Residência CCL / Pitta Arquitetura

Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, AidoResidência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaResidência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaResidência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira, Terraço, Pátio, AidoResidência CCL / Pitta Arquitetura - Mais Imagens+ 32

Ubatuba, Brasil
  • Arquitetos: Pitta Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Lightworks, Lumini, Marcenaria G.M, Mundo das Pedras, Neotlith, Omnitrade, Palimanan, Polytec, Portobello
  • Equipe De Projeto: Thiago Brunini Pitta, Rodrigo Alves Pereira
  • Paisagismo: Plantare Paisagismo
  • Cidade: Ubatuba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© JP Image Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada a poucos metros da praia, em um condomínio residencial em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, a Residência CCL foi projetada para estar integrada a natureza exuberante do local. O uso de materiais naturais, grandes vãos e muita transparência, proporcionaram uma ótima integração com a natureza o que se tornou o ponto forte do projeto. As soluções arquitetônicas adotadas no projeto, foram pensadas considerando as características climáticas do local (clima tropical, quente e úmido), sempre buscando criar espaços com qualidade e eficiência energética.

Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira, Aido
© JP Image Photography
Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© JP Image Photography
Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, Aido
© JP Image Photography

A residência foi projetada elevada do solo visando afastar a umidade. O pé direito alto, grandes aberturas e o uso de venezianas articuladas, permitem passagem da ventilação cruzada e a entrada da iluminação natural nos ambientes. Estas soluções, aliadas ao uso de grandes beirais que controlam a incidência solar direta nos períodos críticos e são eficazes na proteção contra chuva, proporcionam muita qualidade no uso dos espaços tanto nos dias mais quentes como nos dias chuvosos.

Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© JP Image Photography
Residência CCL / Pitta Arquitetura - Imagem 35 de 37
Planta - Térreo
Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© JP Image Photography

A casa dispõe de uma confortável área social no térreo, ambientes integrados e muita transparência geram amplitude e possibilitam a uma ótima comunicação com o exterior. As grandes portas trazem permeabilidade visual criando a sensação de uma grande varanda, conectada ao jardim repleto de espécies tropicais que se integram perfeitamente a área verde preservada do local. A área intima da casa conta com 3 suítes do térreo e uma suíte principal no pavimento superior, as suítes do térreo foram implantadas na face leste, priorizando o sol da manhã e a vista da mata que circula a casa. Buscando privacidade, a suíte do casal foi posicionada no pavimento superior, também recebe o sol da manhã e conta com uma vista linda da mata nativa.

Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© JP Image Photography
Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© JP Image Photography

O sistema estrutural adotado nesta obra é misto, composto por concreto, aço e madeira, o que gerou leveza e proporcionou a criação de uma cobertura formada por grandes panos planos, que foram posicionados em diferentes alturas, esta solução, além criar rasgos que proporcionam ventilação e iluminação natural, acabam criando leveza entre os volumes que compõe as fachadas.

Residência CCL / Pitta Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira, Terraço, Pátio, Aido
© JP Image Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência CCL / Pitta Arquitetura" 28 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008078/residencia-ccl-pitta-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.