Quadras de Padel Östermalm / Tengbom

Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de ExteriorQuadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de ExteriorQuadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de InterioresQuadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de InterioresQuadras de Padel Östermalm / Tengbom - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Tengbom
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felix Gerlach
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Metsa Woods, Moelven Toreboda, Sapa, Scanlight System, Wicona
  • Arquiteto Responsável: Mark Humphreys
  • Coordenador Do Projeto: Hanna Philipsson
  • Equipe De Projeto: Martin Christiansen
  • Projeto Paisagismo: Hannah Marschall, Maja Jörgensen
  • Projeto Estrutural: Loostrom Konstruktionsbyrå AB
  • Construtora: Habitek Byggentreprenad AB
  • Projeto Elétrico: KABA Konsult AB
  • Cidade: Mölnlycke
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de Exterior
© Felix Gerlach

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma estrutura metálica e um volume interno mais aberto, o salão do mercado temporário de Östermalmstorg, em Estocolmo, foi transformado em um centro de padel sustentável, em Mölnlycke, a leste de Gotemburgo. Ao longo de uma reforma de quatro anos, os comerciantes do Östermalm Market Hall foram transferidos para um espaço temporário na praça. O edifício, em grande parte pré-fabricado, projetado por Tengbom para ser facilmente montado e desmontado, foi construído com uma estrutura feita de colunas de madeira laminada colada e vigas de madeira laminada (LVL), pois era necessária uma construção leve devido à estação de metrô abaixo da praça. Os transeuntes e visitantes ainda podiam atravessar os níveis da praça nos pisos inclinados do mercado.

Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de Exterior
© Felix Gerlach

Assim como o antigo mercado, construído em 1888, o salão temporário se destaca por sua construção visível de colunas e vigas esbeltas, amplo espaço e boa distribuição de luz natural. Os pilares do edifício foram projetados com seção transversal para serem inseridos na intersecção das vigas LVL de laje nervurada, com alguns dos módulos do teto divididos diagonalmente por claraboias triangulares. A fachada foi entregue em módulos, com uma estrutura de montantes, parcialmente revestida com compensado de bétula no interior e no exterior, com grandes janelas de vidro para vistas internas e externas.

Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Imagem 18 de 32
Implantação

A fachada inferior foi revestida com ripas de pinho não tratado de profundidades variadas para cobrir as emendas da modulação. A fachada superior foi revestida com chapas de policarbonato alveolar para permitir a entrada de luz difusa e brilhar como uma lanterna à noite. Após a reabertura do Östermalm Market Hall em março de 2020, a cidade de Estocolmo decidiu vender o salão temporário para a empresa imobiliária Wallenstam, que encontrou uma nova função para o edifício e um terreno que se encaixava em suas dimensões. A Wallenstam viu o potencial de reutilizar materiais e manter as belas características arquitetônicas do edifício. O salão temporário foi desmontado e transportado na primavera de 2021 por caminhões com certificação ambiental para Gotemburgo e depois para Mölnlycke, onde a inauguração do Östermalmshallen Padel foi realizada em 29 de abril de 2022.

Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de Exterior, Fachada
© Felix Gerlach
Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de Exterior
© Felix Gerlach

O edifício foi reconstruído sobre uma fundação de laje flutuante monolítica de concreto, com uma parede de concreto na extremidade inferior do corredor. O novo hall reaproveitou molduras de parede e teto, chapas de policarbonato, janelas externas de vidro e uma das duas entradas revestidas em aço corten. O sistema de telhado baseado em módulos de vigas e elementos de aço visíveis foi projetado com precisão milimétrica, facilitando a montagem e produzindo um resultado satisfatório após a remontagem. Tal como anteriormente, a fachada é revestida com ripas de pinho, criando um efeito de relevo que utiliza sombras para suavizar a grande área da fachada. Ao contrário do salão provisório, o salão de padel foi adaptado para uso permanente, com isolamento térmico e tratamento com vitríolo de ferro na fachada. No interior, a madeira foi tratada apenas com um verniz de madeira transparente e retardador de fogo.

Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de Interiores
© Felix Gerlach
Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Imagem 19 de 32
Planta Primeiro Pavimento

As paredes internas são revestidas com madeira de compensado e o forro inferior com telhas de lã de madeira. A nova finalidade do salão exigia um teto mais alto e algumas colunas tiveram que ser movidas para acomodar seis quadras de padel. As colunas foram estendidas com "meias de aço" especialmente fabricadas, no mesmo formato de cruz que as colunas, e vigas de transição de aço se estendem entre as colunas e seu local original na interseção das vigas. As alturas variáveis dessas "meias" criam um eco do piso inclinado do salão temporário que flutua no salão de padel.

Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de Interiores, Viga
© Felix Gerlach

As quadras de padel cobrem toda a largura do salão e o espaço é preenchido com a luz difusa que entra pelas placas de policarbonato de várias paredes. Em vez dos dois mezaninos revestidos de compensado que ficavam nas laterais do salão provisório, o edifício passou a contar com um mezanino na lateral menor sobre a entrada e o restaurante, com áreas para funcionários, salas polivalentes e um corredor com grandes aberturas retangulares voltadas para as quadras de padel. Os visitantes podem acompanhar as atividades dentro do salão a partir do restaurante e da circulação. Ao mesmo tempo, os jogadores de padel podem ver através das janelas de vidro do restaurante o espaço exterior cuidadosamente concebido.

Quadras de Padel Östermalm / Tengbom - Fotografia de Exterior, Fachada
© Felix Gerlach

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mölnlycke, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Quadras de Padel Östermalm / Tengbom" [Östermalm Hall Padel / Tengbom] 28 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007105/quadras-de-padel-ostermalm-tengbom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.