Casinha Bosque / Estúdio OLO

Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, VigaCasinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Mesa, VigaCasinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Cadeira, VigaCasinha Bosque / Estúdio OLO - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Estúdio OLO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bia Guedes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Colormix, Labluz, Strufaldi, Tokstok
  • Arquitetas Líderes: Bia Guedes + Francine Jubran
  • Cidade: Tatuí
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Bia Guedes
Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior
© Bia Guedes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casinha que era a sede no antigo sítio foi preservada quando a área virou um loteamento residencial, porém sem um uso definido, ficou fechada por muitos anos e foi se deteriorando.

Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Bia Guedes

Com uma nova administração, o espaço foi foco de revitalização visando atender uma demanda atual. Como não havia um salão de festas no condomínio, o anseio era por uma área de pequenos eventos e convívio, mais aconchegante, convidativa e com o uso mais compatível ao dia a dia dos moradores.

Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Bia Guedes
Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Bia Guedes

A premissa foi respeitar e valorizar as características da antiga construção, fazendo o mínimo de intervenções necessárias para a adaptação ao novo uso, e viabilizando um baixo custo para que o projeto de fato se concretizasse. A Casinha era composta por uma sala, um quarto, uma cozinha, um banheiro interno e um externo na varanda, onde havia uma churrasqueira, em sua lateral, uma grande piscina.

Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, Viga
© Bia Guedes
Casinha Bosque / Estúdio OLO - Imagem 34 de 34
Planta - Depois
Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Floresta
© Bia Guedes

Pensamos no layout, de forma a aproveitar as áreas hidráulicas existentes, não gerando assim custos excessivos de execução. Através de reforços metálicos, conseguimos demolir as paredes de tijolos entre quarto, sala e cozinha, integrando o ambiente; subdividimos a área do banheiros existente transformando-o em PNE + duas cabines. Também abrimos um grande vão entre a cozinha e varanda posterior e na área do banheiro externo, contemplamos uma copa fechada para armazenamentos e preparos. Ressignificamos o vão da piscina e criamos um fogo de chão, como uma forma de conter aterramentos e investimentos paisagísticos.

Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Mesa, Viga
© Bia Guedes
Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Mesa, Viga
© Bia Guedes

O Bosque, que dá nome ao condomínio, é integrado ao ambiente onde interno e externo se confundem. Tirando partido da cobertura da varanda posterior e lateral, que estavam condenadas e tiveram que ser demolidas, projetamos uma estrutura em vidro e alumínio para ampliar e recobrir a área. De tom verde, o elemento se mistura à vegetação e com sua linguagem mais contemporânea, não concorre e deixa claro que chegou depois. A área útil do espaço foi praticamente dobrada sem que a Casinha perdesse seu protagonismo.

Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Bia Guedes

A estética buscou recuperar e preservar os materiais existentes, como pisos e paredes de tijolos, forros, esquadrias e no que foi acrescentado, foi cuidado para que não destoasse do original, o estilo mais industrial foi então, consequência desse processo.

Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Madeira, Viga
© Bia Guedes

Pela natureza e iluminação que adentram ao espaço, quem prepara algum tipo de comemoração no local utiliza muito pouco de decorações avulsas, o caráter multiuso deixa a agenda para reservas concorrida e os eventos cada vez mais variados, vão de encontros para assistir jogos de futebol à casamentos.

Casinha Bosque / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Fachada, Janela
© Bia Guedes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tatuí, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casinha Bosque / Estúdio OLO" 16 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006935/casinha-bosque-estudio-olo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.