Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects

Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Interiores, JanelaEdifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Interiores, PilarEdifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Interiores, TijoloEdifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos Responsáveis: Seungjin Lee, Wonbang Kim
  • Programa: Renovation / Neighborhood Facilities / Company building
  • Projeto Estrutural: Eden Structural Engineering Group
  • Cidade: Yongsan-gu
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Roh Kyung

Às vezes, é preciso escolher um caminho alternativo para se adaptar a contratempos que parecem inevitáveis. Esta é uma história sobre como lidar com temidas mudanças no projeto durante o planejamento de uma construção. O edifício em questão é uma yŏnwajo (casa tradicional coreana com telhado) construída em 1969, originalmente servindo como residência do prefeito do distrito de Yongsan. Apesar de sua idade, a casa permanece em boas condições, assemelhando-se ao típico yŏnwa-jo de telhas pretas comumente visto na região. O processo de projeto começou com a intenção de expansão e reforma que compete com novas construções.

Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Roh Kyung
Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo, Fachada, Janela, Arco
© Roh Kyung

O plano inicial era um empreendimento ambicioso para expandir o edifício, acrescentando dois pavimentos em estrutura de aço, em um total de cinco pavimentos, incluindo o subsolo, para fins oficiais. No entanto, o início da pandemia de COVID-19 levou a uma redução significativa nos estímulos econômicos em larga escala, ofuscando o plano original.  Flutuações rápidas nas taxas de juros e vários contratempos financeiros no setor financeiro surgiram, o que fez com que os arquitetos recebessem um aviso da instituição financeira originalmente contratada de que os empréstimos adicionais não estavam mais disponíveis. O grupo de investidores, que eram os proprietários, já havia investido um capital considerável em aquisições imobiliárias. Como resultado, o orçamento da construção foi reduzido a apenas um quarto do original.

Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Tijolo
© Roh Kyung
Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Imagem 20 de 21
Planta Primeiro Pavimento
Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Roh Kyung
Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Interiores, Concreto
© Roh Kyung

Em vez de se ater ao plano original de expandir a escala, os arquitetos tiveram que explorar opções que minimizassem a renovação e maximizassem a utilização dos elementos existentes, reaproveitando o edifício atual. Nessa situação, os arquitetos tiveram escolhas limitadas. Poderia ter passado pela cabeça dos proprietários abandonar completamente o projeto, mas sua natureza tornava essa opção pouco atrativa. Portanto, ao reduzir os honorários de projeto inicialmente acordados, eles procuraram maneiras de encontrar um propósito em meio à situação desconcertante.

Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Roh Kyung
Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Imagem 21 de 21
Planta Segundo Pavimento
Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Roh Kyung

Por fim, o foco passou a ser o valor do retrofit. A meta era redesenhar elementos que estivessem em harmonia com a finalidade do espaço e alinhados com o uso prático. Dadas as restrições do ambiente, onde não havia espaço para instalações adicionais, a ênfase estava em remover e esvaziar, o que, de forma não intuitiva, tornou-se o foco principal. As superfícies das paredes internas e externas foram tratadas removendo acabamentos, revestimentos e pinturas, revelando a natureza bruta do espaço. As marcas de transformação, semelhantes a vestígios ou relíquias, foram incorporadas aos elementos dos acabamentos. A grade de ferro forjado existente na fachada, que obstruía o final de uma rua estreita, foi desmontada e reconstruída, criando uma nova paisagem urbana na rua sem saída.

Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Roh Kyung

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:14-13, Bogwang-ro 60-gil, Yongsan-gu, Seoul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de uso misto Blind Alley / LJL Architects" [Blind Alley Mixed Use Building / LJL Architects] 19 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006848/edificio-de-uso-misto-blind-alley-ljl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.