Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado

Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, JanelaCasa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores, Janela, Bancada, PiaCasa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Mais Imagens+ 24

  • Arquiteto Responsável: Carlos A. Jurado
  • Cidade: Olivos
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Federico Cairoli
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Imagem 19 de 29
Axonométrica 1
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto residencial está inserido no contexto de uma reforma em uma casa de apenas um andar em um terreno de 75m2, no qual a construção ocupava 2/3 do terreno em sua área de piso. A disposição da casa estabelecia uma relação direta com uma árvore de 9 metros de altura (ficus) em sua fachada sudoeste.

Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores, Fachada
© Federico Cairoli
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Imagem 23 de 29
Planta Térreo
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Federico Cairoli

O projeto propôs a construção de uma casa pensada para uma família de três pessoas. Ele parte da criação de um novo andar para receber o programa mais privado, liberando o térreo e integrando os dois andares com uma escada que antes era externa e que o projeto incorpora totalmente. Originalmente, a casa expressava uma relação com o pátio externo que se manifestava através da textura dos materiais, em particular o reboco tipo salpicado que foi restaurado e permaneceu como marca de como a casa acenava às fachadas de seu entorno. Esse material deu origem a uma nova planta com textura lisa, criando assim um diálogo com a marca existente, que se manifesta no percurso interno e externo da casa.

Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Fachada, Corrimão
© Federico Cairoli
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Imagem 24 de 29
Planta Superior
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© Federico Cairoli

A fachada principal, localizada a sudoeste, recebeu uma claraboia no canto nordeste, que atualmente ilumina toda a casa e destaca a textura do antigo material de acabamento. Essa claraboia coincide com a escada principal da casa, que potencializa o espaço de trabalho da residência, que se debruça sobre essa mesma escada.

Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Federico Cairoli
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Imagem 25 de 29
Planta Cobertura
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada, Pia
© Federico Cairoli

Havia uma vontade expressa de dar prioridade aos espaços mais sociais da casa e enfatizar a conexão interior-exterior, estabelecendo relações diretas entre esses espaços. Por isso, a primeira operação do projeto foi liberar completamente o térreo e deixar uma cozinha que integra a sala de estar e, ao mesmo tempo, se conecta ao pátio de acesso. Além disso, foi proposta uma nova escada externa que daria continuidade à escada existente criando um percurso vertical que se conecta ao novo terraço, que fica parcialmente protegido como uma pérgola natural com a copa da árvore (ficus) do acesso principal.

Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Federico Cairoli
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Imagem 26 de 29
Corte AA
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores
© Federico Cairoli

As aberturas de madeira (cedro maciço), juntamente com os móveis da casa (cedro, paraíso e guatambú), foram projetadas e construídas integralmente na oficina própria do escritório de arquitetura, o que permitiu realizar diferentes testes e pensar nos móveis diretamente relacionados ao projeto, melhorando a qualidade espacial e enriquecendo o processo de construção da obra.

Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Interiores, Janela
© Federico Cairoli

A intenção principal foi criar uma sensação de proteção em que, por meio de suas aberturas, incluindo a claraboia, a luz solar entra, gerando sombras e texturas com a existência prévia, que mudam ao longo do dia e do ano.

Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Exterior
© Federico Cairoli
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Imagem 27 de 29
Corte BB
Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado - Fotografia de Exterior, Janela
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Olivos, Província de Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Olivos / Arq. Carlos A. Jurado" [Casa en Olivos / Arq. Carlos A. Jurado] 20 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006858/casa-em-olivos-arq-carlos-a-jurado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.