Casa Madrone Ridge / Field Architecture

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, VigaCasa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Viga, TerraçoCasa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, FachadaCasa Madrone Ridge / Field Architecture - Mais Imagens+ 31

  • Equipe De Projeto: Daniel Widlowski, Brian Washburn, Mark Jardine
  • Equipe De Design: Ann Lowengart Interiors
  • Engenharia Hidráulica E Elétrica: Engineering 350
  • Engenharia Civil: Munselle Civil Engineering
  • Engenharia Estrutural: Strandberg Engineering
  • Arquiteto Paisagista: Lutsko Associates
  • Construção Civil: Dowbuilt
Mais informaçõesMenos informações
Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Exterior, Jardim
© Joe Fletcher

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os vales do norte da Califórnia carregam a marca das águas que descem de suas montanhas, formando rios que desaguam no mar. Este é um desses vales. Localizado em uma bacia hidrográfica de 27 milhas quadradas, o vale é drenado pelo riacho homônimo, um afluente do Rio Russo. A cada ano, o rio fornece água para as ricas terras agrícolas da região e sustenta a ecologia regional que inclui a cidade de São Francisco. Verões quentes e secos nesta parte do mundo dão lugar a chuvas sazonais. No verão, o riacho está quase sem água, enquanto no inverno, o rio triplica em volume, nutrindo a planície de inundação. A água da chuva fornece umidade e nutrientes essenciais para as culturas que cobrem o solo do vale.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joe Fletcher
Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Exterior, Viga, Fachada
© Joe Fletcher

Além disso, fornece uma fonte natural de nitrogênio que permite que as fazendas e vinhedos prosperem. A pedido dos proprietários, criamos esta residência para aprofundar sua relação com a terra através do ciclo das estações. Durante uma viagem à África, os proprietários foram profundamente impactados pela relação entre o habitat humano e a vida selvagem. Com essa experiência em mente, eles queriam recriar a mesma sensação ao coabitar com as plantas e animais desta propriedade.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© Joe Fletcher

Em vez de buscarmos referências arquitetônicas no condado de Sonoma ou referências agrárias do vale, buscamos inspiração na mata, aquelas áreas florestadas que cercam a casa, permitindo que as estruturas construídas se adaptem ao terreno natural. Ao mesmo tempo em que dobramos a casa para dentro de si mesma e a estendemos para a terra, estabelecemos uma casa de campo em um espaço de transição que sustenta a atividade humana e a vida selvagem.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Joe Fletcher

Iniciamos o processo de design com uma pergunta simples: qual é a condição primária que molda a terra neste local? Descobrimos rapidamente que a presença e ausência de água, a essência deste microclima, eram a chave para desvendar essa geografia única. Usando essa condição primária como ponto de partida, projetamos intencionalmente a casa para refletir a relação simbiótica entre água e terra. A presença cíclica de água metaforicamente esculpe um caminho através da casa e captura a experiência poética da água que cai e flui, celebrando esse recurso precioso.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Viga, Terraço
© Joe Fletcher
Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga, Terraço
© Joe Fletcher

Esse é o conceito central que impulsiona sua arquitetura. Ao entregar o ambiente feito pelo ser humano às mesmas forças naturais que moldam a terra, a casa colabora com os sistemas hidrológicos naturais que nutrem a paisagem. Localizada acima do vale, a casa está escondida entre as árvores, onde as montanhas florestadas tocam vinhedos de baixa altitude. O som dos seus pés em um caminho de cascalho sinaliza que você está entrando no recinto da casa. Uma cunha de cedro com 500 anos, colocada ao longo dessa trajetória, convida a um momento de contemplação e pausa ao se aproximar da entrada.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Imagem 30 de 36
Planta - Terreno
Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Imagem 31 de 36
Planta - Térreo

A presença da água é quase imperceptível, mas imediata. Sem perceber, você está seguindo o fluxo de água, que aparece na casa em forma metafórica e física. Firmemente plantadas em bases de pedra, as duas primeiras construções que você vê estão ligeiramente separadas, representando pedras em um rio que desviam a água conforme ela corre rio abaixo. Uma piscina ao ar livre é visível do outro lado, como se a água fluísse entre e além delas. Essas duas construções abrigam os espaços de convivência da casa.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores, Madeira
© Joe Fletcher
Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, Fachada, Janela
© Joe Fletcher

Os quartos e um escritório estão localizados em uma terceira construção de dois andares, situada de um lado. Além de fornecer abrigo, as construções também funcionam como reservatórios para a chuva, participando da beleza de seu movimento. Compostos por dois planos triangulares levemente inclinados, os telhados captam a água em canais centrais e a despejam em bacias cheias de pedras de rio. À medida que a água espirala dos telhados nos espaços intersticiais entre as construções, as estruturas parecem capturar a chuva das nuvens e conduzi-la suavemente para o aquífero subterrâneo. Durante o verão, quando as bacias estão secas, elas simbolizam a água nutritiva que retorna a cada ano.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores
© Joe Fletcher

Você entra na construção que contém a cozinha e a área de jantar; uma biblioteca e espaços de convivência estão localizados em um prédio separado à esquerda. Assim como a água viaja em busca de equilíbrio, as áreas internas da casa se fundem com o exterior, unindo o doméstico e o natural. Elementos de cozinha, limpeza e armazenamento são integrados às superfícies verticais dos cômodos. As portas das construções de convivência desaparecem, expandindo os espaços de convivência para a terra. A luz passa pelos painéis de cobre que se dobram nas bordas dos telhados, criando padrões vivos que imitam as silhuetas das árvores. Passagens transparentes conectam as áreas de convivência à paisagem.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Madeira, Viga
© Joe Fletcher

A passagem pela casa brinca com o tempo e os ritmos naturais - o calor do sol, brisas frescas, folhas farfalhantes - como meio para desbloquear a experiência completa de viver nela. Os pisos das passagens são revestidos com pedras de rio, lembrando que a água molda perpetuamente esta terra, este local. Revestimentos duráveis de cobre cobrem as paredes exteriores acima de cada base.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Joe Fletcher
Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Interiores, Janela
© Joe Fletcher

À medida que as paredes envelhecem, sua pátina registra os efeitos naturais do clima, ao mesmo tempo que resiste aos riscos regionais: chuva, seca, fogo e sol. No interior, pisos de pedra complementam as cores naturais e suaves dos acabamentos em madeira que representam as árvores de carvalho que cobrem as montanhas próximas. No bloco dos quartos, à medida que os acabamentos de pedra se transformam em madeira no segundo andar, a sutil mudança de materiais expressa a mudança de elevação de um andar para outro. Uma parede de janelas estrategicamente localizada ao longo da escada oferece uma visão da floresta que envolve a casa.

Casa Madrone Ridge / Field Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Joe Fletcher

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Madrone Ridge / Field Architecture" [Madrone Ridge / Field Architecture] 25 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006853/casa-madrone-ridge-field-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.