Casa Ardósia / Architectare

Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, PátioCasa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, VigaCasa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaCasa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, VigaCasa Ardósia / Architectare - Mais Imagens+ 25

Itaipava, Brasil
  • Arquitetos: Architectare
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  478
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ambient Air, Apicoar, Roma Mobili, Sá Martins
  • Arquitetos Líderes: Flavia Quintanilha, Rodrigo Fernandes
  • Paisagismo: Daniela Infante
  • Luminotécnica: Maneco Quinderé e Associados
  • Estrutura E Fundações: Broker Engenharia
  • Instalações: Paulo Castro Instalações
  • Piscina: Aqualar
  • Construção: Helio Szwertszarf e André Luiz Santos
  • Cidade: Itaipava
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Exterior, Janela
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para ser uma casa de veraneio, era desejo dos clientes que toda as atividades sociais e de serviço da casa fossem isoladas da área intima. Dessa forma, a construção foi setorizada de modo que as visitas tivessem acesso somente ao térreo enquanto os moradores e hospedes poderiam ficar no andar inferior sem ser incomodados.

Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Exterior, Janela
© Leonardo Finotti

Como a casa está situada num terreno de muito declive, com acesso pelo seu topo, foi feito um corte no terreno para uma melhor implementação do programa e privacidade para a rua, de modo que um pequeno morrote pudesse isolar a rua e a cobertura do andar inferior servisse como terreno para o andar térreo, ampliando a área do platô gerado pelo corte.

Casa Ardósia / Architectare - Imagem 22 de 30
Planta - Térreo

A escolha desse partido também contribuiu para que a casa pudesse ter um volume aparente muito menor e bem mais interessante, já que metade da construção pôde ficar enterrada. A piscina de borda infinita na ponta da construção funciona como proteção sem que seja necessário um guarda corpo atrapalhando a vista.

Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Pátio
© Leonardo Finotti

Ao entrar na área social do terreno, a vocação da casa para receber fica logo em evidência. O volume principal revestido com placas de ardósia e com planta em formato de V domina o gramado e recebe os convidados que são direcionados através de uma de suas muitas aberturas por uma suave escada que se transforma em ponte, atravessando o espelho d’agua e chegando ao hall de entrada, de onde pode-se acessar a escada ao pavimento inferior e as demais áreas de lazer da casa. À esquerda encontram-se as salas de jogos com bar e estar com tv. À direita, encontram se a sala de jantar, cozinhas, academia e a sauna, que fica em balanço na ponta do corpo da casa aproveitando a vista ao máximo.

Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Leonardo Finotti
Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Leonardo Finotti

Por se tratar de uma casa de veraneio, todo este volume foi projetado para funcionar como uma grande varanda, se abrindo completamente para o terreno em frente e a vista. Os usos também não tão rígidos e podem variar de acordo com a organização dos jogos de porta. Por exemplo, a sala de jantar poder ser uma sala de jantar formal quando as portas estão fechadas ou funcionar como um alpendre para a piscina quando as portas para a varanda e cozinha estão abertas. A própria cozinha pode ter várias configurações, como totalmente isolada da sala quando as portas estão fechadas ou funcionar como uma cozinha gourmet aberta, permitindo ainda que a parte de trás seja isolada ou não, conforme houver funcionários ou bagunça.

Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga
© Leonardo Finotti
Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga
© Leonardo Finotti

Para suavizar o impacto da luz e a passagem de dentro para fora, foram projetadas pérgolas de fora a fora na fachada norte e noroeste, além de cortes no volume principal, onde o jardim entra trazendo o exterior para dentro dos ambientes.

Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Viga
© Leonardo Finotti

Para contrastar com a frieza da pedra usada no exterior, todo o interior é revestido de tijolinho e madeira pinus, fazendo com o que os ambientes fiquem mais quentes e acolhedores e para que o interior não fique tão escuro, foi usado um piso de granito claro apicoado.

Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Leonardo Finotti
Casa Ardósia / Architectare - Imagem 23 de 30
Planta - Pavimento inferior
Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti
Casa Ardósia / Architectare - Imagem 24 de 30
Corte A
Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Viga
© Leonardo Finotti

O pavimento inferior, construído diretamente no terreno, um nível abaixo e completamente desalinhado do pavimento térreo, comporta 4 suítes que têm saída direta para o jardim, além de uma adega e um pedaço do bloco de serviço, que funciona em um volume discreto de dois andares e entrada independente anexado ao corpo principal revestido de ardósia.

Casa Ardósia / Architectare - Fotografia de Exterior, Jardim
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ardósia / Architectare" 22 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007812/casa-ardosia-architectare> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.