Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier

Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, JanelaCentro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de ExteriorCentro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, CadeiraCentro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de ExteriorCentro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Mais Imagens+ 52

  • Arquiteto Responsável: Samira Rathod
  • Coordenador Do Projeto: Hetu Jariwala
  • Equipe De Projeto: Sunain Dalwani, Manjit Patil, Madhura Jamsandekar, Nikhil Periaswamy
  • Projeto Estrutural: Manjunath and Company, B L Manjunat
  • Construtora: Sri Neralu Constructions
  • Consultoria Hidráulica: UKB Project Management
  • Cidade: Hosur
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Niveditaa Gupta

Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao falecido Sr. HRS Rao, ao Sr. Kamlesh Rao, seu filho e a toda a família Rao por seu apoio durante a construção deste edifício. Agradecemos imensamente a Muniraj, Balachandran e Srinath, que foram os pilares locais para a execução da forma como o SRDA o imaginou. E o maior agradecimento a toda a equipe de artesãos que dedicaram seu sangue e suor para construir esse edifício para o povo de Byrasandra.

Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior
© Niveditaa Gupta
Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Imagem 39 de 57
Planta
Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Arco, Floresta
© Niveditaa Gupta

A SRDA começou a trabalhar na construção de um centro comunitário em Byrasandra, Hosur, em 2015. O projeto foi solicitado por um patrono que desejava dedicar o edifício à sua terra e ao seu povo. O edifício foi imaginado como um monumento que perduraria por muitos anos como memória viva da relação do homem com a sua terra, e daria uma identidade às pessoas para as quais foi construído. O centro comunitário agora repousa em meio à bela paisagem de Hosur, em memória de seu patrono, o Sr. HRS Rao.

Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior
© Niveditaa Gupta
Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Imagem 45 de 57
Elevação 02
Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Niveditaa Gupta

A origem deste projeto vem de um encontro intrigante. O trabalho da SRDA, publicado em um jornal, atraiu a atenção de um escritor anônimo em Bangalore. Esperando uma jovem que buscava contribuir para a aldeia de seus ancestrais, Samira ficou surpresa ao conhecer o Sr. HRS Rao, um ex-aluno de Harvard de 88 anos, que andava com uma bengala e era carismático. Seu amor inabalável por sua terra natal, o desejo de honrar seus ancestrais e beneficiar sua comunidade impulsionaram o projeto. Nossa colaboração foi marcada pela confiança mútua e por ocasionais discordâncias de projeto. Apesar do falecimento do Sr. Rao aos 93 anos, seu legado continua vivo no Centro Comunitário de Byrasandra.

Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores, Janela
© Niveditaa Gupta

O local, situado a duas horas do aeroporto de Bangalore, apresenta paisagens de tirar o fôlego, ladeadas por terrenos ricos em granito, pedreiras e casas de adobe do vilarejo, repletas de vida e campos de calêndula, que proporcionam uma rica sugestão visual e textural. O trajeto até o local proporciona vistas panorâmicas de campos e lagos, deixando uma imagem marcante na mente de Samira. O Sr. Rao compartilhou sua visão para o edifício sob uma majestosa figueira-da-índia, que aspira ser um símbolo monumental semelhante ao Victoria Terminus em Mumbai. Esta visão direcionou o processo de projeto, com o granito e a figueira-da-índia tornando-se motivos centrais em todo o projeto.

Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior
© Niveditaa Gupta
Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Imagem 48 de 57
Padrões do Granito

O contexto cultural e natural de Byrasandra influenciou profundamente o projeto do centro comunitário. Um santuário sagrado alinhado com o local do projeto foi fundamental para moldar o projeto, que agora abriga casamentos e cerimônias comunitárias. As narrativas da comunidade, combinadas com as ideias criativas da equipe, foram sutilmente integradas ao edifício, criando espaços para celebração, reunião e ritual. A planta do edifício inspira-se na arquitetura tradicional dos templos indianos, com um salão central e uma área externa para várias atividades comunitárias. A filosofia de projeto da SRDA enfatiza a arquitetura como uma experiência que se desenvolve gradualmente, com espaços intersticiais e riqueza sensorial. A forma do edifício equilibra a solidez brutal das espessas paredes de pedra com a leveza de um teto de pedra flutuante e delicadas aletas de aço. Cada detalhe, desde os padrões de piso inspirados no campo até as toras de eucalipto recuperadas, acrescenta camadas de significado e profundidade estética.

Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Tijolo
Cortesia de Samira Rathod Design Atelier

A SRDA adere à filosofia de sustentabilidade do BLIRS, enfatizando elementos bonitos, duradouros, indígenas, reciclados e de pequena escala. O Centro Comunitário One Tree Hill está alinhado com essa filosofia, utilizando granito local, técnicas indígenas, materiais reciclados e uma pequena pegada sustentável. Todo o trabalho de pedra foi realizado por uma equipe de artesãos muçulmanos locais da região. A equipe permaneceu no local desde o corte da primeira peça de pedra até a última peça de acabamento. Isso proporcionou a todos um grande senso de trabalho em equipe, uma conexão pessoal e orgulho pelo trabalho realizado. O centro comunitário foi projetado para ser um espaço compartilhado, proporcionando um motivo de orgulho e identidade para os moradores. O seu destaque visual na paisagem torna-o um marco inconfundível. O edifício incentiva reuniões e celebrações comunitárias, promovendo um sentimento de propriedade e orgulho entre os moradores.

Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores
© Niveditaa Gupta
Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Niveditaa Gupta

O Centro Comunitário One Tree Hill é mais do que apenas um edifício; é um testemunho da paixão e da dedicação do Sr. HRS Rao e do espírito colaborativo da SRDA. Enriquecida pela beleza natural do local e pelas histórias da comunidade, Byrasandra tem agora um edifício feito para a sua gente, pela sua gente, lhes oferecendo um imenso senso de propriedade. Nós nos esforçamos para oferecer à comunidade um edifício do qual ela se orgulhe e desfrute. Também estamos esperando ansiosamente que as pessoas comecem a usá-lo. Talvez o tempo nos diga se elas realmente gostam do edifício ou não. O centro espera ser tomado pelo seu povo e pela natureza que o rodeia.

Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior
© Niveditaa Gupta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hosur, Tamil Nadu, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário One Tree Hill / Samira Rathod Design Atelier" [One Tree Hill Community Hall / Samira Rathod Design Atelier] 17 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008058/centro-comunitario-one-tree-hill-samira-rathod-design-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.