Apartamento Arruda / COTA760

Apartamento Arruda / COTA760 - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamento Arruda / COTA760 - Fotografia de Interiores, Bancada, JanelaApartamento Arruda / COTA760 - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaApartamento Arruda / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Arruda / COTA760 - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: COTA760
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  81
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cris Farhat
  • Arquiteto Líder: Nicolas Le Roux
  • Programa: Residencial
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Arruda / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Cris Farhat

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro passo do projeto foi otimizar o layout geral do apartamento. Para isso, alteramos a dimensão da cozinha para que ela ganhasse mais espaço de bancada e ficasse mais integrada com a sala, mas sem ser totalmente aberta, como pediu a Florence. Na área dos quartos, a posição das portas dificultava o layout da suíte e dos banheiros, além de obrigar o corredor a avançar para a sala. Por isso, trocamos a posição das bancadas dos banheiros para alterar as portas de entrada deles e melhorar o uso dos espaços. Também avançamos alguns centímetros a parede da suíte em direção ao quarto de hóspedes para melhorar a posição dos guarda-roupas.

Apartamento Arruda / COTA760 - Imagem 33 de 33
Planta Layout

Apartamento Arruda / COTA760 - Imagem 31 de 33
Isométrica
Apartamento Arruda / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Cris Farhat

A partir desse layout, propusemos novos materiais e cores que deram mais destaque aos elementos arquitetônicos e trouxeram conforto e personalidade para o apartamento. A divisão entre sala e cozinha foi toda pensada como um elemento único que une paredes soltas de dry wall, uma bancada nova de quartzo branco, um gabinete inferior de marcenaria e um superior em serralheria. Essa composição criou uma divisória mais leve e desconstruída que foi capaz de melhorar a integração visual dos ambientes e criar um elemento de destaque no apartamento. O gabinete solto do chão foi pensado na altura ideal para permitir a passagem do Pochi, passou a ter o privilégio de circular mais livremente entre os ambientes.

Seguindo para a sala, um grande banco de serralheria cria alguns lugares para a mesa de jantar e uma sapateira na entrada do apartamento. O volume do banheiro social, que invade a área da sala, ganhou destaque ao ser pintado de azul. Quando alteramos a porta do corredor, criamos uma porta pivotante de piso a teto que quando está fechada dá continuidade à parede do sofá, e quando está aberta se mescla a esse volume do banheiro dando continuidade a ele em direção ao corredor.

Apartamento Arruda / COTA760 - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Cris Farhat

No banheiro social, a nova bancada ficou de frente para a janela, então criamos uma solução de espelho móvel que desliza em frente à ela e fica alinhado com um nicho de prateleiras de serralheria preta. Todo o ambiente recebeu um revestimento monolítico que recobre todas as superfícies de paredes e bancada, dando um aspecto mais amplo e ao mesmo tempo mais texturizado para o banheiro.

Apartamento Arruda / COTA760 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Cris Farhat

Na suíte, reorganizamos todo o layout para manter os armários altos na parede de entrada, oposta à janela, liberando visualmente o espaço. Dando continuidade à base desses armários, criamos uma cabeceira para a cama e uma grande cômoda sob a janela. No banheiro, buscamos revestimentos claros, mas que trouxessem uma textura mais acolhedora. Para isso, trabalhamos com peças pequenas nas paredes fora do box e um porcelanato maior no piso e no box, facilitando a limpeza. Para contrastar com os revestimentos claros, especificamos metais pretos que criaram pontos de destaque.

Apartamento Arruda / COTA760 - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Cris Farhat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pinheiros, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Arruda / COTA760" 05 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007857/apartamento-arruda-cota760> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.