Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas

Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, JanelaBelvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, CadeiraBelvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, BancadaBelvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Tijolo, VigaBelvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos Responsáveis: Ana Valenzuela, Gabriel García
  • Equipe: Carlos Arellano
  • Construção: Bastidas y Salinas
  • Carpintaria: Freddy Castaño
  • Desenhos: Carlos Arellano, María Belén Palomares, Dayjuli Martínez
  • Cidade: Caracas
  • País: Venezuela
Mais informaçõesMenos informações
Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, Janela
© Diego González
Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Imagem 9 de 11
Iso

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entendemos a habitação contemporânea como o refúgio essencial na vida humana, o ninho fundamental de onde se enfrenta o mundo. O design deste lugar considerou a qualidade do limiar entre os espaços íntimos e comuns. A casa como o cenário do cotidiano.

Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores
© Diego González
Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Imagem 10 de 11
Planta

Depois de analisar as condições pré-existentes, desenvolvemos um plano para permitir que o espaço em geral tivesse iluminação natural e ventilação suficientes. Decidimos eliminar uma grande parede que limitava o espaço da cozinha e construímos um pequeno nicho para desenvolver a ideia de um limite habitável entre o privado e o público. Acima de tudo, interpretamos os usuários do lugar, seus interesses e as dinâmicas cotidianas para permitir que o espaço fosse uma expressão de sua identidade.

Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, Bancada
© Diego González
Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Imagem 11 de 11
Corte

A estética dos espaços domésticos tem um acervo em nossa cultura relacionada ao design moderno, noções que herdamos no século passado através de gerações de imigrantes. A utilização de cores sólidas, facilmente reconhecíveis é como uma ferramenta para dinamizar os espaços internos e dar-lhes caráter e vida de acordo com a visão de seus usuários. O piso veneziano também tem uma forte ligação com a tradição da construção, basicamente consiste em um piso econômico construído através de retalhos de pedra organizados de forma a se segurarem com um argamassa que se infiltra entre as peças irregulares com uma cor que contrasta com o mármore. É uma representação da engenhosidade construtiva atemporal que a tradição oferece.

Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Diego González

Nesse sentido, trabalhamos com noções tradicionais da construção e as confrontamos com estratégias de design contemporâneo. As áreas comuns são enérgicas e coloridas, possuem um piso de mármore veneziano de tons quentes com rejunte branco e uma rede de tiras diagonais que evoca movimento e fluidez. O teto dessas áreas é azul turquesa intenso, alude ao céu aberto e às forças imprevisíveis da natureza. A cozinha tem tampos de granito branco, laminada com amarelo manga e azul celeste, a cozinha foi liberada para estar em relação direta com a sala, e utilizar seus atributos de cor para atrair o olhar, as energias e se tornar um ponto de convergência em relação à circulação e hierarquia dos espaços do apartamento.

Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Diego González

Por outro lado, os lugares de intimidade têm piso de madeira de teca e as paredes são cor areia, tons quentes e suaves que transmitem tranquilidade e convidam a um ambiente de descanso ou concentração. O escritório tem dois acessos, um ligado ao quarto e outro que emerge da sala, um arco que se transforma em uma cabine fria azul nascente com blocos de vidro na parte superior da parede, um espaço que faz de dobradiça entre o trabalho e o lazer, o silêncio e o barulho, a espontaneidade e a rotina.

Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela
© Diego González

O cenário doméstico que construímos materializa a interioridade de um refúgio muito particular, uma paisagem desenvolta e fluída que se propõe como um espaço flexível de regras estabelecidas, o desfrute do lar como espaço produtivo, de reunião e símbolo de saudade e franqueza.

Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Tijolo, Viga
© Diego González

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Caracas, Distrito Capital, Venezuela

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Belvedere Cabana Contemporânea / Bastidas y Salinas" [Belvedere Cabaña Contemporánea / Bastidas y Salinas] 17 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007981/belvedere-cabana-contemporanea-bastidas-y-salinas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.