Casa Madre / Taller David Dana

Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de ExteriorCasa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Cadeira, JanelaCasa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira, VigaCasa Madre / Taller David Dana - Mais Imagens+ 9

Ciudad de México, México
  • Arquitetos: Taller David Dana
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1817
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Creative Cloud, AutoDesk, Cemex, Grupo Arca, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: David Dana Cohen
  • Paisagismo: Entorno Taller de Paisajes
  • Cidade: Ciudad de México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© César Belio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma área tranquila, mas urbana, no limite oeste da Cidade do México, a Casa Madre é uma residência unifamiliar que esculpe o terreno inclinado com volumes de concreto escalonados. O projeto emerge do terreno e é cercado por árvores locais e construções vizinhas, criando um leve contraste entre o verde e a paleta de cinzas da fachada.

Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Exterior
© César Béjar
Casa Madre / Taller David Dana - Imagem 11 de 14
Planta - Baixa

Esta habitação de cinco andares foi projetada em um layout descendente, criando um conjunto de terraços e balanços que respondem à topografia do local. Da rua mais alta, a casa registra-se como uma residência térrea onde a cobertura parece fundir-se com a paisagem; mas do nível inferior, todos os cinco níveis podem ser avistados pelos convidados. 

Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© César Belio
Casa Madre / Taller David Dana - Imagem 12 de 14
Planta

O acesso principal se dá pelo pavimento superior, considerado o coração do projeto por abrigar as áreas públicas e se comunicar com o restante da residência. No interior, uma sala de estar e jantar em plano aberto apresenta tetos de altura dupla combinados com vigas de concreto e madeira. Atrás destes espaços, a zona da cozinha destaca-se por uma grande ilha em mármore escuro e uma vitrina de vidro.

Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© César Belio
Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Cadeira, Janela
© César Belio

Na frente, grandes janelas giratórias abrem-se para o terraço, criando uma relação interior-exterior, e enquadram as vistas para a envolvente e para o horizonte da cidade. No exterior, o utilizador pode percorrer o caminho descendente até aos restantes níveis, rodeado pelo desenho paisagístico e pela arquitectura. Do exterior, a residência tem um caráter brutalista mas requintado tendo o concreto aparente como material principal, aproveitado pelas suas propriedades estruturais e versatilidade. Para as paredes internas foi utilizado um reboco de microcimento para suavizar a rugosidade do concreto, combinado com elementos de madeira e pisos de travertino que juntos configuram um ambiente aconchegante e caloroso para abraçar o usuário.

Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira
© César Béjar
Casa Madre / Taller David Dana - Imagem 13 de 14
Corte - Longitudinal

No térreo, os espaços privados contêm a sala da família, os quartos das crianças e o quarto principal. Esta área comum integra uma estante do chão ao teto e uma grande janela aberta para um pátio interior coberto por uma vegetação exuberante. Este nível é decorado com móveis sob medida, combinados com curadoria de arte e decoração, com destaque para uma escrivaninha de madeira e um círculo de mármore escuro. 

Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Interiores
© César Belio
Casa Madre / Taller David Dana - Imagem 14 de 14
Detalhes
Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Interiores, Banco, Fachada
© César Béjar

Na parte inferior, as comodidades são configuradas sob a estrutura em balanço do quarto principal; e contempla um bar, uma esplanada, uma sala de jantar e uma piscina. Este nível proporciona um espaço de encontro entre o apartamento de hóspedes e o resto da casa.

Casa Madre / Taller David Dana - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Terraço
© César Belio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Madre / Taller David Dana" [Casa Madre / Taller David Dana] 01 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007603/casa-madre-taller-david-dana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.