Edifício The Canyon / MVRDV

Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Exterior, Urbano, JanelaEdifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Pia, CadeiraEdifício The Canyon / MVRDV - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  34900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jason O’Rear
  • Sócio Fundador Responsável: Nathalie de Vries
  • Sócio: Frans de Witte
  • Equipe De Projeto: Fedor Bron, Mick van Gemert, Fouad Addou, Matteo Gramellini, Teodora Cirjan, Andrea Manente, Claudia Consonni, Aneta Rymsza, Marina Kounavi, Sandra Jasionyte, Ievgenia Koval, Nicolas Garin Odriozola, Paul van Herk, Kamila Korona
  • Direitos Autorais: MVRDV Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries
  • Arquiteto Executivo: Perry Architects
  • Cidade: San Francisco
Mais informaçõesMenos informações
Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Exterior, Urbano
© Jason O’Rear

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em frente ao Parque Oracle dos Giants, em San Francisco, The Canyon é um dos quatro prédios que compõem a primeira fase do novo bairro Mission Rock, o qual está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre San Francisco Giants, Tishman Speyer e o Porto de San Francisco. Localizados em um terreno de 11 hectares, esses prédios foram projetados em um processo colaborativo no qual quatro empresas de arquitetura internacionalmente renomadas - Studio Gang, Henning Larsen e WORKac, além de MVRDV - trabalharam simultaneamente, criando projetos distintos que funcionam perfeitamente juntos.

Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© Jason O’Rear

Posicionado na extremidade noroeste do bairro, The Canyon é o primeiro prédio a receber visitantes que atravessam a Ponte Lefty O'Doul. Ele é composto por uma base de cinco andares, com uma torre de 73 metros na extremidade oeste do terreno, e em breve estará em frente ao China Basin Park, um parque à beira-mar e um centro cultural para a comunidade, melhorando o acesso público à orla e integrado a trilha de São Francisco Bay com mais de 560 quilômetros. Como todos os prédios definidos pelo plano diretor, o térreo do The Canyon abriga lojas e restaurantes de pequena escala que ajudarão a estabelecer um sentimento de comunidade no novo bairro.

Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jason O’Rear

No caso do The Canyon, o térreo é seguido por dois andares de escritórios, e 283 apartamentos acima deles. Mais de um terço desses apartamentos está disponível a preços abaixo do mercado para residentes de renda média. Com isso, o empreendimento terá um impacto positivo na crise habitacional de San Francisco, com 102 apartamentos adequados para uma variedade de famílias sujeitas a um sorteio.

Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jason O’Rear

The Canyon é instantaneamente reconhecível graças à sua fachada vermelho-marrom texturizada. O projeto faz referência às formações rochosas da Califórnia e apresenta um "cânion" público paisagístico que corta diagonalmente a base do prédio, conectando-se aos escritórios e as comodidades compartilhadas dos moradores. Fornecendo um espaço luxuriante e animado para relaxar e trabalhar, o cânion também oferece um atalho do China Basin Park ao coração do bairro. As paredes no lado leste da torre são irregulares, com recuos e saliências que dão a impressão de formações rochosas íngremes. Estas têm o benefício adicional de criar janelas panorâmicas e varandas para 40 apartamentos, aproveitando as vistas do horizonte da cidade sobre a Baía de San Francisco. As coberturas da base também são paisagísticas, com vegetação nativa abundante, criando espaços comunitários para que todos os moradores possam relaxar, se exercitar ou encontrar amigos.

Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Porta, Cadeira
© Jason O’Rear
Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Pia, Cadeira
© Jason O’Rear
Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Interiores, Janela
© Jason O’Rear

Um benefício do processo de projeto simultâneo para o plano diretor é que os quatro prédios compartilham infraestrutura crítica de energia e água. Baseado no prédio projetado pela WORKac, por exemplo, há uma estação de reciclagem de água que processará águas residuais de todo o bairro para reutilização. Por sua vez, The Canyon abriga os principais elementos mecânicos de um eficiente sistema de aquecimento distrital, oculto em partes do térreo e do subsolo. A proximidade com a Baía de San Francisco oferece ao local a oportunidade de utilizar água da baía tanto para resfriamento quanto para aquecimento de Mission Rock por meio de um sistema de troca de água. O sistema leva a uma redução de CO2 e menor consumo de água, esgoto e energia.

Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Jason O’Rear

Para aumentar ainda mais a sustentabilidade do The Canyon, o nível do prédio foi elevado em mais de 1,5 metro para acomodar o possível aumento do nível do mar. Concreto leve reforçado com fibra de vidro (GFRC) foi usado para os painéis de fachada, que se compara favoravelmente ao concreto pré-moldado. Com as estações de metrô, balsas e ônibus regionais a uma curta distância a pé ou de bicicleta, esses sistemas e intervenções compartilhados permitem que o bairro reduza significativamente suas emissões de carbono e se torne um dos projetos mais exemplares da região.

Edifício The Canyon / MVRDV - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© Jason O’Rear

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Francisco, CA, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício The Canyon / MVRDV" [The Canyon / MVRDV] 18 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008021/edificio-the-canyon-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.