Apartamento Fit / CoDA Arquitetura

Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaApartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Bancada, Pia, Cadeira, JanelaApartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, PiaApartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, BanheiroApartamento Fit / CoDA Arquitetura - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: CoDA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julia Tótoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acervo, Antunes Armários e Cozinhas, Ladrilharia, Paulo Sérgio, WS marmoraria
  • Arquitectos Autores: Pedro Grilo, Gabriel Monteiro
  • Equipe De Projeto: Ana Carolina Michirefe, Joanne Viana
  • Equipe Obra: Rafferson Camel
  • Editorial: Mariana Verdolin, Gabriel Monteiro
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Fit foge do padrão de muitos projetos residenciais já realizados pelo escritório, com um caráter totalmente integrado: Fora o banheiro, todas as paredes foram eliminadas, criando uma circulação contínua pela área social, cozinha, escritório e quarto do casal. A proposta partiu do desejo dos proprietários de criarem uma sensação de mais amplitude ao apartamento de 60m2.

Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira
© Julia Tótoli

A pandemia mudou para muitos a relação com o morar, e um novo hábito adquirido pelos clientes foi o de se exercitar dentro de casa. Assim, mesmo com o apartamento relativamente pequeno, uma premissa importante para o projeto foi dar versatilidade ao espaço – possibilitando diversos usos por todo o apartamento, inclusive o do exercício físico. Esta demanda ainda fez necessária a criação de um armazenamento apropriado para todos os equipamentos utilizados.

Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Julia Tótoli

Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira
© Julia Tótoli

A demolição percorreu todo o apartamento, e ainda revelou a linda textura da laje em concreto, elemento importante na paleta de cores e texturas. Paleta essa que foi definida de modo afetivo – com base em um quadro que a cliente ganhou de sua tia, que ocupa posição de destaque em frente à mesa de jantar. O piso em ladrilhos hidráulicos cor de rosa entra como forma de destacar este elemento, e o azul veio como um dos subtons também da pintura. O resultado foi um espaço colorido e aconchegante, devido ao uso de tons pastéis.

Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Julia Tótoli

As vigas aparentes ao longo do apartamento revelam os pontos onde as paredes originais foram demolidas. Porém, conforme mencionado, o banheiro foi mantido, formando um núcleo central com as partes hidráulicas, lavanderia e cozinha no entorno e a circulação ao redor livre.

Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta
© Julia Tótoli

Nas acomodações de dormir, a cama do casal pode ser escondida dentro de um armário, reforçando o caráter flexível do espaço. A área da cama se torna então,  um espaço de circulação e de prática de exercícios, junto às pelas barras instaladas de piso-teto (rack), usadas para esta finalidade.

Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta
© Julia Tótoli
Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Julia Tótoli

O espaço de armazenamento do “quarto” se mescla com as demais paredes do apartamento, se estendendo ao longo daquela que o abriga. Sua forma cria um ritmo de vai e volta ao formar a bancada de trabalho que, também buscando a versatilidade, possui diferentes possibilidades de altura por meio dos entalhes feitos na marcenaria.

Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Bancada, Pia, Cadeira, Janela
© Julia Tótoli
Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Pia
© Julia Tótoli

O produto final foi um apartamento que foge do óbvio e que, mesmo pequeno, tornou-se espaçoso por meio de sua circulação ampla e integrada.

Apartamento Fit / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Julia Tótoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Norte, Brasília - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Fit / CoDA Arquitetura" 21 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007737/apartamento-fit-coda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.