Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais / ZAV Architects

Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de ExteriorCentro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Interiores, VigaCentro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Interiores, VigaCentro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de ExteriorCentro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos Responsáveis: Mohamadreza Ghodousi, Fateme Rezaei Fakhr, Golnaz Bahrami, Hanieh Alizadeh
  • Equipe De Projeto: Nogol Zarbafian,Sheila Ehsaei,Azin Ravaei
  • Design Gráfico: Somayeh Saeedi
  • Supervisão: Payman Barkhordari, Soroush Majidi
  • Cliente: Ehsan Rasoulof
  • Projeto Estrutural: S.Jalal Tabatabaei,Farhad Beygi
  • Projeto Mecânico: Gholamreza Maleki
  • Projeto Elétrico: Pejman Moradian
  • Construtora: Amir Nobahari Tehrani
  • Equipe De Construção: Hormat Ghasemi, Nabi Timas, Ayub Hormozi, Kamboojiye Poshtgol, Ramin Koolaghani, Javad Irandegani, Aref Gholami, Khosro Heb, Farzad Moharami, Davoud Meimandi, Abbas Gederi, Assad Gederi, Mojtaba Moalemi, Rahmat Ghalandari, Mohammad Moalemi, Zabih Zarnegari, Mehdi Rahimi Javad Gederi, Hamid khezr
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Exterior
© Payman Barkhordari

Descrição enviada pela equipe de projeto. Typeless está localizado na Ilha de Hormuz, no Golfo Pérsico, ao sul do Irã. O edifício é uma plataforma de dois pavimentos para iniciativas educacionais, com um edifício espacialmente adaptável a futuras alterações.  O Irã tem um longo histórico de uso de materiais disponíveis ou descartados para criar produtos úteis e até mesmo valiosos, como o carpete. Os fabricantes de carpetes pegam uma matéria-prima comum, como a lã, colorem-na com resíduos de plantas e, usando designs criativos e artesanato, transformam-na em um objeto de valor inestimável que é o tapete.

Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Exterior
© Parham Taghioff
Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Imagem 27 de 37
Planta Pavimento Térreo
Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Parham Taghioff

O tapete é usado literalmente para tudo; é um lugar para sentar, comer, dormir, receber convidados, estudar e muito mais. É um objeto que torna o espaço adaptável a diferentes atividades. No entanto, a descoberta de petróleo levou a um declínio na dependência de modos de vida sustentáveis mais antigos, uma vez que eram considerados desnecessários. Isto resultou em importações excessivas e danos ambientais. A construção não foi exceção neste paradigma do consumismo. A urbanização e o crescimento populacional levaram a uma construção com uso intensivo de recursos, baseada na demolição e na construção de volumes novos com o dinheiro do petróleo.

Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Parham Taghioff
Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Imagem 28 de 37
Planta Primeiro Pavimento

Acreditamos que é possível reintroduzir a antiga economia circular sustentável, que favorecia a reciclagem e a criação de valor sem desperdício na economia dependente de petróleo do Irã. Podemos usar recursos, materiais disponíveis e as capacidades frequentemente negligenciadas da força de trabalho local para criar projetos que se adaptem às necessidades futuras. Typeless é um protótipo que faz experimentos com essa abordagem da arquitetura. O material mais disponível em Ormuz são os blocos de cimento, e os habitantes da ilha têm conhecimento para utilizá-los. Podemos pensar nele como um novo material local. Além dos blocos de cimento, a construção do Typeless envolve uma estrutura de concreto e andaimes, outros modos de construção facilmente disponíveis na ilha.

Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Exterior, Viga, Aço
© Parham Taghioff

A combinação desses materiais e técnicas de baixa tecnologia e primárias resultou em uma estrutura adaptável que cria valor para seus usuários. Nesse edifício, é possível modificar as dimensões, as posições e as relações dos espaços abertos e fechados para atender a necessidades imprevistas sem grandes demolições. Isso é alcançado arquitetonicamente por meio da criação de espaços livres das restrições de gravidade, precipitação, fornecimento de energia e circulação horizontal e vertical:

Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Parham Taghioff
Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, Pátio
© Parham Taghioff

  • Uma estrutura de concreto suporta o peso de uma laje unificada, e as unidades espaciais podem ser construídas em qualquer lugar deste plano.
  • Uma estrutura de andaimes cria uma circulação independente e ajustável para cada setor do edifício.
  • Um telhado com beirais é apoiado pela estrutura de andaimes, protegendo os espaços abaixo da precipitação, semelhante a um guarda-chuva, e os liberando da necessidade de isolamento.
  • Os elementos elétricos e mecânicos nas áreas de serviço são flexíveis e alimentam todos os espaços por meio de diferentes fluxos laterais, com opções disponíveis em abundância.

Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Imagem 36 de 37
Diagrama Programa
Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela, Viga
© Parham Taghioff

Corredores vazios entre espaços fechados facilitam a ventilação e, juntamente com a cobertura, reduzem a temperatura média em até 14ºC no clima rigoroso da Ilha.

Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Aço
© Parham Taghioff
Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Parham Taghioff

A fachada resultante desse processo é adotada e ganha identidade arquitetônica mesmo depois que o edifício é concluído. A fachada não solicitada acolhe mudanças futuras. É uma estética que encanta o usuário ao atendê-lo, e, portanto, procura fazer com que a prática da disciplina arquitetônica seja bem recebida pelos clientes.

Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais  / ZAV Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Parham Taghioff

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hormuz Island, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Construção Type-less para Habilidades Manuais / ZAV Architects" [Type-less Building Center For Handy Skills / ZAV Architects] 19 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008215/centro-de-construcao-type-less-para-habilidades-manuais-zav-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.