Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design

Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior, JanelaJardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, VigaJardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, JanelaJardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, JanelaJardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  640
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Toshiyuki Yano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  IOC, channel original
  • Arquitetos: Akio NAKASA(Principal Architect) , Teppei AMANO
  • Engenheiro Estrutural: Yosuke MISAKI
  • Engenheiros De Instalações: Shigehiro NAKAMURA , Takumi IKEDA
  • Engenharia Estrutural: EQSD
  • Engenharia De Instalações: Setsubikeikaku Co. Ltd
  • Cidade: Sagamihara
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior, Janela
© Toshiyuki Yano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este jardim de infância foi inaugurado em 1979 e está localizado em uma colina no distrito de Tsukui, na cidade de Sagamihara, uma cidade dormitório de Tóquio. Ao longo dos anos, a escola recebeu muitas crianças e se tornou conhecida na comunidade local. Devido ao envelhecimento do prédio do jardim de infância e às várias ampliações e reformas pelas quais passou, decidiu-se construir um novo prédio como parte da estratégia voltada para o futuro. O distrito de Tsukui é o maior de Sagamihara, com muitos rios e lagos cercados por montanhas e baixa densidade populacional. Como muitas crianças do jardim de infância usam o ônibus do transporte escolar, tentei dirigir por essas rotas, mas o percurso era muito grande para dar uma volta em uma hora. Existe uma rota de ônibus criada apenas para buscar uma criança esperando no ponto de embarque, o que parece demais, mas compreensível considerando o fato de que as casas estão muito distantes umas das outras para as crianças se verem e que muitas crianças desejam ter o ônibus do jardim de infância para ver seus muitos amigos lá.

Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior
© Toshiyuki Yano

Já se passaram mais de 40 anos desde a abertura do jardim de infância, e por volta de oito mil crianças já concluíram esta etapa de formação aqui. Incluindo as famílias e amigos daqueles que concluíram o jardim de infância, o número de pessoas que tiveram alguma relação com o local deve ser superior a 20.000, o que é uma proporção significativa na população do distrito de Tsukui, que é de cerca de 26.000. Quando há eventos como feiras e festivais esportivos no jardim de infância, sempre ficam muito lotados, com pessoas que vêm de longe porque aguardam ansiosamente por eles. Aqueles que frequentaram o jardim de infância costumam enviar seus filhos novamente para o mesmo lugar ou voltar como cuidadores. Isso pode ser interpretado como parte da participação na comunidade local, o que é muito diferente da situação no centro de Tóquio, a oferta de jardim de infância é tão diversa.

Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior
© Toshiyuki Yano
Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Janela
© Toshiyuki Yano

A população do distrito de Tsukui vem diminuindo desde o pico por volta de 2000 e, assim como ocorre no resto do país, a taxa de natalidade continuará a diminuir. O Jardim de Infância Tsukuigaoka estava operando sob a suposição de que as pessoas "viriam espontaneamente", mas em uma era de declínio da taxa de natalidade, é necessário encontrar maneiras de facilitar a reunião das pessoas como nunca antes. Portanto, criamos uma longa entrada ao longo da estrada frontal para que os carros possam passar por duas entradas como uma área de descanso para melhorar a acessibilidade. Essa entrada é longa o suficiente para estacionar vários ônibus do transporte escolar para as crianças desembarcarem e embarcarem, além de ser recuada em 6 m, largura suficiente para os carros passarem ao lado dos ônibus estacionados. Desde a abertura do novo prédio do jardim de infância, essa entrada tem sido usada de várias maneiras, como ter um carro transportando alimentos, mesas e cadeiras para eventos ou um carro de lixo. Este espaço é chamado de "pátio frontal". Um telhado simbólico ao longo do telhado frontal é uma característica herdada do prédio antigo.

Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Toshiyuki Yano
Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Viga
© Toshiyuki Yano

O antigo prédio do jardim de infância era marcado por uma série de telhados triangulares, que podem ser vistos ao longo de uma curva suave ao passar em frente ao prédio de carro. O novo prédio tem uma ponta de telhado sobre a entrada curvada para cima como se estivesse sendo sustentada, tornando o telhado o ponto de referência ao se aproximar do jardim de infância. Essa forma permite altura suficiente para veículos grandes, mas também é projetada para herdar o telhado simbólico do antigo, que é notável a partir da estrada frontal. A estrada frontal é uma rodovia principal para o transporte local, e muitos carros e motocicletas vão e vêm, mas nos últimos anos, a porcentagem de pessoas de fora da cidade tem aumentado, como as que vêm do Interchange Sagamihara, que foi construído a leste, e se dirigem ao Lago Miyagase, uma área de lazer. Se uma nova estação para o Linear Chuo Shinkansen for construída em Hashimoto, que também fica a leste, o volume de tráfego aumentará ainda mais. A ponta do telhado se estende em direção ao leste para aumentar a visibilidade pelo fluxo de pessoas, que aumentará no futuro.

Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Toshiyuki Yano
Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Viga
© Toshiyuki Yano

Como o novo prédio do jardim de infância tem uma ampla fachada ao longo da estrada frontal, ele é dividido em um prédio de hall e um prédio de salas de aula, e entre os dois prédios há uma passagem para o quintal. O quintal na verdade não é nos fundos porque fica de frente para o sul, desfruta de sol e tem uma ótima vista das montanhas ao redor. É espaçoso o suficiente para brincadeiras ao ar livre diárias e para um festival esportivo com a participação de famílias e amigos. Este espaço é chamado de "jardim". O Jardim de Infância Tsukuigaoka ensina tambores e flautas há muitos anos, e o prédio de salão é usado como área de prática. Ao dividi-lo do prédio de salas de aula, a interferência sonora pode ser reduzida, e também pode ser alugado independentemente para eventos externos para aumentar o envolvimento na comunidade local. No prédio de salas de aula, quatro salas de creche quase do mesmo tamanho que o antigo foram projetadas para permitir a mesma atividade. E ao lado das salas de creche há um "espaço de expansão" como um corredor amplo. Quando as portas de correr das salas estão totalmente abertas, a área do piso pode ser ampliada ao integrar com o espaço de expansão, o que satisfaria a área padrão do centro de cuidados infantis certificado.

Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela
© Toshiyuki Yano

Quando as portas de correr das salas de creche estão fechadas, o espaço de expansão se torna uma área semelhante a um pequeno salão. O teto foi projetado alto para incorporar lofts onde as crianças podem brincar, e uma parede ampla foi instalada para que várias obras das crianças possam ser exibidas. Mesmo que o prédio de salão seja alugado, o prédio de salas de aula é flexível o suficiente para realizar um evento de determinada escala. Para manter a altura máxima baixa, a inclinação do telhado é ligeiramente suave, que é de 25/100. As paredes externas são revestidas com painéis de cedro, e o acabamento é alterado de acordo com a altura da parede da cintura para dar uma impressão mais leve do volume aparente. A superfície da parede abaixo da cintura, tocada pelas crianças e facilmente manchada, recebe acabamento com revestimento horizontal e pintada de forma que possa ser repintada regularmente para manutenção. A superfície da parede acima da cintura é revestida com revestimento vertical e pintada de forma que não precise de repintura. As paredes internas seguem o mesmo princípio: abaixo da cintura têm acabamento em compensado de lauan + pintura, e acima da cintura têm acabamento em tecido.

Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior
© Toshiyuki Yano

Para os acessórios, o vidro é dividido ao meio a partir da altura da cintura; abaixo da cintura, há um acabamento com filme fosco para que as crianças não se distraiam, e acima da cintura é transparente para garantir uma boa visão. O revestimento de parede na sala de creche tem padrões diferentes dependendo da idade, e o piso tem juntas e orientações diferentes para cada zona. Ao dar várias mudanças e alternar de escala grande para pequena, adultos e crianças podem ter sua atração e apego ao espaço. A acessibilidade, visibilidade e abertura criarão uma situação em que as pessoas podem se reunir mais facilmente do que nunca, e ao permitir que respondam de forma mais flexível às mudanças na sociedade por meio de variabilidade e flexibilidade, espero que o envolvimento de pessoas e arquitetura seja gradualmente estabelecido.
Estou ansioso para ver como o novo prédio do jardim de infância adicionará uma nova página à história do jardim de infância, que avançou com a comunidade local.

Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design - Fotografia de Exterior, Viga
© Toshiyuki Yano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sagamihara, Kanagawa, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim da Infância Tsukuigaoka / Naf Architect & Design" [Tsukuigaoka Kindergarten / Naf Architect & Design] 22 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006842/jardim-da-infancia-tsukuigaoka-naf-architect-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.