Museu de História Polonesa / WXCA

Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Exterior, JardimMuseu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaMuseu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de InterioresMuseu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Interiores, Janela, VigaMuseu de História Polonesa / WXCA - Mais Imagens+ 15

Varsóvia, Polônia
  • Equipe De Projeto: Szczepan Wroński, Paweł Grodzicki, Krzysztof Budzisz, Marta Sękulska-Wrońska, Katarzyna Billik, Rafał Boguszewski, Kamil Cedzyński, Anna Dobek, Małgorzata Gilarska, Beata Głaz, Marcin Jurusik, Michał Kasprzyk, Ludwik Kaizerbrecht, Marcin Kruk, Paulina Kucharska, Michał Lipiec, Anna Majewska, Krzysztof Marciszewski, Adam Mierzwa, Mariusz Niemiec, Magdalena Nowak, Magdalena Julianna Nowak, Barbara Płonczyńska, Zuzanna Rosińska, Michał Staniszewski, Łukasz Szczepanowicz, Kajetan Szostok, Krystian Tomczyk, Paweł Wolanin, Michał Żurek, Paweł Słupski, Michał Kalinowski
  • Cidade: Varsóvia
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Exterior, Jardim
© Daniel Ciesielski

A Cidadela dos Museus de Varsóvia. O trabalho no projeto arquitetônico do Museu da História Polonesa na Cidadela de Varsóvia começou em 2016. Ele foi designado ao estúdio de arquitetura polonês WXCA, que em 2009 venceu o concurso internacional de arquitetura e urbanismo para a nova sede do Museu do Exército Polonês, planejado para estar localizado em uma fortaleza do século XIX. Assim como em outras metrópoles europeias, um conceito de complexo de museus foi trazido à vida em Varsóvia - a Cidadela dos Museus, concebida para ser um espaço público de construção comunitária dedicado à cultura, memória, bem como ao lazer e recreação diária.

Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Exterior
© Daniel Ciesielski
Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Daniel Ciesielski

Em seu projeto, os arquitetos da WXCA se referiram à composição espacial do século XVIII onde ficavam os quartéis da Guarda Real da Polônia. Os arquitetos propuseram um layout urbano composto por três prédios, com o Museu da História Polonesa posicionado centralmente, bem como dois volumes mais baixos e gêmeos do Museu do Exército Polonês fechando a praça representativa interna da Guarda Real nos lados norte e sul. Um parque municipal com mais de 30 acres também é parte integrante de todo o complexo.

Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Exterior, Urbano
© Daniel Ciesielski

História escrita em pedra. A sede de ambas as instituições difere em termos de sua expressão arquitetônica, o que enfatiza seus perfis diversos. Sua individualidade também foi expressa na forma e seleção de materiais. A arquitetura do Museu da História Polonesa foi concebida como um conto filosófico sobre o processo histórico, onde a linguagem da narrativa sobre a descoberta do passado é feita em pedra.

Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Interiores
© Daniel Ciesielski

Todas as lajes foram dispostas em uma composição cuidadosamente concebida, algumas na forma de repetições de lajes subsequentes do bloco, e outras como sua imagem espelhada. Os arquitetos aplicaram seis métodos diferentes de trabalho em pedra, o que permitiu que seções específicas diferissem em termos de tonalidade e textura. O detalhe arquitetônico na forma de ornamentação com citações da tradição arquitetônica constitui um complemento simbólico para todo o projeto. Eles podem ser interpretados como artefatos de diferentes períodos em uma seção transversal arqueológica. No entanto, não são citações diretas, mas gráficos espaciais sujeitos a transformação geométrica, fazendo referências a padrões como o relevo das Portas de Gniezno, a abóbada de cristal conhecida do período gótico (por exemplo, a Basílica da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria em Gdansk), as decorações da Capela de São Sigismundo em Cracóvia, ou o motivo do complexo modernista do Spodek em Katowice.

Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Daniel Ciesielski
Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Interiores, Pilar
© Daniel Ciesielski
Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Corrimão, Pilar
© Daniel Ciesielski

Um Centro Cultural Vivo. O Museu da História Polonesa terá uma área de superfície de quase 45.000 metros quadrados e estará pronto para receber aproximadamente 500.000 visitantes anualmente. Além do espaço de exposição e das instalações para armazenamento e conservação de artefatos, também abrigará várias instalações culturais, incluindo uma sala de concertos com capacidade para até 600 convidados, um cinema e teatro, uma biblioteca, salas de conferências e aprendizado, pontos de alimentação, bem como uma plataforma de observação oferecendo vistas panorâmicas de Varsóvia.

Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Daniel Ciesielski
Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Daniel Ciesielski

O Museu da História Polonesa, juntamente com o recém-inaugurado Museu do Exército Polonês, bem como o Pavilhão X e o Museu Katyn já localizados na Cidadela de Varsóvia, se tornará um dos maiores e mais modernos complexos de museus da Europa. A primeira etapa das obras, juntamente com o Museu da História Polonesa e o volume sul do Museu do Exército Polonês, incluiu a conclusão de uma praça urbana com estacionamento subterrâneo e um novo portão de entrada pelo lado da Wisłostrada. Em breve haverá uma passarela conectando a Cidadela com a Avenida Wojska Polskiego e o distrito de Żoliborz. Estágios posteriores incluirão a conclusão do volume Norte do Museu do Exército Polonês, a cobertura da exposição ao ar livre e a restauração dos elementos históricos das fortificações.

Museu de História Polonesa / WXCA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Daniel Ciesielski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mokotowska 33/35, 00-560 Varsóvia, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Museu de História Polonesa / WXCA" [Polish History Museum / WXCA] 04 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007396/museu-de-historia-polonesa-wxca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.