos.

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Interiores, Escada, Janela
© Tom Ross

38 Albermarle Street está situado nas Terras Tradicionais do povo Boon Wurrung e Wurundjeri da Nação Kulin.

Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© Tom Ross

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:38 Albermarle St, Kensington VIC 3031, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial 38 Albermarle Street / Fieldwork" [38 Albermarle Street Residential Building / Fieldwork] 20 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008334/edificio-residencial-38-albermarle-street-fieldwork> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.