Edifício Gibraltar / COMUN

Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Exterior, JanelaEdifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, AidoEdifício Gibraltar / COMUN - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: COMUN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografías:Nicolas Soto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brimat, Nuprotec, Sto, Tecma
  • Responsable Architect: Eduardo Cancino
  • Chief Project Architect: Daniel Concha
  • Arquitetos: Diego Danyan, Jorge Morales, Luz Honores
  • Landscape Design: Nicolás Sánchez
  • Mep & Hvac Consultants: Propamat
  • Structure Engineers: René Lagos
  • Lighting Designers: Paulina Sir
  • Environmental & Sustainability Consultants: Rolf Sielfeld
  • Contractors: Sigro
  • Project Managers: Rodrigo Eguía
  • Cidade: Providencia
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nicolas Soto
Edifício Gibraltar / COMUN - Imagem 20 de 30
Planta 1

Descrição enviada pela equipe de projeto. Gibraltar é um edifício de escritórios e comércio localizado no bairro Las Flores, em Providencia. A edificação de oito andares dá a impressão de estar suspensa sobre um jardim, com uma estrutura porosa que permite a passagem de vento e luz solar, combinando espaços de escritórios abertos com terraços e coberturas comuns.

Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nicolas Soto
Edifício Gibraltar / COMUN - Imagem 21 de 30
Planta 2 y 3

Nos andares superiores, vigas invertidas permitem a instalação de pisos elevados, organizando os serviços do edifício sob a superfície e proporcionando grande flexibilidade na disposição dos escritórios e tetos sem obstruções. Além do concreto aparente, o edifício incorpora madeira, utilizando principalmente cortiça para os pisos, madeira de carvalho e raulí para móveis e acabamentos, e vigas laminadas de carvalho nas fachadas.

Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Nicolas Soto
Edifício Gibraltar / COMUN - Imagem 22 de 30
Planta 4 y 5

A fachada é composta por peças laminadas com uma seção de 20x5 cm e um comprimento de 6 metros. A matéria-prima de carvalho vem de uma propriedade pertencente ao cliente em Futrono, no Chile. A madeira de carvalho é processada em Temuco, onde as peças que compõem as 1550 vigas laminadas são aplainadas e secas antes de serem montadas em Santiago. Cada viga de madeira laminada é ancorada às lajes do edifício em três pontos através de ferragens de alumínio especialmente projetadas, enfatizando a importância da madeira. A madeira nativa utilizada no edifício é certificada e provém de florestas plantadas e manejadas de forma sustentável.

Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Aido
© Nicolas Soto
Edifício Gibraltar / COMUN - Imagem 23 de 30
Planta 6 y 7

A fachada do edifício tem um alto nível de opacidade, criando um efeito compositivo que enfatiza o volume geral do edifício, afastando-o de uma aparência doméstica e elevando-o a uma escala urbana e pública. Além disso, a fachada permite um controle térmico interno das escritórios, reduzindo o consumo de energia para o ar condicionado durante o verão e o aquecimento no inverno.

Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Nicolas Soto
Edifício Gibraltar / COMUN - Imagem 25 de 30
Seção

Gibraltar integra uma floresta de uso público em seu térreo, contribuindo com 2000 m2 de áreas verdes para o bairro Las Flores, em Providencia. Esta floresta de quillayes, peumos e carvalho terá uma altura média de quatro metros e incluirá zonas de lazer, além de proporcionar acesso ao edifício de escritórios localizado no local. Como resultado, o edifício faz parte da rede de áreas verdes ao longo do canal San Carlos, complementando-o com um espaço privado de uso público, aberto à comunidade. Os limites do projeto foram planejados em colaboração com a prefeitura, resultando em projetos de pavimentação e paisagismo que criam uma relação harmoniosa entre o lote privado e o passeio público.

Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nicolas Soto
Edifício Gibraltar / COMUN - Imagem 26 de 30
Seção

A participação cidadã foi fundamental em todas as etapas do desenvolvimento do projeto. Através de um processo de engajamento precoce com os moradores do bairro, suas necessidades e expectativas foram coletadas, enriquecendo o conceito do projeto e promovendo uma comunicação próxima e aberta com a comunidade.

Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Nicolas Soto
Edifício Gibraltar / COMUN - Imagem 27 de 30
Elevação Norte
Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nicolas Soto
Edifício Gibraltar / COMUN - Imagem 28 de 30
Elevación Oriente

A participação da comunidade influenciou aspectos do programa do projeto. O edifício agora inclui um auditório, cafeteira e espaços flexíveis no primeiro subsolo, características que surgiram diretamente do processo de participação durante a fase de projeto e que agora são ativadas pelo operador do edifício como um programa público que complementa os escritórios. Esses espaços receberão eventos culturais, exposições de arte e outras atividades muito solicitadas pelos moradores do bairro Las Flores.

Edifício Gibraltar / COMUN - Fotografia de Interiores, Janela
© Nicolas Soto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Providencia, Región Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Gibraltar / COMUN" [Edificio Gibraltar / COMUN] 02 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007483/edificio-gibraltar-comun> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.